Sexualidade no envelhecimento

Sexualidade no envelhecimento
Sexualidade no envelhecimento

Não existe idade limite para o amor, a felicidade, o desejo de sentir vivo, com ou sem vida sexual ativa, a busca de cada indivíduo nunca cessa.

 A sexualidade dos idosos é pouca discutida, devido ao grande preconceito que existe. A sociedade costuma considerar esse período como assexual, como se chegasse a hora de o indivíduo ser somente, avó e avô. Assim é posto um rótulo, onde os idosos continuam sendo visto como alguém que não sente, não tem desejo e não quer. 

A sexualidade é um movimento da vida, de trocas de energias e afetividades não tendo idade para acontecer.  Mesmo após  o período fértil, o prazer, o querer, a atração e o desejo, estão presentes. Necessário assim diminuir o preconceito em favor de uma sexualidade sem medo e vergonha, permitindo que os idosos manifestem sua sexualidade sem culpa  demonstrando que esses sentimentos e manifestações percebidos não podem ser considerados anormais.

Desta forma se torna muito importante abordar sobre o assunto para que durante o processo de envelhecimento, os idosos possam também ter uma vida sexual saudável, utilizando de preservativo, prevenindo as IST' s e tendo informações para cuidar de algumas disfunções que podem aparecer!

Assim, com informação e sem tabu os idosos possam buscar tratamento com a FISIOTERAPIA PÉLVICA, para as suas disfunções sexuais que afetam sua sexualidade e autoestima, como por EXEMPLO: A secura vaginal, dor presente durante o ato, vagina mais flácida  e disfunção erétil. Bem como, procurar métodos para melhorar o seu desempenho sexual.

Texto escrito por:
Dra. Thais Eimi Nakamura
Fisioterapeuta
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

  • Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Uningá 2015- 2018.
  • Pós- graduada em Fisioterapia Pélvica na Faculdade Inspirar Londrina 2020.
  • Pós- graduada em Sexualidade.
Formação Complementar: Curso de Anatomia palpatória; Liberação miofascial instrumental e ventosaterapia; Isostretching; Mobilização neural; Curso de bandagem elástica funcional; Curso de Dry Needling ‘’Agulhamento á seco’’; Conceito PML- programa minimizador de lesões; Conceito Mulligan; Curso de disfunções sexuais femininas; Neopompoarismo; Gravidez e pós-parto- avaliar, prevenir e tratar as disfunções pélvicas; Eletroestimulação por biofeedback por manometria nas disfunções pélvicas; Recursos fisioterapêuticos no tratamento de disfunção erétil pós- prostectomia; Disfunções coloproctológicas no adulto e biofeedback por EMG. 
 
''Ajudo pessoas a cuidar da saúde íntima e ortopédica''.
-Atendimento Fisioterapia Pélvica- Uroginecologia funcional.
-Atendimento Fisioterapia Obstétrica.
-Atendimento Fisioterapia Ortopédica.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email