Guia SaÚde Blog

Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP
Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP

Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP

Como é a consulta com Nutricionista? - Consulta Nutrição Zona Sul/SP

Se você busca emagrecer com saúde, ou reorganizar a sua alimentação para que ela se torne cada vez mais equilibrada, solicitar a ajuda de um nutricionista é sem dúvidas a melhor alternativa. Mesmo assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como este profissional atua e se questionam sobre a real importância de se consultar com ele.

 

Neste artigo, pretendemos esclarecer as dúvidas mais comuns e ressaltar algumas informações importantes para que você possa entender como funciona a consulta com um nutricionista.

 

No site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender. Busque pelos termos Nutricionista Zona Sul/SP em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Zona Sul/SP) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Consulta Nutrição: Avaliação Clínica - Nutricionista Zona Sul/SP

Primeiramente, é importante ressaltar que ao se consultar com um Nutricionista Zona Sul/SP, o paciente estará passando por um processo personalizado e individual. Logo, a consulta inicial será destinada a anamnese, uma entrevista com o paciente que é realizada com o objetivo de coletar informações minuciosas, investigando o seu estilo de vida e os seus hábitos alimentares, atuais e pregressos.

 

Analisar o histórico alimentar do paciente é uma ferramenta extremamente importante durante uma consulta com o Nutricionista Zona Sul/SP, pois é a partir dos dados colhidos que esse profissional poderá prescrever o plano alimentar.

 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para analisar esse histórico é a criação de um diário alimentar, onde o paciente deverá anotar todas as refeições que realizar durante um período de 24 horas. O paciente deverá anotar os alimentos 

ingeridos e suas quantidades, os horários em que foram consumidos e os locais onde as refeições foram realizadas.

 

Através da análise destes dados o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter informações mais detalhadas sobre os alimentos consumidos e estabelecer um panorama com os hábitos alimentares do paciente.

 

O Nutricionista Zona Sul/SP também poderá perguntar sobre o histórico de doenças como obesidade, bulimia, anorexia, diabetes, hipertensão, entre outras. Na sequência, será realizada a avaliação antropométrica, com o objetivo de calcular as as medidas primárias (como peso, estatura e circunferência do paciente) e as medidas secundárias (como peso ideal e IMC).

 

Consulta Nutrição: Solicitação de Exames - Nutricionista Zona Sul/SP

A solicitação de exames, como os hemogramas, é fundamental para diagnosticar com precisão o estado clínico do paciente e traçar o plano alimentar da forma mais precisa possível. Além dos exames de sangue, o Nutricionista Zona Sul/SP poderá solicitar outros exames para avaliar o quadro de saúde do paciente.

 

Consulta Nutrição: Elaboração do Plano Alimentar - Nutricionista Zona Sul/SP

O plano alimentar é elaborado baseado nas informações colhidas durante a primeira consulta com o paciente e é através dele que o Nutricionista Zona Sul/SP poderá obter uma noção de quanto tempo o paciente levará para alcançar os objetivos nutricionais e contribuir para uma melhora nos hábitos alimentares do paciente.

 

Geralmente, o plano alimentar é entregue ao paciente no mesmo dia da consulta, exceto em casos onde é necessária a solicitação de exames.

 

O plano alimentar deve ser elaborado para promover mudanças na vida do paciente, ser viável e prazeroso. Durante o processo de reeducação alimentar, o profissional e o paciente devem trocar informações essenciais para o sucesso do tratamento.

 

A reeducação fará parte de todas as consultas e o paciente deve prezar por sempre esclarecer todas as suas dúvidas junto ao Nutricionista Zona Sul/SP. O plano alimentar é elaborado através de listas, com um leque de opções de alimentos para que este não seja monótono e possa ser modificado pelo próprio paciente, segundo sempre as orientações do Nutricionista Zona Sul/SP.

 

Consulta Nutrição: Importância do Acompanhamento Nutricional - Nutricionista Zona Sul/SP

O paciente deve retornar ao consultório do Nutricionista Zona Sul/SP após cerca de 30 dias para realizar uma nova avaliação. Em alguns casos, durante esse retorno existe a possibilidade de que mudanças no plano alimentar sejam realizadas, indo de acordo com a resposta do paciente a nova dieta estabelecida.

 

Esse retorno também é importante para que o acompanhamento nutricional seja estabelecido.

 

Conclusão

Os resultados provenientes de um acompanhamento nutricional serão lentos e graduais, algo que o paciente deve ter em mente, assim como  deve entender que pouco a pouco esses resultados irão promover uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.


Lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Zona Sul/SP, ou no Google, buscando pelos termos Consulta Nutrição Zona Sul/SP.

Nutricionista - Consulta Nutrição
Zona Sul - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email