Rinite e sinusite sazonais

Rinite e sinusite sazonais
Rinite e sinusite sazonais

As mudanças de estações costumam provocar desconfortos para quem sofre com alergias sazonais, ocasionadas pelas mudanças de temperatura. E com a chegada da Primavera, muitas  pessoas começam a apresentar sintomas como tosse, coriza e espirros. Isso acontece porque o final do mês de setembro é a época da polinização das flores e o pólen, presente no ar, afeta a mucosa nasal de pessoas que possuem maior sensibilidade, provocando reações alérgicas respiratórias, sendo as principais delas a rinite e a sinusite.

Entenda mais sobre essas condições e suas principais diferenças a seguir:

  • Médico Maringá: Quais são as causas da rinite e da sinusite? - Rinite e sinusite sazonais Maringá

A rinite é um tipo de inflamação da mucosa do revestimento nasal, que pode se manifestar de forma alérgica após uma hiper reação do organismo ao contato com o agente alérgeno. O problema é caracterizado por obstrução nasal, presença de secreção e corrimento nasal, espirros, prurido nasal, hiposmia e diminuição do olfato.

A sinusite é outra “ite” bastante comum, que pode ser aguda ou crônica. A sinusite aguda pode ser de origem viral ou bacteriana e provoca dor na face, excesso de secreção nasal, obstrução nasal, diminuição do olfato, tosse, febre e mal-estar.

Já a sinusite crônica ocorre quando os sintomas respiratórios persistem por um período superior a quatro semanas, sendo que a dor na face é menos frequente do que na sinusite aguda. Predomina a presença de secreção nasal fétida, obstrução nasal, tosse persistente e diminuição do olfato, podendo ter ou não pólipos nasais.

  • Médico Maringá: Quais são as principais diferenças entre a rinite e a sinusite? - Rinite e sinusite sazonais Maringá

A rinite e a sinusite são condições comuns do sistema respiratório superior que podem compartilhar sintomas semelhantes, mas que afetam diferentes áreas.

Enquanto a rinite é uma inflamação da mucosa nasal — geralmente causada por alergias, infecções virais ou irritantes ambientais —, a sinusite é uma inflamação dos seios da face, que são as cavidades que ficam em torno do nariz e que pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas

Os sintomas da rinite incluem coriza, espirros frequentes, coceira, lacrimejamento nos olhos e congestão nasal. Já os sintomas da sinusite, por sua vez, incluem dor facial, dor de cabeça, secreção nasal espessa, tosse e até febre.

A rinite é mais fácil de ser tratada, podendo ser gerenciada com higiene ambiental, medicamentos como anti-histamínicos e corticoides nasais, a sinusite pode requerer o uso medicamentos mais fortes como antibióticos, corticosteróides ou até mesmo uma cirurgia, dependendo da gravidade da condição.

  • Médico Maringá: Quais são os principais cuidados que devemos adotar em relação a rinite e a sinusite? - Rinite e sinusite sazonais Maringá

Os alérgicos, devem tomar alguns cuidados durante essa época do ano, como evitar tapetes ou cortinas, dar preferência por ambientes arejados e ventilados, evitar produtos de limpeza com cheiro forte, entre outros cuidados. Outros bons aliados são o soro fisiológico nasal para limpar diariamente o nariz e beber muita água, favorecendo ainda mais o combate desses problemas.

Se você estiver experimentando sintomas como congestão nasal, dor de cabeça ou secreção nasal, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico adequado, bem como a indicação de tratamento apropriado para a condição.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email