Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Psiquiatra
  • End. 1
Avenida Paulista, 1499 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. JOSE ERLANIO DE ALENCAR JUNIOR
Cirurgião Plástico
  • End. 1
RUA TEIXEIRA DA SILVA, 34 21 - Paraíso - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Danilo Morais
Dermatologia
  • End. 1
Alameda Campinas, 977 - Jardins - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Renata Torres
Otorrinolaringologista
  • End. 1
  • End. 2
R. Joaquim Floriano, 413 - - São Paulo. SP
Dr GABRIEL AMORETTI
Cirurgião Plástico
  • End. 1
, - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Adriana Hernandez
Clínica de Saúde
  • End. 1
Av Mofarrej, 348 - Leopoldina - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Quando devo procurar um especialista em dor? ''Especialista em dor São Paulo''
Quando devo procurar um especialista em dor? ''Especialista em dor São Paulo''

As dores continuam sendo uma das grandes preocupações dos seres humanos, algo que ocorre desde os primórdios da humanidade. O estado de São Paulo reúne uma gama de profissionais, especialistas no diagnóstico e tratamento das síndromes dolorosas. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Dor São Paulo, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Qual a função das sensações dolorosas?

A dor é uma sensação desagradável, que pode gerar a limitação das capacidades e habilidades que uma pessoa possui, sendo algo que pode trazer prejuízos a vida de um indivíduo. A Dor São Paulo, essa sensação sensorial e emocional desagradável, pode estar associada a lesões do tecido e geralmente, funcionam como um sinal de alerta, indicando que há algo de errado com o corpo.

A intensidade da dor pode variar de moderada, quando causa desconfortos localizados, aguda ou crônica. A Dor São Paulo aguda desempenha a função de proteção para os seres humanos, ensinando quais hábitos devem ser evitados para evitar lesões ao nosso corpo ou que situações podem ser potencialmente danosas para o corpo, enquanto a parte lesionada sara. Caso uma Dor São Paulo não seja tratada da maneira correta, aquela dor pode se tornar crônica.

Onde posso tratar uma dor?

As Clínicas de Dor são voltadas apenas para o atendimento de pacientes que possuem os mais diversos tipos de dores crônicas, que podem ser advindas de inúmeras enfermidades. Quando o paciente possui uma Dor São Paulo que persiste por 3 meses ou mais, esse pode ser um dos sintomas de uma dor crônica. Como vimos, sentir Dor São Paulo é importante, sendo um dos nossos instintos naturais de sobrevivência, fazendo com que o corpo envie um sinal para o cérebro de que algo está errado e precisa ser solucionado.

As Clínicas de Dor realizam condutas Terapêuticas, aplicam medicação Sistêmica, fazem bloqueios de nervos periféricos ou de Cadeia Simpática, Injetam de fármacos por via peridural, planejam a reabilitação e executam o acompanhamento Psicológico dos pacientes, entre outras. Além disso, doenças sérias como a lombalgia, cefaléia, fibromialgia, artropatias e osteomusculares  também podem ser tratadas nas Clínicas de Dor.

Quando devo procurar um especialista em dor?

O especialista em dor é um médico especializado em todo tipo de dor. Você deve procurar por ele, caso a dor não amenize mesmo depois de 3 meses e você pode encontrar um especialista em dor no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dor São Paulo ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.





Ver matéria
Abdominoplastia: Como é realizado o procedimento? Abdominoplastia São Paulo
Abdominoplastia: Como é realizado o procedimento? Abdominoplastia São Paulo

A abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas em todo o mundo, realizada com o objetivo reduzir o excesso de gordura e pele no abdômen, tratando a flacidez dos músculos. A abdominoplastia também permite reposicionar os músculos abdominais que tiveram sua estrutura alterada como consequência de uma diástase ou de uma hérnia e também pode ser associada a outros procedimentos, como a lipoaspiração, contribuindo para a melhora do contorno do abdômen.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para a realização desse procedimento e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos certificados e prontos para realizar o procedimento ao procurar pelos termos Cirurgião Plástica São Paulo ou Abdominoplastia São Paulo. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Cirurgião Plástica São Paulo e ao procedimento como Abdominoplastia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Abdominoplastia: o que é? - Abdominoplastia São Paulo

A cirurgia de abdominoplastia permite eliminar o excesso de pele e de gordura do abdómen, assim como reforçar os seus músculos, sendo indicada para pacientes que perderam uma quantidade significativa de peso, sendo que essa não é uma cirurgia focada no emagrecimento. Essa cirurgia pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, sendo indicada principalmente para mulheres que após uma gravidez, ficaram com a região da barriga com muita flacidez.

 

Como é o preparo da cirurgia ? -  Abdominoplastia São Paulo

Antes da realização da abdominoplastia, é importante que o Cirurgião Plástico São Paulo realize uma avaliação pré-operatória com o paciente, verificando se existe algum risco que possa gerar complicações durante a cirurgia. Sendo assim, é comum que o Cirurgião Plástico São Paulo indique exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e fatores relacionados à idade, por exemplo.

Caso o Cirurgião Plástico São Paulo verifique que não há riscos para a realização do procedimento, a abdominoplastia pode ser agendada, sendo importante que o paciente não consuma álcool, evite fumar ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes da cirurgia.

 

Como é realizado o procedimento? - Abdominoplastia São Paulo

A abdominoplastia possui uma duração que varia de 2 a 4 horas, sendo realizada com a aplicação de uma anestesia peridural. A partir do momento que a anestesia surte efeito, o  Cirurgião Plástico São Paulo faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, para que o excesso de gordura, de tecidos e pele possam ser removidos e os músculos abdominais possam ser costurados.

Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o  Cirurgião São Paulo pode realizar um corte ao redor do umbigo, para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Em seguida, o médico realiza o fechamento dos cortes realizados na pele através de suturas, adesivos de pele ou fitas.

 

Como é o pós-operatório? - Abdominoplastia São Paulo

Durante os primeiros dias de pós-operatório é recomendado que o paciente ande com a coluna curvada, sem esticar muito o abdômen e evitando que a cicatriz seja forçada, o que pode fazer com que os pontos abram.

 

Como fica a cicatriz resultante do procedimento? - Abdominoplastia São Paulo

O Cirurgião Plástico São Paulo planeja a cicatriz resultante da abdominoplastia para que ela fique escondida pela roupa. Entretanto, para que a cicatriz não fique notória, o paciente deve seguir as orientações passadas pelo cirurgião e fazer uso das medicações analgésicas pós-operatórias, conforme prescrito pelo Cirurgião Plástico São Paulo

Se você deseja realizar a cirurgia sem medo, a dica da Guia Saúde é que procure por profissionais certificados e verificados. Você pode encontrar uma gama de cirurgiões plásticos com essas qualificações, seja em São Paulo ou em todo Brasil, buscando pelos termos Cirurgião Plástico São Paulo ou Abdominoplastia São Paulo no site da Guia Saúde Cidades. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo
O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

O estado de São Paulo é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástico São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar São Paulo e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar São Paulo

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico São Paulo, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico São Paulo pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico São Paulo extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico São Paulo faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar São Paulo

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico São Paulo. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástica São Paulo. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?
Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?

A gastroenterologia é uma especialidade da Medicina que estuda o funcionamento do aparelho digestivo, por completo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. O estado de São Paulo possui uma gama de especialistas em gastroenterologia e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que faz o médico gastroenterologista?

O Gastroenterologista São Paulo é o médico habilitado para realizar diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo, sendo indicado para pacientes que apresentem sintomas que envolvam os órgãos relacionados ao sistema digestivo, como o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. O Gastroenterologista São Paulo é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários para a saúde desse sistema do corpo.

Desta maneira, qualquer sintoma relacionado aos órgãos do sistema digestivo demandam que você procure por um Gastroenterologista. Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem os órgãos relacionados e fazem com que você deva procurar um Gastroenterologista São Paulo, são: 

  • Enjôo;
  • Azia ou queimação no estômago;
  • Refluxo;
  • Vômitos;
  • Alteração na digestão;
  • Dor abdominal; 
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Gazes; 
  • Inchaço ou distensão abdominal.

Quais são as principais doenças tratadas pelo gastro?

Quando os sintomas citados acima aparecem, eles podem estar denunciando algumas possíveis doenças, que afetam todo o sistema digestivo. Entre as principais doenças tratadas pelo Gastroenterologista São Paulo, estão:

  • Doença do Refluxo Gastroesofágico: Essa doença provoca azia, dores e queimações na região do estômago.
  • Gastrite e Úlcera Gástrica: Provocam queimação e dores no estômago, assim como enjoo e má digestão.
  • Pedra na Vesícula: Provoca dores abdominais e vômitos após as refeições.
  • Hepatite e Cirrose: Essas são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga.
  • Síndrome do Intestino Irritável: Essa doença causa desconforto abdominal e diarréia.
  • Pancreatite: Caracterizada pela inflamação do pâncreas, provocada por cálculos ou pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doença Inflamatória Intestinal: Essa doença está relacionada à imunidade, provocando diarréias e sangramentos no intestino.
  • Intolerância à lactose: Essa é uma intolerância alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal, após a ingestão de leite e alimentos derivados.
  • Hemorróidas: Essa doença provoca sangramento pelo ânus.

Onde encontrar um gastroenterologista?

Você pode encontrar um gastroenterologista, credenciado e verificado, na Guia Saúde Cidades. Busque pelos termos Gastroenterologista Niterói, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Ver matéria
Agulhamento Seco na Fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi
Agulhamento Seco na Fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi

O agulhamento seco é uma técnica utilizada por especialistas no tratamento da dor miofascial, a qual se caracteriza pela inserção de uma agulha filamentar sólida através da pele, sem o uso de anestesia. Além de tratar a dor miofascial e diversas outras disfunções,  o agulhamento a seco promove benefícios como o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética, a recuperação e a regeneração de tecidos lesionados.

Na fisioterapia, o agulhamento seco é utilizado para direcionar nós nos músculos, os chamados pontos-gatilho. Durante uma sessão deste tratamento, as agulhas são  inseridas de forma estratégica nos pontos-gatilho, a fim de liberar a tensão no músculo e gerar uma resposta terapêutica imediata.

 

Antes de continuar sua leitura, queremos te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um fisioterapeuta qualificado para realizar o tratamento com agulhamento seco? - Fisioterapia Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar o tratamento com um fisioterapeuta, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de fisioterapeutas, prontos para atuar no tratamento com agulhamento seco  e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Fisioterapia Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

Continue sua leitura a seguir

 

  • Liberação de pontos-gatilho através do agulhamento seco -  Fisioterapia Itaim Bibi

O agulhamento seco utilizado na Fisioterapia Itaim Bibi é uma técnica baseada na neurofisiologia, um dos ramos da fisiologia e que tem como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e o Sistema Nervoso Periférico (raízes, nervos e músculos). A técnica é aplicada na Fisioterapia Itaim Bibi com a finalidade de liberar/inativar os pontos-gatilho e diminuir a dor miofascial, musculoesquelética, neuropática e articular.

A formação desses pontos-gatilho ocorre quando há uma contratura muscular, que provoca a ausência de oxigênio, a diminuição do fluxo sanguíneo no músculo afetado e causa dor nas regiões próximas. Por exemplo, caso ocorra a formação de pontos-gatilho nos músculos do ombro, do pescoço ou da face, é comum que os pacientes atingidos se queixarem de dores de cabeça, já que o ponto-gatilho refere-se à dor na cabeça.

Os pontos-gatilho costumam ser causados por treinos inadequados, sedentarismo, postura inadequada, posições de dormir, traumas musculares e estresse, surgindo com mais frequência na região cervical, região dorsal alta (trapézio), ombro, região interescapular (entre as escápulas), lombar e glúteos.

 

  • Quais são os sintomas provocados pelos pontos-gatilho? Fisioterapia Itaim Bibi

O músculo acometido pelos pontos-gatilho costuma apresentar fadiga, tensão, fraqueza e contração muscular involuntária, geralmente acompanhada de dor. Ocorre também perda de força, flexibilidade e de orientação espacial.

No agulhamento seco, quando a agulha é inserida no ponto-gatilho miofascial, ela estimula as terminações nervosas, iniciando um processo de contração local que fornece um forte impulso neural, interrompendo o circuito doloroso dos pontos-gatilhos e promovendo o alívio da dor.

 

  • Quais são os benefícios do agulhamento seco? - Fisioterapia Itaim Bibi

Quando se trata da Fisioterapia Itaim Bibi, o agulhamento seco se mostra um recurso extremamente importante, já que consegue promover diversos benefícios aos pacientes, como por exemplo:

- Redução da dor: Já foi comprovado por diversos estudos que o agulhamento a seco é eficaz para alívio de dores musculoesqueléticas, da síndrome dolorosa miofascial, de dores de cabeça tipo tensão, enxaquecas, dores da articulação temporomandibular, dores por overtraining, distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash), tendinopatias do ombro, dor pélvica e outras síndromes urológicas

- Melhora do movimento: Um estudo publicado em 2010 na Acupuncture in Medicine mostrou que pacientes submetidos a terapia com agulhamento seco, em conjunto com terapia baseada em movimento, passam a experimentar movimentos mais fluidos.

- Otimização do processo de recuperação: Uma das vantagens do tratamento com agulhamento a seco na Fisioterapia Itaim Bibi é que a melhora do quadro acontece desde a primeira sessão, acelerando todo o processo de recuperação. Em um estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, a técnica se mostrou uma ótima alternativa para acelerar o processo de cicatrização, reduzir o custo econômico em diversos tratamentos e para minimizar a dor e a incapacidade em até três semanas de tratamento.

 

  • Agulhamento seco é o mesmo que acupuntura? - Fisioterapia Itaim Bibi

As agulhas usadas na acupuntura tradicional e na agulha seca são as mesmas. A diferença entre as técnicas é que na acupuntura, o paciente pode sentir uma sensação de formigamento, enquanto no agulhamento seco, ele pode sentir o músculo “agarrando” a agulha, sensação que desaparece rapidamente e é substituída por uma sensação de relaxamento.

 

  • Conclusão: Importância do agulhamento seco na fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi

Independentemente da causa, é importante buscar ajuda de um fisioterapeuta em Itaim Bibi para tratar a dor miofascial e manter o bem-estar e a qualidade de vida, algo que pode ser recuperado rapidamente através das sessões e agulhamento seco na  Fisioterapia Itaim Bibi.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Itaim Bibi ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Importância do Acompanhamento Nutricional - Nutricionista São Paulo
Importância do Acompanhamento Nutricional - Nutricionista São Paulo

Se você busca emagrecer com saúde, ou reorganizar a sua alimentação para que ela se torne cada vez mais equilibrada, solicitar a ajuda de um nutricionista é sem dúvidas a melhor alternativa. Mesmo assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como este profissional atua e se questionam sobre a real importância de se consultar com ele.

 

Neste artigo, pretendemos esclarecer as dúvidas mais comuns e ressaltar algumas informações importantes para que você possa entender como funciona a consulta com um nutricionista.

 

No site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender. Busque pelos termos Nutricionista São Paulo em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (São Paulo) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Consulta com Nutricionista: Avaliação Clínica - Nutricionista São Paulo

Primeiramente, é importante ressaltar que ao se consultar com um Nutricionista São Paulo, o paciente estará passando por um processo personalizado e individual. Logo, a consulta inicial será destinada a anamnese, uma entrevista com o paciente que é realizada com o objetivo de coletar informações minuciosas, investigando o seu estilo de vida e os seus hábitos alimentares, atuais e pregressos.

 

Analisar o histórico alimentar do paciente é uma ferramenta extremamente importante durante uma consulta com o Nutricionista São Paulo, pois é a partir dos dados colhidos que esse profissional poderá prescrever o plano alimentar.

 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para analisar esse histórico é a criação de um diário alimentar, onde o paciente deverá anotar todas as refeições que realizar durante um período de 24 horas. O paciente deverá anotar os alimentos 

ingeridos e suas quantidades, os horários em que foram consumidos e os locais onde as refeições foram realizadas.

 

Através da análise destes dados o Nutricionista São Paulo poderá obter informações mais detalhadas sobre os alimentos consumidos e estabelecer um panorama com os hábitos alimentares do paciente.

 

O Nutricionista São Paulo também poderá perguntar sobre o histórico de doenças como obesidade, bulimia, anorexia, diabetes, hipertensão, entre outras. Na sequência, será realizada a avaliação antropométrica, com o objetivo de calcular as as medidas primárias (como peso, estatura e circunferência do paciente) e as medidas secundárias (como peso ideal e IMC).

 

Consulta com Nutricionista: Solicitação de Exames - Nutricionista São Paulo

A solicitação de exames, como os hemogramas, é fundamental para diagnosticar com precisão o estado clínico do paciente e traçar o plano alimentar da forma mais precisa possível. Além dos exames de sangue, o Nutricionista São Paulo poderá solicitar outros exames para avaliar o quadro de saúde do paciente.

 

Consulta com Nutricionista: Elaboração do Plano Alimentar - Nutricionista São Paulo

O plano alimentar é elaborado baseado nas informações colhidas durante a primeira consulta com o paciente e é através dele que o Nutricionista São Paulo poderá obter uma noção de quanto tempo o paciente levará para alcançar os objetivos nutricionais e contribuir para uma melhora nos hábitos alimentares do paciente.

 

Geralmente, o plano alimentar é entregue ao paciente no mesmo dia da consulta, exceto em casos onde é necessária a solicitação de exames.

 

O plano alimentar deve ser elaborado para promover mudanças na vida do paciente, ser viável e prazeroso. Durante o processo de reeducação alimentar, o profissional e o paciente devem trocar informações essenciais para o sucesso do tratamento.

 

A reeducação fará parte de todas as consultas e o paciente deve prezar por sempre esclarecer todas as suas dúvidas junto ao Nutricionista São Paulo. O plano alimentar é elaborado através de listas, com um leque de opções de alimentos para que este não seja monótono e possa ser modificado pelo próprio paciente, segundo sempre as orientações do Nutricionista São Paulo.

 

Consulta com Nutricionista: Importância do Acompanhamento Nutricional - Nutricionista São Paulo

O paciente deve retornar ao consultório do Nutricionista São Paulo após cerca de 30 dias para realizar uma nova avaliação. Em alguns casos, durante esse retorno existe a possibilidade de que mudanças no plano alimentar sejam realizadas, indo de acordo com a resposta do paciente a nova dieta estabelecida.

 

Esse retorno também é importante para que o acompanhamento nutricional seja estabelecido.

 

Conclusão

Os resultados provenientes de um acompanhamento nutricional serão lentos e graduais, algo que o paciente deve ter em mente, assim como  deve entender que pouco a pouco esses resultados irão promover uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.


Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista São Paulo.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA