Intolerância alimentar

Intolerância alimentar
Intolerância alimentar

A intolerância alimentar é uma reação adversa do organismo, que se apresenta em decorrência do consumo de determinados alimentos, o que ocorre pela ausência de enzimas no organismo, responsáveis por digerir e absorver a comida. Quando o alimento não é digerido como deveria, surgem alguns sintomas físicos no sistema gastrointestinal como barriga inchada, azia, dores abdominais, além de outros como dores de cabeça, cansaço, alergias na pele e olhos.

Duas das intolerâncias mais comuns, são ao glúten (proteína do trigo), presente em alimentos como pães e massas e à lactose (açúcar do leite), presente no leite de vaca e seus derivados. Qualquer alimento pode levar à intolerância e existem alguns exames que podem ajudar no diagnóstico. Para traçar o diagnóstico de intolerância a qualquer alimento, o primeiro passo é  investigar o histórico do paciente, que pode ser feito através da criação de  um diário alimentar, onde o paciente deverá registrar os alimentos que ingeriu, sólidos e líquidos, e se ocorreu alguma reação à ingestão.

Ocorrendo reação, o tempo que ela levou para se desenvolver e a intensidade são informações que devem ser anotadas, pois são extremamente necessárias à compreensão do problema. Após recolher as informações necessárias, poderão ser solicitados testes clínicos e exames de sangue, com os quais será possível observar a resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos. Mesmo com o diagnóstico, não existe um tratamento definitivo para a intolerância alimentar, sendo o mais indicado a elaboração de uma dieta adequada, que retire por completo o alimento causador da intolerância.

A maioria dos pacientes responde bem a retirada do alimento da dieta, podendo até voltar a consumir o mesmo alimento, com moderação, sem que os sintomas da intolerância recomecem. Caso a exclusão do alimento não seja suficiente, outro possível tratamento é a utilização de remédios à base de enzimas, que auxiliam na digestão dos alimentos causadores da intolerância. Para elaborar essa dieta, de forma adequada, o paciente precisará do acompanhamento de um nutricionista, evitando assim uma  deficiência de nutrientes.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email