Perda de peso não intencional nos idosos

Perda de peso não intencional nos idosos
Perda de peso não intencional nos idosos

No meu consultório, atendo diversos idosos com perda de peso involuntária, um problema que pode resultar em consequências graves, como sarcopenia, perda funcional, maior risco de quedas e desnutrição.

 

Entenda mais sobre esse problema e as suas consequências a seguir:

 

  • Médico Maringá: Em que consiste a perda de peso não intencional nos idosos? - Perda de peso não intencional nos idosos Maringá

A perda de peso não intencional, ou seja, aquela que ocorre sem que haja dietas ou exercícios físicos, é uma queixa muito frequente na terceira idade.

 

E embora essa seja uma situação considerada normal, a perda de peso não intencional nos idosos deve ser avaliada de forma criteriosa e individualizada, visto que esta pode ser um sinal de alguma doença, infecções, ou até mesmo um reflexo da evolução da fragilidade do idoso.

 

  • Médico Maringá: Desafios na alimentação dos idosos - Perda de peso não intencional nos idosos Maringá

Um dos principais desafios na alimentação do paciente idoso é a falta de apetite, somada a perda de peso indesejada. Essas são queixas comuns no meu consultório, as quais acontecem, geralmente, pela tendência que temos de diminuir a quantidade de comida ingerida com a idade.

 

Nos idosos, essa tendência está relacionado à diminuição da quantidade de energia, baixo índice de atividade física, perda de massa muscular, alterações no paladar e/ou olfato, sensação precoce de saciedade, esvaziamento gástrico mais lento e a dificuldade na regulação da quantidade de comida necessária.

 

Além disso, a presença de doenças, o uso de vários medicamentos e os distúrbios do humor ou demência, também podem influenciar na regulação do apetite. Desta forma, é fundamental conversar com o seu médico sobre o assunto e buscar soluções para o caso.

 

Procure um médico para um melhor diagnóstico.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email