TDAH X Alimentação

TDAH X Alimentação
TDAH X Alimentação

Crianças com TDAH são super inteligentes, dedicadas e vivem de forma intensa. E por serem tão intensas, seus níveis de excitabilidade precisam ser controlados, algo que pode ser alcançado através da alimentação.

 

Alguns estudos têm relacionado a presença de ácido benzóico, substância presente em refrigerantes e em alimentos processados ou ricos em açúcar, como causadores de excitabilidade em crianças TDAH.

 

Diversos estudos demonstram que certos grupos alimentares podem ajudar a aliviar os sintomas do transtorno. São eles:

 

  • Alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, frango e feijão, ajudam a reduzir os sintomas do TDAH, já que as crianças com esse transtorno tendem a apresentar níveis mais baixos desses minerais no seu sistema.

 

  • Alimentos ricos em zinco e magnésio

Esses minerais ajudam a manter o cérebro mais "calmo", melhorando a concentração da criança. Eles podem ser encontrados em mariscos, nozes, sementes, legumes, grãos e iogurtes.

 

  • Proteínas

Alimentos altamente proteicos ajudam a minimizar os picos de açúcar no sangue. As principais fontes de proteína são: carnes, peixes, aves, ovos, feijões, nozes e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

 

  • Ômega 3

Diversos estudos mostram que a suplementação de ômega 3 pode oferecer excelentes benefícios à criança com TDAH, minimizando a hiperatividade e ajudando a melhorar a concentração.

 

Dessa forma, receber um acompanhamento alimentar e nutricional adequado é fundamental para contribuir com o resultado das demais terapias realizadas por essas crianças.

 

Por fim, lembre-se que coisas diferentes funcionarão para crianças diferentes. Logo, antes de investir na dieta do seu filho, busque ajuda de um especialista. Acesse o link da minha biografia e agende sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email