Medicina integrativa Maringá: O que determina a velocidade do nosso envelhecimento?

Medicina integrativa Maringá: O que determina a velocidade do nosso envelhecimento?

Medicina integrativa Maringá: O que determina a velocidade do nosso envelhecimento?

O envelhecimento é um processo natural que causa a diminuição da atividade celular e da produção de algumas proteínas, como, por exemplo, o colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele e dos tecidos.

 

No entanto, embora esse processo ocorra de forma individual, ou seja, cada indivíduo apresenta o seu próprio processo de envelhecimento, é comum encontrarmos pessoas que possuem a mesma idade, mas aparências completamente diferentes.

 

Enquanto uns possuem uma aparência mais jovem, outros apresentam um aspecto mais envelhecido. Por que isso acontece?

 

Entenda quais são os fatores que determinam a velocidade do nosso envelhecimento e o papel da medicina preventiva para retardá-los a seguir.

 

  • Médico Maringá: O que determina a velocidade do nosso envelhecimento? - Medicina integrativa Maringá

Os telômeros são sequências repetitivas do nosso DNA, que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos, sendo responsáveis por proporcionar a proteção aos nossos cromossomos, que por sua vez carregam informações genéticas específicas na forma de genes.

 

É importante entender o papel dos telômeros no nosso organismo, já que eles estão intrinsecamente relacionados à prevenção de doenças e a redução dos efeitos causados pelo envelhecimento. A verdade é que conforme envelhecemos, os telômeros vão se tornando mais curtos, mas os hábitos de cada indivíduo também podem levar a esse encurtamento e consequentemente, ao envelhecimento.

 

  • Médico Maringá: Quais hábitos levam ao envelhecimento acelerado de nossas células? - Medicina integrativa Maringá

Nosso corpo é um espelho de nossas atitudes, nossos hábitos, nossas emoções e dos nossos pensamentos. Assim, se esses fatores não vão bem, os impactos negativos surgem tanto no âmbito físico quanto no psicológico. E o envelhecimento precoce é uma dessas consequências, podendo surgir em decorrência de hábitos como 

 

- Tabagismo;

 

- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

 

- Sedentarismo;

 

- Ingestão de alimentos processados em excesso;

 

- Alta ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcar;

 

- Sono desregulado.

 

  • Médico Maringá: Medicina integrativa e preventiva e o seu papel na prevenção do envelhecimento precoce - Medicina integrativa Maringá

A medicina integrativa e preventiva reúne um conjunto de técnicas e estratégias de prevenção resultantes em intervenções precoces no curso de possíveis doenças, agindo de forma proativa e trabalhando para eliminar os riscos que apontam o seu surgimento ou até mesmo o agravamento de uma determinada enfermidade que possa acelerar o seu processo de envelhecimento. Nesse sentido, é importante eliminar esses hábitos da sua rotina, sendo esse o primeiro passo para começar a diminuir a velocidade do envelhecimento.

 

Logo, algumas mudanças se fazem extremamente necessárias, como seguir uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente e gerenciar o estresse através de terapias individuais ou em grupo, ações que podem ajudar a aumentar o número de telômeros. As pessoas que vivem mais são aquelas que vivem com seus hormônios em equilíbrio e possuem menor desgaste dos telômeros. 

 

Por fim, torna-se indispensável o acompanhamento profissional médico para que seja conduzida uma avaliação individualizada e focada nas necessidades de cada indivíduo, provocando a redução para o risco de desenvolvimento de inúmeras doenças causadas pelo desequilíbrio hormonal e pelo desgaste dos telômeros.

 

Responsável técnico: Dra. Juliana Bagatin

CRM/PR 18509 | RQE: 12.938

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email