Como a má qualidade no sono afeta a saúde?

Como a má qualidade no sono afeta a saúde?
Como a má qualidade no sono afeta a saúde?

Você sabia que passamos quase um terço de nossas vidas dormindo?

Durante uma boa noite de sono, ocorrem inúmeras reações importantes para manutenção da saúde do nosso organismo, como a regulação das funções endócrinas, a restauração da energia, a reparação dos tecidos e o fortalecimento da memória.

Logo, quando a qualidade das nossas noites de sono é comprometida ou afetada pela insônia, podem surgir graves consequências a nossa saúde.

As principais são: déficit de atenção e memória, cansaço e fadiga, baixa imunidade, pressão alta, alto níveis de estresse e alterações hormonais.

Além disso, a apneia do sono e a insônia podem estar associadas a problemas de saúde como depressão, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Caso você esteja enfrentando dificuldades para conseguir uma boa noite de sono, procure ajuda médica.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email