Paciente com gene APOE4 terá Alzheimer?

Paciente com gene APOE4 terá Alzheimer?
Paciente com gene APOE4 terá Alzheimer?

O gene APOE4 humano, codifica uma glicoproteína com 317 aminoácidos, a qual desempenha um papel fundamental para o catabolismo de componentes ricos em triglicérides no corpo humano.

O alelo épsilon 4 do gene APOE4 é o principal fator genético que predispõe o risco para a Doença de Alzheimer. Contudo, a simples presença desse alelo não é suficiente para desenvolver a doença.

Através da adoção de medidas preventivas, como a prática regular de atividade física, seguir uma dieta anti-inflamatória, manter uma rotina de sono adequada, controlar o estresse e a suplementação de vitaminas e minerais, indivíduos com o gene APOE4 podem prevenir o desenvolvimento do Alzheimer.

Texto escrito por:
Dra. Juliana Bagatin
Médico(a)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Samurai 23
06/09/2023
Sofria de desconforto abdominal após refeições, procurei vários médicos, mas nada melhorava. Após 1 mês de tratamento e…
Mainara Moreschi
21/02/2022
A Dra é super atenciosa e excelente profissional.
Sergio Henrique Mendonça
26/01/2022
Ótima profissional, muito atenciosa com todo o histórico do paciente, e suas preocupações, paciente a muito tempo recomendo…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email