Você sabia? Existe uma relação entre nosso intestino, a insônia e a depressão!

Você sabia? Existe uma relação entre nosso intestino, a insônia e a depressão!
Você sabia? Existe uma relação entre nosso intestino, a insônia e a depressão!

Podemos dizer que o intestino funciona como o nosso segundo cérebro, afinal, quando este funciona mal, nossas células intestinais não conseguem absorver todos os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do nosso organismo, produzindo uma menor quantidade de serotonina, além de uma série de problemas, como insônia e depressão.

 

Entenda mais sobre essa relação a seguir.

 

  • Médico Maringá: O que é a serotonina e qual o seu papel no organismo? - Relação cérebro e intestino Maringá

A serotonina é um neurotransmissor que tem como função estabelecer comunicação entre as células nervosas, influenciando diretamente em como nos sentimos motivados e confiantes. Pessoas com deficiência de serotonina no cérebro também podem apresentar sintomas de melancolia e depressão. Além disso, a serotonina age nas regiões do cérebro que regulam o sono e o despertar.

 

Por isso é de extrema importância cuidarmos da nossa saúde intestinal e buscar ajuda de um especialista sempre que notarmos sintomas como: azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes.

 

  • Médico Maringá: Dicas para manter uma alimentação saudável, mesmo com a rotina corrida - Relação cérebro e intestino Maringá

Todos nós sabemos como é fácil deixar de lado as atividades físicas e alimentação saudável em meio à uma rotina atribulada, mas como médica especialista em Clínica Médica e saúde, gostaria de compartilhar com vocês a importância de manter uma vida saudável mesmo com uma rotina corrida.

 

Uma vida saudável não se resume apenas a seguir uma dieta restritiva ou praticar exercícios intensos todos os dias. Ela também envolve pequenas escolhas, como optar por uma fruta ou um doce, subir escadas ou ir de elevador, além de reservar um tempo para cuidar da nossa saúde mental.

 

Não se deixe levar pela correria da sua rotina e nem se desespere. Apenas, lembre-se de cuidar da sua saúde, adotando pequenos hábitos que te ajudem a ter uma vida mais saudável, com diversos benefícios para seu corpo e mente.

 

  • Médico Maringá: Como envelhecer com qualidade de vida? - Relação cérebro e intestino Maringá

Todos queremos viver mais, mas de nada adianta envelhecer sem qualidade de vida. Nossa longevidade está relacionada a uma série de fatores, como alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, controle do estresse e hábitos de vida saudáveis.

 

Na minha clínica, ajudo meus pacientes a desenvolverem um estilo de vida que favorece a longevidade e com qualidade de vida para que eles possam aproveitar ao máximo cada fase da vida.

 

Quer saber mais? Acesse o link da minha biografia e entre em contato para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email