Clínicas

Selecione...

Região

Florianópolis

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Florianópolis/SC

Dr Rodrigo Vieira
Cirurgião Plástico
  • End. 1
, - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. RICARDO ALVES
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Prefeito Osmar Cunha, 106 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Leandro Tomita
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Presidente Nereu Ramos, 146 - Centro - Florianópolis. SC
DR. ROBERTO NUNES
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Prefeito Osmar Cunha, 106 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. FABRÍCIO SILVA MANOEL
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Prefeito Osmar Cunha, 106 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Luiza Bueno Zeni
Reumatologista
  • End. 1
Av. Prof. Othon Gama D'Eça número, 900 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR MARCELO AZEVEDO SILVA
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Prefeito Osmar Cunha , 106 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. MARCOS MIROSKI GERENTE
Otorrinolaringologista
  • End. 1
Av. Prefeito Osmar Cunha, , 106 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Evandro Parente
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Trompowsky, 346 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Sergio Ernani Sucupira
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Dom Joaquim , 885 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis

A tireóide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço e é responsável por regular a função de diversos órgãos importantes do nosso corpo, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo assim o equilíbrio do organismo.

 

Os hormônios produzidos pela tireóide controlam o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciam na frequência cardíaca, na regulação da temperatura corporal, na transformação dos alimentos ingeridos em energia e em outras diversas funções do organismo.

 

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos manifestam algum tipo de patologia da tireóide. Além disso, dados recentes da SBEM também revelam que, embora raro, o câncer de tireóide atinge mais mulheres do que homens: cerca de 2% a 5% das mulheres com faixa etária entre 25 a 65 anos.

 

Ademais, embora estas patologias sejam mais comuns nas mulheres, os homens também podem apresentar disfunções na tireóide, as quais podem causar diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e infertilidade, por exemplo.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados, especialistas no tratamento das principais patologias da tireóide, em Florianópolis.

 

  • Quais são as principais patologias da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

A produção dos hormônios da tireóide depende do estímulo do TSH, o hormônio estimulador da tireóide, o qual é secretado pela hipófise.  As principais patologias da tireóide ocorrem quando esse hormônio está em déficit, levando ao hipotireoidismo, ou em excesso, levando ao hipertireoidismo.

 

Outro problema muito comum relacionado a tireóide é o seu aumento de tamanho, o qual é chamado de bócio. Além do bócio, embora seja menos comum, o câncer de tireóide é outra patologia bastante comum. Entenda mais sobre cada patologia a seguir:

 

- Hipotireoidismo: No hipotireoidismo, a tireóide não funciona da forma correta, provocando assim uma diminuição na produção de hormônios e, consequentemente, reduzindo a velocidade do metabolismo. Os principais sintomas do hipotireoidismo são: aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, sensibilidade ao frio, pele ressecada e depressão.

 

O hipotireoidismo pode ser diagnosticado após uma avaliação médica, confirmado pela verificação da dosagem do hormônio no sangue.

 

- Hipertireoidismo: Ao contrário do hipotireoidismo, a produção em excesso do hormônio da tireóide leva à aceleração do metabolismo, aumentando o consumo de energia pelo corpo. Como consequência, o indivíduo fica mais acelerado, tem um aumento de apetite e, apesar disso, emagrece. Também podem ocorrer sintomas como suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração.

 

A principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves, uma condição autoimune que surge sem causas conhecidas, fazendo com que o organismo passe a não reconhecer suas próprias células e assim, passe a produzir anticorpos contra elas.

 

Essa reação autoimune leva ao aumento da função da tireóide e a alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”. A doença pode ser diagnosticada por meio de uma avaliação médica e confirmada através de exames laboratoriais.

 

- Bócio: O bócio é um problema que geralmente passa despercebido pela maioria das pessoas, embora sua principal característica seja o aumento da tireoide, o que a torna palpável e visível. O bócio pode ser causado pelo hipotireoidismo, pelo hipertireoidismo, por uma gravidez ou pela falta de iodo na dieta alimentar.

 

O principal sintoma do bócio é o inchaço da glândula tireóide, mas essa patologia também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldades para engolir e respirar. O aumento do volume da glândula ocorre de forma lenta e progressiva e com isso, o paciente vai se adaptando. Somente quando a tireóide fica muito grande que as sensações de falta de ar e engasgos ocorrem.

 

- Câncer de tireóide: O câncer de tireóide é um tipo de câncer raro, cujo principal sintoma consiste no aparecimento de um nódulo na frente da garganta, abaixo do “pomo de Adão”. Quando a doença está em estágio mais avançado podem ocorrer sintomas como rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Em 95% dos casos, a presença de um nódulo na tireóide é provocada por uma doença benigna.

 

  • Quais são os principais exames para diagnosticar os problemas na tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Os principais exames disponíveis para diagnosticar as patologias da tireóide são:

 

- Exames de dosagem de hormônios: Realizados para avaliar a função da tireóide, as dosagens de T4 livre e de TSH.

 

- Dosagem de anticorpos: Utilizados para o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto e da doença de Graves.

 

- Biópsia ou punção: Realizados quando há suspeita de um nódulo tireoidiano que pode levar ao câncer de tireóide.

 

- Ultrassom (US) da tireóide: Principal método utilizado para avaliar nódulos da tireóide.

 

- Cintilografia da tireóide: Utilizado quando há dúvida para fechar o diagnóstico de hipertireoidismo.

 

  • Quais são os principais tratamentos para doenças da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Na maioria dos casos de hipotireoidismo, o tratamento é feito com levotiroxina,  uma versão sintética do hormônio produzido em déficit pela glândula tireóide. Já nos casos de hipertireoidismo, o tratamento pode ser com droga antitireoidiana, as quais inibem a síntese de T4 e T3, levando à redução gradual de suas concentrações séricas, por meio de radioiodoterapia ou através de uma cirurgia. 

 

O tratamento do bócio depende do tipo que o paciente possui, mas pode englobar desde alterações na dieta do paciente, para incluir o consumo de iodo, e o uso de medicamentos que buscam regular a função da tireoide. Já o câncer de tireóide é tratado de forma cirúrgica. 

 

  • Quando devo procurar um endocrinologista? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Todas as pessoas devem realizar consultas periódicas com um endocrinologista, a fim de realizar um cuidado preventivo, o qual é essencial para evitar as doenças citadas ao longo do texto.


Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologistas Florianópolis ou Patologias da Tireóide Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que causa as varizes? - Cirurgião Vascular Florianópolis
O que causa as varizes? - Cirurgião Vascular Florianópolis

As varizes são um problema muito comum e de forte apelo estético, mas que também costumam estar associadas a queixas como pernas pesadas, cansadas, e inchaço no final do dia. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares 100% qualificados e verificados, na cidade de Florianópolis, especializados no tratamento das varizes.

 

Palavras-chave: Varizes, Cirurgião Vascular, Florianópolis, Cirurgião Vascular Florianópolis, Varizes Florianópolis.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: O que causa as varizes? - Varizes Florianópolis

Entre as principais causas que levam ao surgimento das varizes, estão os fatores genéticos e a ação hormonal, especialmente no caso das mulheres. Além disso, alguns outros fatores de risco para o desenvolvimento das Varizes Florianópolis são: gravidez, idade avançada, excesso de peso, obesidade, histórico familiar de varizes, passar longos períodos do dia em pé, ter passado por um quadro de trombose venosa profunda e ser do sexo feminino.

 

O surgimento de varizes é mais comum em mulheres, com uma proporção estimada de 4 mulheres para 1 homem. Elas surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente e o sangue deixa de circular em direção ao coração, acumulando-se nas pernas e por serem consideradas por muitos homens como “coisa de mulher”, os pacientes do sexo masculino são aqueles que mais demoram para perceber a presença das varizes, já que elas também acabam se escondendo entre os pelos das pernas.

 

Dessa forma, a preocupação com o problema e a busca pelo Cirurgião Vascular Florianópolis acaba ocorrendo somente quando os sintomas estão evoluídos, especialmente as dores. Essa demora no diagnóstico, seja para homens ou mulheres, só aumenta os riscos de complicações, pois quando não tratadas, as varizes podem ficar maiores, agravando as dores, aumentando o inchaço, causando sangramentos, inflamação e feridas nas pernas.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais são os principais sintomas das varizes? - Varizes Florianópolis

As varizes trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não, mas o seu principal sintoma é a presença de veias inchadas e aparentes na pele, especialmente nas pernas. Em casos mais avançados, elas podem ser responsáveis por provocar manchas e feridas nas pernas, sendo de  suma importância tratar as varizes desde o surgimento dos sintomas mais leves, a fim de prevenir maiores complicações ou alterações cutâneas irreversíveis.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais são as principais complicações causadas pelo não tratamento das varizes? - Varizes Florianópolis

As principais complicações causadas pelo não tratamento de Varizes Florianópolis são:

 

  • Insuficiência venosa crônica - Excesso de dor, coceira, formigamento, queimação, fadiga, cãibras musculares, inchaço e sensação de peso. 

 

  • Úlceras venosas - É uma consequência do agravamento da insuficiência venosa crônica, criando feridas abertas, causam dor e são muito difíceis de curar. 

 

  • Dermatite ocre - O sangue acumulado nas veias cria manchas na pele das, semelhantes à ferrugem. 

 

  • Tromboflebite superficial - Trombose é uma condição na qual há o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, que entope a passagem do sangue. Em casos mais raros, esse coágulo pode se desprender e chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar.

 

Como as veias possuem diferentes espessuras, o diagnóstico médico realizado pelo Cirurgião Vascular Florianópolis é fundamental para determinar como tratar as varizes, sempre de acordo com o calibre de cada vaso e os sintomas que cada paciente apresenta.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Existem formas de prevenir as varizes? - Varizes Florianópolis

Não existe forma de prevenir o surgimento das varizes, mas existem ações que melhoram os sinais e sintomas, como o inchaço e dores nas pernas, sendo receitados pelo Cirurgião Vascular Florianópolis em situações específicas, como por exemplo:

 

  • Fazer exercício aeróbico com regularidade;
  • Ter uma alimentação balanceada e rica em fibras, para evitar a síndrome do intestino preguiçoso;
  • Manter-se hidratado;
  • Usar meia elástica de compressão graduada e após indicação de um cirurgião vascular.

 

Se você apresenta histórico familiar de varizes, observe atentamente as suas pernas e procure pela presença de veias dilatadas, observando também sintomas como inchaço e sensação de peso ou cansaço nas pernas no fim do dia. Caso você apresente algum destes sinais, lembre-se:


Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Florianópolis ou Varizes Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Conheça todos os benefícios dos preenchimentos faciais com ácido hialurônico - Preenchimento Facial Florianópolis
Conheça todos os benefícios dos preenchimentos faciais com ácido hialurônico - Preenchimento Facial Florianópolis

O preenchimento facial com ácido hialurônico pode ser uma boa opção para o tratamento de queixas do paciente sobre o volume do rosto, além de melhor o contorno e a estrutura da face. Por meio desse procedimento, o Dermatologista pode corrigir assimetrias que incomodam aos pacientes, conferindo a estes um rosto ainda mais harmonioso.

 

O ácido hialurônico, substância utilizada no preenchimento facial, é um composto produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas que com o passar do tempo acaba por ter a sua produção diminuída. Essa queda na produção de ácido hialurônico acaba contribuindo para o surgimento de rugas e marcas de expressão, assim, Dermatologistas 100% qualificados e verificados pode repor a substância no organismo, com o objetivo de redefinir o contorno facial, corrigir rugas, amenizar cicatrizes provenientes de acne e até mesmo, aumentar o volume dos lábios.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 9.685 Dermatologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas 100% qualificados e verificados, no estado de Florianópolis

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Preenchimento Facial Florianópolis

Você está procurando por um Dermatologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um especialista em Preenchimento Facial de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes. 

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.  

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Preenchimento Facial, Ácido Hialurônico, Dermatologista, Florianópolis.

 

 

  • Dermatologista Florianópolis: Em quais áreas o ácido hialurônico é aplicado? - Preenchimento Facial Florianópolis

- Lábios: O preenchimento labial com ácido hialurônico pode restaurar o volume dos lábios, concedendo uma maior harmonia labial.

 

- Rugas profundas e bigode chinês: Quando injetado dentro da pele, o ácido reforça a estrutura e alivia as marcas e vincos na região em torno da boca.

 

- Rugas ao redor da boca e olhos: O preenchimento com ácido hialurônico preenche os sulcos e as rugas ao redor da boca e dos olhos.

 

- Olheiras: As olheiras são alterações cutâneas na região dos olhos causadas por cansaço e estresse. O ácido hialurônico pode ser aplicado na área abaixo dos olhos, atuando como preenchimento.

 

- Maçãs do rosto: A substância permite recuperar o volume perdido na região malar.

 

- Região da têmporas: O preenchimento das têmporas com ácido hialurônico repõe o volume que foi absorvido com o passar dos anos na região.

 

- Lóbulo das orelhas: A flacidez do lóbulo das orelhas é decorrente do envelhecimento, o preenchimento do lóbulo contribui para um aspecto mais jovem da face.

 

  • Dermatologista Florianópolis: Como o procedimento é realizado? - Preenchimento Facial Florianópolis

Os preenchimentos faciais são realizados através da injeção do ácido hialurônico pelo Dermatologista Florianópolis, utilizando agulhas ou cânulas delicadas em regiões pré-determinadas da face, sempre de acordo com o efeito que se deseja alcançar. Assim, para cada região, utiliza-se um tipo de ácido hialurônico específico.

 

O tratamento costuma ter uma duração de 30 a 60 minutos, dependendo da quantidade de regiões a serem tratadas e pode ser realizado com auxílio de anestésicos em forma de creme. A maioria dos produtos utilizados no Preenchimento Facial Florianópolis contém anestésicos misturados ao ácido, o que deixa a região dormente após a aplicação, fazendo com que o procedimento seja praticamente indolor.

 

No entanto, em algumas regiões como ao redor da boca, os pacientes podem sentir um maior desconforto. Após a aplicação, a zona tratada poderá ficar um pouco inchada e avermelhada nos primeiros dias. A extensão desses efeitos varia conforme o local e a quantidade de ácido aplicado. O Preenchimento Facial Florianópolis também pode ser realizado em conjunto com a aplicação de ácido hialurônico e peelings, dependendo das condições do paciente.

 

  • Dermatologista Florianópolis: Como é o período de recuperação após o preenchimento? - Preenchimento Facial Florianópolis

Após o Preenchimento Facial Florianópolis é possível retornar às atividades leves no mesmo dia, sendo a prática de atividades físicas reservadas para o dia seguinte. Não é aconselhado massagear o local da aplicação, a não ser que seja orientado pelo Dermatologista Florianópolis.

 

Os resultados podem ser vistos logo na primeira sessão, mas após a primeira aplicação do ácido, a região pode ficar levemente inchada e avermelhada e inchada. Os resultados podem ser vistos logo na primeira sessão, mas após a primeira aplicação do ácido, a região pode ficar levemente inchada e avermelhada e inchada. Alguns nódulos ou pequenos caroços podem se formar nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer no decorrer do tempo. Caso isso não ocorra, é importante informar ao Dermatologista Florianópolis.


Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Florianópolis ou  Preenchimento Facial Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Entenda o procedimento: Transplante Capilar - Transplante Capilar Florianópolis
Entenda o procedimento: Transplante Capilar - Transplante Capilar Florianópolis

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar Florianópolis ou Cirurgião Plástico Florianópolis.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar Florianópolis e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar Florianópolis

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar Florianópolis

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar Florianópolis

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico Florianópolis, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar Florianópolis

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico Florianópolis pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico Florianópolis extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico Florianópolis faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar Florianópolis

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico Florianópolis. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar Florianópolis ou Cirurgião Plástica Florianópolis. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é Cisto de ovário? - Ginecologista Florianópolis
O que é Cisto de ovário? - Ginecologista Florianópolis

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Cistos no Ovário Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao procedimento como Cistos no Ovário Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Florianópolis

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Florianópolis

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Florianópolis

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Florianópolis

O Ginecologista Florianópolis pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Florianópolis poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Florianópolis

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Florianópolis levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Florianópolis para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Florianópolis pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Florianópolis pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Florianópolis, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais os benefícios do tratamento de varizes com Espuma Densa? - Cirurgião Vascular Florianópolis
Quais os benefícios do tratamento de varizes com Espuma Densa? - Cirurgião Vascular Florianópolis

No passado, o u?nico tratamento disponível para varizes de grosso calibre era a cirurgia convencional, mas hoje é possível tratar as varizes de grosso calibre através da Escleroterapia com Espuma Densa. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados, na cidade de Florianópolis, especializados no tratamento com a Escleroterapia com Espuma Densa.

 

Palavras-chave: Escleroterapia com Espuma Densa, Cirurgião Vascular, Florianópolis, Cirurgião Vascular Florianópolis, Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: O que são varizes? - Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis

As varizes são veias tortuosas e dilatadas, as quais podem se apresentar de diversas formas, variando em tamanho, profundidade e local que se situam, sendo estas informações muito importantes para o planejamento terapêutico do Cirurgião Vascular. Além do transtorno estético, as varizes costumam estar associadas a queixas como pernas pesadas, cansadas, e inchaço no final do dia. Em casos mais avançados, também podem ser responsáveis por manchas e feridas nas pernas.

 

Entre as principais causas que levam ao surgimento das varizes, estão os fatores genéticos e a ação hormonal, especialmente no caso das mulheres. Além disso, alguns outros fatores de risco para o desenvolvimento das varizes são: gravidez, idade avançada, excesso de peso, obesidade, histórico familiar de varizes, passar longos períodos do dia em pé, ter passado por um quadro de trombose venosa profunda e ser do sexo feminino.

 

O surgimento de varizes é mais comum em mulheres, com uma proporção estimada de 4 mulheres para 1 homem. Elas surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente e o sangue deixa de circular em direção ao coração, acumulando-se nas pernas e por serem consideradas por muitos homens como “coisa de mulher”, os pacientes do sexo masculino são aqueles que mais demoram para perceber a presença das varizes, já que elas também acabam se escondendo entre os pelos das pernas.

 

Dessa forma, a preocupação com o problema e a busca por um Cirurgião Vascular Florianópolis acaba ocorrendo somente quando os sintomas estão evoluídos, especialmente as dores. Essa demora no diagnóstico, seja para homens ou mulheres, só aumenta os riscos de complicações, pois quando não tratadas, as varizes podem ficar maiores, agravando as dores, aumentando o inchaço, causando sangramentos, inflamação e feridas nas pernas.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Em que consiste o tratamento de varizes com Espuma Densa? - Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis

A Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis é um procedimento amplamente utilizado no tratamento das varizes. No tratamento, o Cirurgião Vascular injeta na veia doente uma pequena quantidade de espuma densa, produzida a partir de um agente escleroterápico chamado polidocanol.

 

Existem diferentes concentrações de polidocanol, que são usadas de acordo com o calibre da veia a ser tratada. Dessa forma, a espuma promove uma agressão química à parede da veia, fazendo com que ela se oblitere e posteriormente desapareça.

 

Dependendo da profundidade da veia a ser tratada, pode ser utilizado o aparelho de ultrassom para guiar o procedimento. O tratamento com espuma densa para varizes causa um leve desconforto pela entrada do medicamento na veia. No entanto, a maioria dos pacientes toleram bem esta dor.

 

O procedimento e? realizado no pro?prio consulto?rio, sem que seja preciso internac?a?o hospitalar ou repouso, possibilitando um ra?pido retorno às atividades dia?rias. Além disso, os cuidados após o procedimento são menores em relação aos casos cirúrgicos. Por fim, a quantidade de sessões necessárias varia de acordo com o calibre de varizes. 

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais cuidados devem ser empregados após o tratamento de varizes com Espuma Densa? - Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis

No pós tratamento da Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis, é necessário o uso de meia elástica por alguns dias para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de novas varizes aparecerem. Também é importante que o paciente evite se expor ao sol nos primeiros dias após o procedimento, a fim de evitar que a área fique manchada.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quando é indicado o tratamento com Espuma Densa‌ ‌para‌ ‌varizes? - Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis

O tratamento  para varizes com espuma é indicado para pacientes com microvarizes e varizes mais calibrosas, podendo ser necessário mais de uma aplicação nesses casos.Em microvasos, a espuma é utilizada em menor concentração, enquanto nas veias mais calibrosas é utilizada a espuma densa.

 

O tratamento com espuma para varizes também é bastante utilizado em pacientes idosos que tenham graus avançados de Insuficiência Venosa Crônica e que não possam ser submetidos à cirurgia. Pacientes obesos ou com condições clínicas que impeçam procedimento cirúrgico também se beneficiam deste procedimento.

 

Contudo, a Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis é contraindicada para pacientes que já tiveram embolia pulmonar, doenças arteriais, gestantes e alérgicos. A melhor forma de saber se o tratamento com espuma para varizes é indicado para você é realizando uma avaliação criteriosa com um angiologista ou cirurgião vascular, em uma clínica vascular. Também é preciso considerar que há um risco de cerca de 30% de manchas no trajeto das veias tratadas. 

 

Se você apresenta histórico familiar de varizes, observe atentamente as suas pernas e procure pela presença de veias dilatadas, observando também sintomas como inchaço e sensação de peso ou cansaço nas pernas no fim do dia. Caso você apresente algum destes sinais, busque ajuda de um Cirurgião Vascular Florianópolis.


Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Florianópolis ou Escleroterapia com Espuma Densa Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA