Os riscos da polifarmácia

Os riscos da polifarmácia
Os riscos da polifarmácia

Você sabe quais os principais perigos da polifarmácia?

 

A maioria dos brasileiros tem uma “pequena farmácia” em casa, com medicamentos para tratar os mais diversos sintomas. Mas, o hábito de se automedicar pode dificultar o diagnóstico ou tratamento de diversas doenças, favorecendo o desenvolvimento de complicações, efeitos colaterais, danos nos órgãos vitais e levando até mesmo a dependência.

 

Entenda mais sobre os riscos da polifarmácia a seguir:

 

  • Médico Maringá: Risco da interação medicamentosa - Interação medicamentosa Maringá

A interação medicamentosa pode trazer diversos riscos à vida de uma pessoa, já que um determinado medicamento pode aumentar ou diminuir o efeito de outro. Além disso, o consumo de muitos medicamentos pode “sobrecarregar” os rins, gerar efeitos colaterais não desejados, além de comprometer uma boa parte do orçamento familiar.

 

  • Médico Maringá: Perigos da polifarmácia - Interação medicamentosa Maringá

? Interação medicamentosa: O consumo de mais de um medicamento pode aumentar ou diminuir o efeito de outro.

 

? Prejuízos aos rins: O excesso de medicamentos pode comprometer a função renal, levando até mesmo a insuficiência dos rins.

 

? Cascata medicamentosa: Alguns medicamentos podem vir a ser prescritos para tratar o efeito colateral de um outro.

 

? Alto custo: O excesso de medicamentos pode acabar comprometendo o orçamento familiar.

 

? Dificuldade de adesão: O consumo diário de muitos medicamentos pode dificultar o tratamento para o qual eles foram prescritos.

 

  • Médico Maringá: O que os idosos ou pessoas que precisam fazer uso de diversos medicamentos podem fazer para reduzir os riscos da polifarmácia? - Interação medicamentosa Maringá

Nem sempre é possível evitar a polifarmácia, mas antes de fazer o uso de qualquer medicamento, converse com o seu médico sobre a sua prescrição, bem como sobre a possibilidade de suspender aqueles que já não são mais necessários.

 

Portanto, se você vem fazendo uso de diversos medicamentos em conjunto, entre em contato e agende sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email