Você já ouviu falar na síndrome Metabólica? - Tratamento síndrome metabólica Maringá

Você já ouviu falar na síndrome Metabólica? - Tratamento síndrome metabólica Maringá
Você já ouviu falar na síndrome Metabólica? - Tratamento síndrome metabólica Maringá

A síndrome metabólica é uma condição médica que reúne um conjunto de fatores de risco cardiovasculares e metabólicos, os quais aumentam a probabilidade de um indivíduo desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou ter um AVC.

 

O problema está relacionado com a resistência do organismo à insulina, hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo, além de realizar outras importantes ações. Entenda mais sobre a síndrome metabólica, seus sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção a seguir:

 

  • Médico Maringá: Quais são os sintomas da síndrome metabólica? - Tratamento síndrome metabólica Maringá

A síndrome metabólica não possui sintomas e para identificá-la é preciso observar alguns fatores de risco, como: gordura abdominal, pressão arterial elevada, altos níveis de açúcar no sangue, bem como triglicerídeos e colesterol alterados.

 

Ao apresentar pelo menos três destes fatores, é preciso investigar a presença da síndrome metabólica e, a partir da sua descoberta iniciar o tratamento, o qual requer mudanças nos hábitos alimentares, realização de atividade física, além de tratar os problemas que provocaram a síndrome.

 

  • Médico Maringá: Como é realizado o diagnóstico da síndrome metabólica? - Tratamento síndrome metabólica Maringá

O diagnóstico da síndrome metabólica leva em conta a presença dos fatores de risco e a análise de exames laboratoriais. Basta a associação de três dos fatores abaixo relacionados para diagnosticar a síndrome metabólica.

 

- Glicemia em jejum oscilando entre 100 e 125, ou entre 140 e 200 depois de ter tomado glicose;

 

- Valores baixos de HDL, o colesterol bom, e elevados de LDL, o mau colesterol;

 

- Níveis aumentados de triglicérides e ácido úrico;

 

- Obesidade central ou periférica determinada pelo índice de massa corpórea (IMC), ou pela medida da circunferência abdominal (nos homens, o valor normal vai até 102 e nas mulheres, até 88), ou pela relação entre as medidas da cintura e do quadril;

 

- Alguns marcadores no sangue, entre eles a proteína C-reativa (PCR), são indicativos da síndrome.

 

  • Médico Maringá: Mudança na alimentação e no estilo de vida ajudam a prevenir a síndrome metabólica - Tratamento síndrome metabólica Maringá

Como explicado ao longo deste texto, o termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco que aumentam as chances de um indivíduo desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes, os quais muitas vezes estão associados a questões genéticas, excesso de peso e ausência de atividade física.

 

Logo, a mudança de hábitos alimentares e no estilo de vida são os componentes fundamentais para o controle da síndrome metabólica. Não deixe de se alimentar e se exercitar de forma adequada, além de visitar o seu médico regularmente, ok?

 

Entre em contato e agende sua consulta.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email