Como se tornar um idoso mais saudável?

Como se tornar um idoso mais saudável?
Como se tornar um idoso mais saudável?

A terceira idade é uma fase que vem acompanhada de diversas mudanças físicas e emocionais e embora esse período possa parecer desalentador, tornar-se idoso não significa, necessariamente, estar doente.

 

É possível ser um idoso saudável e ativo, a partir da adoção de algumas práticas, como, por exemplo, manter uma dieta equilibrada, que inclua alimentos antioxidantes, com baixo teor de gordura e açúcar, praticar técnicas de relaxamento que possam ajudar a reduzir o estresse, além de praticar atividade física regularmente.

 

  • Médico Maringá: Importância da atividade física para os idosos - Longevidade Maringá

Imagine a seguinte situação: Dois idosos, com a mesma idade, mas com a diferença de que um pratica exercícios físicos regularmente e o outro nunca achou necessário se exercitar com regularidade.

 

Na terceira idade, as duas pessoas irão sofrer com a perda de massa muscular, natural dessa fase, mas qual você acha que terá mais qualidade de vida para continuar aproveitando bons momentos ao envelhecer?

 

Em idosos, a atividade física ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas, o declínio da saúde óssea e da capacidade funcional, além de ajudar no controle do diabetes, da artrite e de doenças vasculares.

 

  • Médico Maringá: O papel da atividade física na prevenção de quedas na 3° idade - Longevidade Maringá

A atividade física é uma das principais estratégias para prevenir quedas em idosos, já que, além de promover o fortalecimento muscular, ela também promove a melhora do equilíbrio, ajudando a reduzir o risco de quedas em até 30%.

 

Isso ocorre porque a atividade física ajuda a melhorar a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência física, o que contribui para a manutenção da independência e da qualidade de vida dos idosos.

 

Por fim, é importante escolher uma atividade física que seja adequada às necessidades e limitações de cada indivíduo, e que seja realizada com frequência e regularidade, além de consultar um profissional da saúde antes de iniciar qualquer prática física, especialmente nos casos de condição de saúde pré-existente.

 

Não deixe de visitar o seu médico regularmente! Entre em contato e agende sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email