Você realmente sabe o que são alergias alimentares?

Você realmente sabe o que são alergias alimentares?
Você realmente sabe o que são alergias alimentares?

A alergia alimentar consiste em uma resposta anormal do sistema imune frente a ingestão de um determinado alimento ou algum componente dele.

 

Conhecer as alergias alimentares é de suma importância para que estas não sejam confundidas com as intolerâncias alimentares, já que as alergias exigem a exclusão completa do alimento em questão, enquanto a intolerância alimentar não.

 

  • Médico Maringá: Quais são os alimentos mais comuns em alergias alimentares? - Alergia Alimentar Maringá

Leite, castanhas, soja, amendoim, ovo, trigo, peixe e camarão estão entre os alimentos mais comuns em alergias alimentares. Mas, esses são apenas alguns exemplos de alimentos que, embora sejam muito ricos nutricionalmente, possuem grande potencial alergênico.

 

E justamente por serem tão ricos em nutrientes, não é recomendável restringir os mesmos sem passar por um diagnóstico prévio.

 

  • Médico Maringá: Como sei se devo ou não excluir por completo um alimento da minha dieta? - Alergia Alimentar Maringá

Ao apresentar qualquer reação adversa após a ingestão de um determinado alimento, agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, realizando assim todos os exames necessários para diagnosticar uma possível alergia alimentar.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email