Qual o melhor horário para tomar vitaminas?

Qual o melhor horário para tomar vitaminas?
Qual o melhor horário para tomar vitaminas?

Na suplementação oral, são diversos os fatores que influenciam na biodisponibilidade dos nutrientes ingeridos, como por exemplo o horário do consumo e a interação com outros alimentos.

Por esse motivo, decidi listar as vitaminas mais usuais, para que você saiba como utilizá-las sem interferir na sua ação farmacológica.

Vitamina D: O melhor horário para a suplementação dessa vitamina é pela manhã, devido à influência do ciclo circadiano e a sua ativação, que ocorre após a exposição à luz solar. A ingestão desse suplemento com gorduras boas, como óleo de amendoim ou oliva, aumentam a sua absorção.

Vitamina Lipossolúveis (A,E,K): As lipossolúveis devem ser consumidas preferencialmente após o almoço ou jantar, já que a gordura presente nestas grandes refeições aumenta a sua absorção.

Vitaminas do Complexo B e C: Em jejum pela manhã ou após as principais refeições. Esses são os melhores horários para a suplementação dessas vitaminas, acompanhadas da ingestão de alimentos .

Por fim, vale ressaltar que a suplementação de vitaminas deve ter uma finalidade específica e deve ser prescrita individualmente!

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email