Guia SaÚde Blog

Quais são os sintomas da trombose venosa profunda? - Cirurgião Vascular Florianópolis
Quais são os sintomas da trombose venosa profunda? - Cirurgião Vascular Florianópolis

Quais são os sintomas da trombose venosa profunda? - Cirurgião Vascular Florianópolis

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença causada pela coagulação sanguínea no interior das veias que levam o sangue de volta ao coração, principalmente as dos membros inferiores. A Trombose Venosa Profunda é a terceira maior doença cardiovascular causadora de mortes no mundo. Além disso, pacientes que já sofreram trombose venosa profunda correm maior risco de desenvolver outros episódios da doença.

 

A TVP requer atenção imediata, pois se não for tratada adequadamente por um cirurgião vascular 100% qualificado e verificado, um fragmento do coágulo pode se desprender da perna e migrar para os pulmões, causando o tromboembolismo pulmonar (TEP), uma complicação que pode ser fatal.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados, na cidade de Florianópolis, especializados no tratamento da Trombose Venosa Profunda.

 

Palavras-chave: Trombose Venosa Profunda, Cirurgião Vascular, Florianópolis, Cirurgião Vascular Florianópolis, Trombose Venosa Profunda Florianópolis.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais são as principais causas da TVP? - Trombose Venosa Profunda Florianópolis

A principal causa da trombose é a imobilidade prolongada, comum durante viagens e na vida de pessoas que trabalham por horas em uma mesma posição, bem como de pacientes em repouso por alguma doença ou após cirurgia. 

 

Além dessas causas, uma série de outras condições também podem favorecer o surgimento da Trombose Venosa Profunda Florianópolis, como predisposição genética a trombofilias, idade avançada, obesidade,  gravidez, tabagismo, câncer e varizes.

 

Quanto mais esses fatores se associam, maiores serão as chances do paciente desenvolver a trombose venosa profunda, especialmente se nenhuma medida de prevenção for adotada.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais medidas ajudam a prevenir a TVP? - Trombose Venosa Profunda Florianópolis

A trombose venosa profunda pode ser evitada por meio da adoção de medidas simples, como por exemplo:

 

. Manter-se dentro do peso ideal;

. Praticar exercícios regularmente; 

. Fazer uso de meias elásticas sempre que lhe for recomendado pelo Cirurgião Vascular Florianópolis;

. Movimentar-se assim que possível depois de cirurgias;

. Fazer exercícios com as pernas e com os pés enquanto estiver viajando por longos períodos sentados;

. Ingerir muito líquido para evitar a desidratação;

. Evitar o tabagismo fumar.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais são os principais sintomas da TVP? - Trombose Venosa Profunda Florianópolis

Os sintomas da TVP surgem de maneira súbita e não apresentam melhora, podendo até mesmo se agravar de forma progressiva quando o paciente não é submetido ao tratamento adequado.

 

Os principais sintomas da doença, que devem chamar a atenção para a necessidade de um atendimento de urgência com um Cirurgião Vascular Florianópolis, são:

 

. Dores nas pernas;

. Inchaços dos membros inferiores;

. Endurecimento da panturrilha.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Como é realizado o diagnóstico da TVP? - Trombose Venosa Profunda Florianópolis

A confirmação do diagnóstico da TVP pode ser obtido pelo Cirurgião Vascular Florianópolis por meio de um exame de ultrassonografia com Doppler Colorido, o qual possibilita ao profissional medir a extensão da trombose e os segmentos acometidos pela doença.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quais são as principais complicações da TVP? - Trombose Venosa Profunda Florianópolis

Dentre as complicações da Trombose Venosa Profunda Florianópolis, a mais perigosa é a embolia pulmonar, a qual ocorre quando um fragmento do coágulo se desprende da perna e segue pela circulação sanguínea, até alcançar os pulmões, onde provoca o entupimento de um dos vasos sanguíneos pulmonares. Dependendo da extensão da embolia pulmonar, essa complicação pode ser fatal.

 

A síndrome pós-trombótica é uma complicação tardia que pode gerar prejuízos permanentes na circulação venosa, a qual pode se manifestar desde um simples inchaço nas pernas no final do dia, até como complicações mais graves, tais como, inflamações na pele e úlceras venosas. Por esse motivo, o tratamento da TVP deve ser realizado o quanto antes, por um Cirurgião Vascular Florianópolis.

 

Como funciona o tratamento da Trombose Venosa Profunda?

O objetivo do tratamento da trombose venosa profunda é facilitar a reabsorção do coágulo pelo organismo, evitar sua progressão e diminuir as chances de ele soltar e causar a embolia pulmonar. Para isso, são utilizados medicamentos anticoagulantes – atualmente, são várias as medicações disponíveis no mercado com este fim, cada um com suas indicações específicas – o cirurgião vascular é o profissional adequado para definir qual a melhor medicação para anticoagular para cada paciente.

Além disso, para a melhora dos sintomas e para diminuir as chances de síndrome pós-trombótica, é necessário o uso das meias elásticas de compressão graduada. Elas ajudam a diminuir o inchaço na perna e também a dor causada pela trombose. Analgésicos também são usados para aliviar a dor.

Existem alguns casos mais graves, em que o comprometimento da circulação venosa é muito extenso e o inchaço muito exuberante, podendo cursar inclusive com coloração arroxeada (flegmasia cerúlea dolens) ou branca (flegmasia alba) da pele.

Esses casos são raros, porém os medicamentos anticoagulantes e demais medidas podem não ser o suficiente para o tratamento adequado, podendo ser necessária intervenção cirúrgica. Importante ressaltar que a conduta cirúrgica na trombose venosa profunda é uma conduta de exceção, estando limitadas a casos extremos e muito graves.


Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Florianópolis ou Trombose Venosa Profunda Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgião Vascular - Trombose Venosa Profunda (TVP)
Florianópolis

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email