Matérias

Guia SaÚde Matérias

QUER PERDER PESO? ENTÃO PARE DE CONTAR CALORIAS
QUER PERDER PESO? ENTÃO PARE DE CONTAR CALORIAS

Nutrição

QUER PERDER PESO? ENTÃO PARE DE CONTAR CALORIAS

Texto escrito por: Dr André Fantini



É muito familiar a ideia de que as pessoas devem contar calorias para emagrecer; afinal, por uma questão matemática, se queimarmos mais #calorias do que consumirmos, estaremos emagrecendo, certo? Pode até ser, mas a vida (em termos de dietas) vai muito além do que calorias.

Um *estudo publicado em Fevereiro de 2018 sobre esse tema revela que, quando o assunto envolve perda de peso, o que vale é mais a interpretação do que comemos do que as continhas calóricas que fazemos; e se isso parece confuso, fique tranquilo que vamos explicar a seguir, e você vai ver como é tudo muito simples, no fim das contas.

Nesse estudo, os pesquisadores descobriram que a melhor forma de perder peso não é contar calorias, mas sim repensar a qualidade dos alimentos que colocamos no prato. Nesse sentido, pessoas que reduziram o consumo de açúcar, os grãos refinados e os alimentos processados e passaram a consumir mais vegetais, por exemplo, foram as que se saíram melhor ao longo de 1 ano.

O estudo sugere, ainda, que diferentes tipos de dieta devem ser recomendados para as pessoas com base em suas composições genéticas, com a ideia de que o que mais ajuda as pessoas a perderem peso e a manterem o peso ideal em longo prazo é a qualidade, e não necessariamente a quantidade daquilo que se come.

Devemos manter uma dieta concentrada no consumo de vegetais, pouco açúcar, poucos alimentos refinados e pouquíssimos alimentos embutidos. Assim, fica mais fácil não apenas perder peso, como também se manter no peso ideal por longos períodos

Dr André Fantini