Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Cimino fisioterapia
Clínica de Saúde
  • End. 1
, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo
O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

O estado de São Paulo é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástico São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar São Paulo e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar São Paulo

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico São Paulo, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar São Paulo

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico São Paulo pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico São Paulo extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico São Paulo faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar São Paulo

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico São Paulo. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar São Paulo ou Cirurgião Plástica São Paulo. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
 Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo
Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado de São Paulo, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Candidíase São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase São Paulo

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista São Paulo.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase São Paulo

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase São Paulo

Na consulta, o Ginecologista São Paulo analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista São Paulo pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase São Paulo

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista São Paulo deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase São Paulo

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista São Paulo, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista São Paulo pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais as etapas de um implante dentário? Implante Dentário São Paulo
Quais as etapas de um implante dentário? Implante Dentário São Paulo

O melhor tratamento para recuperar a autoestima, após a perda de um dente, são os implantes dentários. Entretanto, por ser um procedimento cirúrgico, ele é cercado de dúvidas, o que faz com que os pacientes ainda tenham receio de realizar o tratamento. O estado de São Paulo reúne uma gama de Implantodontistas e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Implante Dentário São Paulo, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quais são as principais etapas do implante dentário?

A colocação de implante dentário é um procedimento cirúrgico eficaz, que conta com um dispositivo altamente tecnológico, composto por duas partes. A primeira parte do Implante Dentário São Paulo é um pino de titânio, o qual é fixado ao osso da gengiva, substituindo a raiz do dente. Após essa fixação é feita a colocação de uma prótese de titânio, substituindo o dente perdido. O material utilizado no pino de fixação é o titânio, por ser um metal biocompatível e que não enferruja e dão aos Implante Dentário São Paulo uma aparência natural, se ajustando ao rosto de cada paciente. Os implantes dentários são resistentes à mastigação e não precisam ser  substituídos.

A biocompatibilidade do titânio é um ponto chave para o sucesso do Implante Dentário São Paulo, pois reduz as chances de rejeição ao implante dentário. Ele é o único metal que possui biocompatibilidade  com o organismo, adaptando a estrutura óssea, como se fosse o próprio dente .

Conheça em detalhes todas as etapas de colocação de um implante dentário

Diagnóstico e preparação: Antes de iniciar o tratamento de Implante Dentário São Paulo, é preciso realizar o diagnóstico do paciente, levando em consideração a saúde do paciente e se a sua estrutura óssea suporta o implante. Para isso, são 

realizadas radiografias e tomografias computadorizadas, sendo possível assim definir o tamanho e o modelo do implante. O cirurgião dentista também pode solicitar que o paciente realize um tratamento dentário prévio, caso esteja com alguma alteração na arcada dentária ou uma cirurgia de enxerto ósseo, caso não seja identificada uma boa estrutura óssea.

Cirurgia: A cirurgia de colocação de Implante Dentário São Paulo é realizada com aplicação de anestesia local, sendo assim totalmente indolor. A duração varia de acordo com o número de implantes a serem colocados e da condição dos ossos da arcada dentária, mas geralmente, sua duração tende de 30 a 40 minutos. Durante a cirurgia, o dentista realiza uma incisão na gengiva até o leito ósseo, logo em seguida, será realizada a perfuração do osso e a inserção do implante na cavidade.

Processo de cicatrização: Após a colocação do Implante Dentário São Paulo, inicia-se o processo de cicatrização, onde o osso irá se reconstituir ao redor do implante, sem causar dor. O tempo para uma cicatrização completa varia de três a seis meses e durante este período, uma prótese provisória poderá ser colocada, apenas por questões estéticas.

Colocação da prótese: Ao completar a cicatrização, o cirurgião e o protético dentário elaboram a prótese a partir de moldes baseados nos dentes do paciente. A prótese é então fixada sobre o implante, após a reabertura da região na qual foi colocada o pino de titânio, encaixando nele a prótese do Implante Dentário São Paulo.

Pós-operatório e acompanhamento: Durante o pós-operatório é essencial manter uma boa higiene bucal, evitando que o Implante Dentário São Paulo seja infectado durante a sua integração com o osso subjacente. Caso a higiene não seja realizada de forma eficiente, pode ocorrer inflamação na gengiva (gengivite) ou a inflamação dos tecidos ao redor do implante. Além disso, após a colocação do implante e da prótese, se faz fundamental manter o acompanhamento periódico com um dentista, fazendo a retirada e a limpeza da prótese.

Por que é importante entender o passo a passo do procedimento?

 

O objetivo de esclarecer o passo a passo das etapas da colocação de um Implante Dentário São Paulo é expor a importância que esse procedimento possui para a reabilitação oral dos pacientes que sofreram com a perda de um ou mais dentes, seja por decontencia de alguma doença periodontal, por traumas ou extrações, não importa. Lembre-se, você pode encontrar Implantodontistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Implante Dentário São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.




Ver matéria
Cisto no Ovário é Perigoso? - Cistos no Ovário São Paulo
Cisto no Ovário é Perigoso? - Cistos no Ovário São Paulo

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Cistos no Ovário São Paulo.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Cistos no Ovário São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista São Paulo

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  São Paulo

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista São Paulo

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista São Paulo

O Ginecologista São Paulo pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista São Paulo poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista São Paulo

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista São Paulo levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista São Paulo para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista São Paulo pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista São Paulo pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos São Paulo, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
 Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal São Paulo
Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal São Paulo
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

O estado de São Paulo é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Terapia de Reposição Hormonal São Paulo.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista São Paulo: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal São Paulo

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista São Paulo: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal São Paulo

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista São Paulo: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal São Paulo

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Terapia de Reposição Hormonal São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP
Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP

Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP

Se você busca emagrecer com saúde, ou reorganizar a sua alimentação para que ela se torne cada vez mais equilibrada, solicitar a ajuda de um nutricionista é sem dúvidas a melhor alternativa. Mesmo assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como este profissional atua e se questionam sobre a real importância de se consultar com ele.

 

Neste artigo, pretendemos esclarecer as dúvidas mais comuns e ressaltar algumas informações importantes para que você possa entender como funciona a consulta com um nutricionista.

 

No site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender. Busque pelos termos Nutricionista Zona Sul/SP em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Consulta Nutrição: Avaliação Clínica - Nutricionista Zona Sul/SP

Primeiramente, é importante ressaltar que ao se consultar com um Nutricionista Zona Sul/SP, o paciente estará passando por um processo personalizado e individual. Logo, a consulta inicial será destinada a anamnese, uma entrevista com o paciente que é realizada com o objetivo de coletar informações minuciosas, investigando o seu estilo de vida e os seus hábitos alimentares, atuais e pregressos.

 

Analisar o histórico alimentar do paciente é uma ferramenta extremamente importante durante uma consulta com o Nutricionista Zona Sul/SP, pois é a partir dos dados colhidos que esse profissional poderá prescrever o plano alimentar.

 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para analisar esse histórico é a criação de um diário alimentar, onde o paciente deverá anotar todas as refeições que realizar durante um período de 24 horas. O paciente deverá anotar os alimentos 

ingeridos e suas quantidades, os horários em que foram consumidos e os locais onde as refeições foram realizadas.

 

Através da análise destes dados o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter informações mais detalhadas sobre os alimentos consumidos e estabelecer um panorama com os hábitos alimentares do paciente.

 

O Nutricionista Zona Sul/SP também poderá perguntar sobre o histórico de doenças como obesidade, bulimia, anorexia, diabetes, hipertensão, entre outras. Na sequência, será realizada a avaliação antropométrica, com o objetivo de calcular as as medidas primárias (como peso, estatura e circunferência do paciente) e as medidas secundárias (como peso ideal e IMC).

 

Consulta Nutrição: Solicitação de Exames - Nutricionista Zona Sul/SP

A solicitação de exames, como os hemogramas, é fundamental para diagnosticar com precisão o estado clínico do paciente e traçar o plano alimentar da forma mais precisa possível. Além dos exames de sangue, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá solicitar outros exames para avaliar o quadro de saúde do paciente.

 

Consulta Nutrição: Elaboração do Plano Alimentar - Nutricionista Zona Sul/SP

O plano alimentar é elaborado baseado nas informações colhidas durante a primeira consulta com o paciente e é através dele que o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter uma noção de quanto tempo o paciente levará para alcançar os objetivos nutricionais e contribuir para uma melhora nos hábitos alimentares do paciente.

 

Geralmente, o plano alimentar é entregue ao paciente no mesmo dia da consulta, exceto em casos onde é necessária a solicitação de exames.

 

O plano alimentar deve ser elaborado para promover mudanças na vida do paciente, ser viável e prazeroso. Durante o processo de reeducação alimentar, o profissional e o paciente devem trocar informações essenciais para o sucesso do tratamento.

 

A reeducação fará parte de todas as consultas e o paciente deve prezar por sempre esclarecer todas as suas dúvidas junto ao Nutricionista Zona Sul/SP. O plano alimentar é elaborado através de listas, com um leque de opções de alimentos para que este não seja monótono e possa ser modificado pelo próprio paciente, segundo sempre as orientações do Nutricionista Zona Sul/SP.

 

Consulta Nutrição: Importância do Acompanhamento Nutricional - Nutricionista Zona Sul/SP

O paciente deve retornar ao consultório do Nutricionista Zona Sul/SP após cerca de 30 dias para realizar uma nova avaliação. Em alguns casos, durante esse retorno existe a possibilidade de que mudanças no plano alimentar sejam realizadas, indo de acordo com a resposta do paciente a nova dieta estabelecida.

 

Esse retorno também é importante para que o acompanhamento nutricional seja estabelecido.

 

Conclusão

Os resultados provenientes de um acompanhamento nutricional serão lentos e graduais, algo que o paciente deve ter em mente, assim como  deve entender que pouco a pouco esses resultados irão promover uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.


Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Zona Sul/SP, ou no Google, buscando pelos termos Consulta Nutrição Zona Sul/SP.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA