Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Psiquiatra

Sua Busca

Psiquiatra

Dra. Laís Lundstedt Kahtalian
Psiquiatra
  • End. 1
Rua Urussuí, 71 - Itaim Bibi - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Rafael Latorraca
Psiquiatra
  • End. 1
Av. Iraí, 393 - Moema - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Lauro Cortês
Psiquiatra
  • End. 1
Avenida Paulista , 1499 - Bela Vista - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Psiquiatra
  • End. 1
Avenida Paulista, 1499 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Nadimme Caloba
Psiquiatra
  • End. 1
R. Joaquim Floriano, 413 - Itaim Bibi - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Taíris Sampaio
Psiquiatra
  • End. 1
, Rua Cubatão - Paraíso - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Paula Zanforlin Fermiano
Psiquiatra
  • End. 1
R. Eng. Mario de Gusmão, 90 - - Maceió. AL
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Psiquiatra São Paulo - Quando se deve ir ao psiquiatra?
Psiquiatra
Psiquiatra São Paulo - Quando se deve ir ao psiquiatra?

A psiquiatria é uma especialidade médica, responsável por estabelecer o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais e comportamentais e na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das mais distintas doenças mentais. O estado de São Paulo reúne diversos  psiquiatras e para facilitar a sua busca por um profissional certificado e verificado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Psiquiatra São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quando se deve ir ao psiquiatra?

Atualmente, vivemos em um mundo onde os sintomas de estresse e ansiedade estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, fazendo com que seja fundamental se consultar com uma Psiquiatra São Paulo, pois esses sintomas podem se desenvolver e desencadear alguns transtornos mentais. Entre os principais sintomas que fazem com que você deva procurar um Psiquiatra São Paulo, estão:

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente;
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

Transtornos mentais que merecem a sua atenção

As dependências químicas, alcoolismo, depressão, transtornos de ansiedade, compulsão alimentar, bipolaridade e transtornos de humor são os transtornos mentais mais frequentes, dos quais você deve ficar atento e fazem com que você

 

deva buscar a ajuda de um Psiquiatra São Paulo. Logo que você identificar os sintomas apresentados acima, não exite em procurar por ajuda profissional o mais rápido possível.

Lembre-se, você pode encontrar psiquiatras credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.




Ver matéria
Quais são as consequências do TOC na vida de uma pessoa? - Psiquiatra Maringá
Psiquiatra
Quais são as consequências do TOC na vida de uma pessoa? - Psiquiatra Maringá

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um distúrbio crônico caracterizado pela presença persistente de compulsões e/ou obsessões. Trata-se de um transtorno muito comum, o qual possui diversos fatores de risco, como predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebral, além de traumas advindos de abuso físico e/ou sexual na infância, entre outros eventos estressantes que podem contribuir para o seu aparecimento.

 

A boa notícia é que o TOC é uma condição psiquiátrica tratável, desde que seja diagnosticada corretamente, por um psiquiatra qualificado. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Psiquiatras 100% qualificados e verificados, especialistas no tratamento do TOC, na cidade de Maringá.

 

Palavras-chave: TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, TOC Maringá, Transtorno Obsessivo Compulsivo Maringá. 

 

  • Psiquiatra Maringá: Na prática, em que consiste o TOC? - TOC Maringá

O TOC é um transtorno mental de ansiedade, que causa muita angústia a quem o possui. O transtorno é caracterizado por quadros de obsessão e compulsão, os quais agem de forma conjunta na vida de um paciente que apresenta o TOC Maringá, embora existam diferenças entre esses dois quadros.

 

As obsessões são caracterizadas por ideias, pensamentos ou impulsos recorrentes, que invadem a consciência de forma totalmente intrusiva e indesejada, resultando em desconforto e ansiedade. Muitas vezes, a pessoa fica com uma ideia fixa e que não faz sentido real algum na cabeça durante meses.

 

As compulsões, no entanto, são caracterizadas por atos físicos ou mentais repetitivos, que um indivíduo se sente obrigado a executar em resposta às obsessões e às regras rígidas que ele mesmo cria, a fim de reduzir a ansiedade gerada pelas obsessões. As mais conhecidas pelas pessoas são a compulsão por se contar o número de passos e conferir por inúmeras vezes se realmente fechou a porta de casa antes de sair, por exemplo. 

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são as consequências do Transtorno Obsessivo Compulsivo na vida de uma pessoa? - TOC Maringá

O TOC é um transtorno que gera grande sofrimento, afinal, conforme explicado acima, tal condição é caracterizada por pensamentos intrusivos e persistentes, os quais geram inúmeras consequências.

 

Um indivíduo com TOC Maringá pode ser prejudicada no trabalho, por não conseguir se concentrar em uma tarefa específica, bem como pode enfrentar problemas nos seus relacionamentos interpessoais e amorosos, fatores que podem gerar outros transtornos mentais devido ao sentimento de incapacidade para controlar os seus próprios pensamentos, como depressão, por exemplo.

 

Vale ressaltar que ter um sintoma ou outro, como checar se fechou a porta, se pegou as chaves antes, ou até alguma superstição, como bater na madeira, é natural. O Transtorno Obsessivo Compulsivo surge quando esses sintomas são demasiados, tomando muito tempo da vida da pessoa e trazendo sofrimento.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo na vida de uma pessoa? - TOC Maringá

Embora o TOC Maringá seja um transtorno muito comum, ele acaba sendo pouco diagnosticado, já que muitas vezes os pacientes e familiares o confundem como algo normal, manias.

 

A primeira etapa para conduzir um diagnóstico preciso de Transtorno Obsessivo Compulsivo consiste na identificação dos sintomas típicos do transtorno, como as mudanças comportamentais, repetições,  preocupações excessivas, pensamentos negativos, desconforto e compulsões. Além da análise dos sintomas, o diagnóstico do TOC  envolve a avaliação da história do paciente, testes diagnósticos e  laboratoriais, com o objetivo de excluir outras causas.

 

No diagnóstico do TOC Maringá é importante avaliar se:

 

- O paciente apresentar compulsões, obsessões ou ambos;

 

- As crises obsessivas compulsivas são persistentes e longas;

 

- Os comportamentos repetitivos são excessivos e irracionais;

 

- O problema prejudica a rotina e qualidade de vida, bem como, atrapalha a interação social e desempenho do indivíduo no trabalho.

 

Analisados esses pontos e finalizado o diagnóstico, o Psiquiatra Maringá pode indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo na vida de uma pessoa? - TOC Maringá

O TOC Maringá pode ser tratado de diferentes formas, que variam de acordo com a sua intensidade. Em casos mais leves, o Psiquiatra Maringá pode recomendar sessões de psicoterapia, que por si só já podem surtir efeito, principalmente quando associadas a terapia cognitivo-comportamental.

 

No entanto, em casos mais graves, o uso de medicamentos antidepressivos pode ser indicado, a fim de trazer um alívio mais rápido dos sintomas e ajudar o paciente a se restabelecer na sua vida normal. Medicamentos psiquiátricos, como os antipsicóticos, ansiolíticos e antidepressivos podem contribuir efetivamente nesse controle. 

 

Por fim, vale ressaltar que todos nós pensamos em determinados assuntos que não gostaríamos de pensar, da mesma forma que procuramos evitar determinados pensamentos a fim de não sofrer. Mas, quando nossos pensamentos invadem a mente de forma repetitiva ou nos levam a hábitos que nos fazem sofrer, buscar ajuda profissional é extremamente necessário.


Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou TOC Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Psiquiatra Maringá
Psiquiatra
Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Psiquiatra Maringá

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, o consumo de álcool é responsável por 3 milhões de mortes em todo o mundo, configurando o terceiro distúrbio psiquiátrico mais comum em todo o mundo.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento do alcoolismo, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a tratar essa difícil condição. 

 

Palavras-chave: Alcoolismo, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Alcoolismo Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Em que consiste o alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

O Alcoolismo Maringá é caracterizado pela dependência física e emocional relacionada ao uso de álcool, sendo uma condição marcada especialmente pelo consumo compulsivo da substância e pela perda no controle da quantidade de álcool ingerida.

 

A vontade de beber surge de forma frequente e até mesmo em situações inadequadas. Além disso, devido ao consumo frequente e exagerado, o Psiquiatra Maringá esclarece que a pessoa que sofre com o Alcoolismo Maringá pode desenvolver tolerância à droga, passando a necessitar de quantidades cada vez maiores da substância para sentir seus efeitos, o que gera diversos prejuízos à saúde mental e física do indivíduo, bem como inúmeros prejuízos sociais.

 

  • Psiquiatra Maringá: Qual a diferença entre o alcoolismo e o uso abusivo de álcool? - Alcoolismo Maringá

É muito comum que o Alcoolismo Maringá seja confundido com o consumo abusivo de álcool e embora ambos estejam relacionados, existem diferenças marcantes nas duas condições.

 

Indivíduos que sofrem com Alcoolismo frequentemente têm sintomas de abstinência, como tremedeira e irritabilidade, além de apresentarem uma vontade incontrolável de beber, chegando a níveis de compulsão.

 

Já aqueles que fazem o consumo abusivo do álcool, segundo o Psiquiatra Maringá, costumam apresentar a famosa ressaca e não desenvolvem essa relação de dependência, na qual sentem vontade de beber até em momentos inadequados, além dos sintomas de abstinência propriamente ditos.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

De acordo com o Psiquiatra Maringá, um indivíduo pode tornar-se alcoólatra devido a um conjunto de fatores, os quais incluem: predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais, entre outros.

 

Além disso, o transtorno pode vir associado a outras condições psiquiátricas, como transtornos de personalidade, depressão, transtorno afetivo bipolar, transtornos de ansiedade e ideações suicidas.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais danos o alcoolismo pode provocar no curto e no longo prazo? - Alcoolismo Maringá

No curto prazo, o Alcoolismo Maringá pode provocar problemas como intoxicação, acidentes de trânsito, conflitos com outras pessoas, demissão, problemas familiares, além de colocar o indivíduo em diversas outras situações de risco.

 

No médio e no longo prazo, existem outras deteriorações secundárias, como deteriorações neurológicas, alterações do fígado e agravamento ou desenvolvimento de outros quadros neurológicos.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento do alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

O Alcoolismo não tem cura, afinal, uma pessoa que sofre com alcoolismo não pode voltar a ter uma relação saudável com a bebida, já que o consumo do álcool pode trazer de volta todos os problemas combatidos com o tratamento. Contudo, ainda que o tratamento não cure o problema, ele pode ajudar a pessoa a recuperar sua qualidade de vida e evitar outras consequências mais graves.

 

O tratamento do Alcoolismo Maringá deve ser realizado individualmente, com base na análise do histórico clínico do paciente, e em diferentes etapas. Ele vai desde a desintoxicação do organismo através da abstenção do álcool, ao uso de medicamentos, passando também pelas sessões de psicoterapia.

 

A psicoterapia individual e familiar é extremamente útil para que o paciente e a sua família compreendam o problema, conheçam todos os aspectos psicológicos envolvidos na dependência do álcool e aprendam a lidar com as questões físicas e emocionais inerentes à condição.

 

Por fim, o suporte contínuo e a participação em programas de ajuda mútua, como é o caso dos Alcoólicos Anônimos (AA), pode influenciar positivamente na recuperação dos dependentes.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Alcoolismo Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais são os primeiros sintomas de uma depressão? - Psiquiatra Maringá
Psiquiatra
Quais são os primeiros sintomas de uma depressão? - Psiquiatra Maringá

A depressão é uma doença que acompanha a humanidade desde os primórdios da sua história, sendo considerada atualmente como o grande  "mal do século". Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofram com esse transtorno, o qual deve ser tratado por um psiquiatra 100% qualificado e verificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar Psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da Depressão, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a recuperar qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Tratamento para Depressão, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Tratamento para Depressão  Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são os primeiros sintomas de uma depressão? - Tratamento para Depressão Maringá

Os sintomas da Depressão Maringá se manifestam de forma física e emocional, sendo os mais comuns:

 

- Irritabilidade, angústia, ansiedade e humor depressivo;

- Desânimo, cansaço, desânimo ou incapacidade de sentir prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;

- Desinteresse, falta de motivação, desinteresse e apatia;

- Sentimentos como medo, vazio, insegurança e desamparo;

- Pessimismo, sensação constante de culpa, baixa auto-estima;

- Desejo de morrer ou tendências suicidas;

- Interpretação distorcida e depressiva da realidade;

- Dificuldade de concentração, raciocínio lento e esquecimento;

- Diminuição da líbido e do desempenho sexual, mesmo que a pessoa consiga manter atividade sexual;

- Perda ou aumento de apetite e/ou do peso;

- Insônia;

- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos.

 

Ao notar qualquer um destes sintomas, o paciente deve buscar a ajuda imediata de Psiquiatra Maringá para realizar o diagnóstico.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o diagnóstico? - Tratamento para Depressão Maringá

Por conta da grande variedade de sintomas, que podem estar relacionados a outras doenças, é comum que a maioria das pessoas tenham dúvidas sobre como identificar a depressão. Por esse motivo, recomenda-se buscar a ajuda do Psiquiatra Maringá assim que notar os sintomas característicos da doença.

 

O diagnóstico da Depressão Maringá requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas, que incluem obrigatoriamente espírito deprimido durante, pelo menos, duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária.

 

  • Psiquiatra Maringá: Entenda como é feito o tratamento da depressão - Tratamento para Depressão Maringá

O Tratamento para Depressão Maringá é essencialmente medicamentoso e esses medicamentos não provocam vício, não entorpecem e tão pouco incapacitam o paciente. Aliada ao tratamento medicamentoso, a psicoterapia também pode ajudar o paciente, auxiliando na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos.

 

A psicoterapia é um tratamento realizado por um Psiquiatra Maringá, que utiliza técnicas e conhecimento sobre o ser humano, auxiliando o paciente a entender a origem de seus conflitos e a se conhecer melhor, na busca por uma solução.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quando devo buscar a ajuda de um psiquiatra? - Tratamento para Depressão Maringá

Caso você perceba que está com o humor deprimido, ou apresentando algum dos outros sintomas citados ao longo desse texto por mais de duas semanas, busque a ajuda de um profissional para avaliá-los, encaminhando-o para o tratamento mais adequado.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Tratamento para Depressão Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que provoca a ansiedade? - Psiquiatra Maringá
Psiquiatra
O que provoca a ansiedade? - Psiquiatra Maringá

Hoje em dia, não é difícil encontrar uma pessoa que se diga ansiosa, afinal, a ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento, o qual acaba se intensificando ainda mais no mundo contemporâneo do qual fazemos parte.

 

Em determinados graus, a ansiedade pode ser positiva, funcionando como um sinal de alerta para buscarmos proteção ou tomarmos alguma atitude diante de uma situação. Contudo, quando ela se torna intensa, provocando sintomas físicos como dores no corpo, sensação de aperto no peito, falta de ar, irritabilidade e palpitações, pode significar que a ansiedade está se tornando patológica, situação que requer a atenção de um psiquiatra 100% qualificado e verificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar Psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da Ansiedade, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a recuperar qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Tratamento para Ansiedade, Ansiedade, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Tratamento para Ansiedade Maringá, Ansiedade Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Em que consiste a ansiedade? - Ansiedade Maringá

A Ansiedade Maringá consiste em um transtorno psicológico, que pode acometer pessoas que se preocupam intensamente com algo e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

 

Os transtornos ansiosos são uma reação emocional às incertezas e imprevisibilidade do futuro, acompanhado de um forte sentimento pessimista. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, medo e insegurança, além de um sentimento de fuga urgente.

 

Posteriormente, uma pessoa com Ansiedade Maringá pode desenvolver insegurança, mudanças exageradas de humor, tremores e transpiração excessiva.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais suas as consequências do transtorno de ansiedade? - Ansiedade Maringá

A preocupação excessiva, os pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, as atitudes compulsivas e demais características dos transtornos de Ansiedade Maringá podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo para uma pessoa, impactando de forma negativa na qualidade de vida de uma pessoa, especialmente nos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

À medida que o quadro se agrava (principalmente sem tratamento adequado com o Psiquiatra Maringá), piora a maneira como o indivíduo encara o ambiente, seus semelhantes e a si mesma. Isso resulta em consequências como:

 

- Isolamento social e consequentemente, solidão;

- Baixa autoestima;

- Dificuldade de cuidar de si mesma;

- Sedentarismo;

- Emagrecimento ou obesidade;

- Vícios;

- Compulsões;

- Entre outras consequências.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é feito o tratamento da ansiedade? - Ansiedade Maringá

Em geral, o tratamento da ansiedade com o Psiquiatra Maringá é voltado mais para o controle do quadro do que para uma cura. Uma vez diagnosticado com algum tipo de transtorno de Ansiedade Maringá, caso não haja o controle adequado do caso, o indivíduo continuará apresentando os sintomas.

 

Logo, o tratamento para Ansiedade Maringá não deve envolver apenas o uso de medicamentos, sendo necessário que haja também uma mudança no estilo de vida do paciente, o qual deve dar mais atenção à seu estado geral de saúde, prezando por uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regularmente, além de adotar práticas de autocuidado e bem-estar para o corpo e para a mente.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como controlar a ansiedade? - Ansiedade Maringá

A meditação vem sendo uma das principais técnicas complementares ao tratamento dos quadros ansiosos a serem utilizadas pelos Psiquiatra Maringá.

 

A prática da meditação não possui uma finalidade religiosa, como muitos acreditam. Na verdade, ela consiste em aprender a fazer com que o indivíduo utilize a sua capacidade mental e o silêncio para tranquilizar sua própria mente, de forma complementar ao tratamento da ansiedade.

 

Por meio dos exercícios de respiração e relaxamento, a pessoa consegue organizar seus pensamentos, voltando a racionalidade perdida nos momentos de crise. A partir da meditação, a pessoa também consegue perceber quais gatilhos podem desencadear uma crise de Ansiedade Maringá, fazendo de tudo para evitá-los.

 

  • Psiquiatra Maringá: A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos - Ansiedade Maringá

Hoje, a medicina vem utilizando a meditação complementada com o mindfulness — do inglês, atenção plena —, uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece ao nosso redor, tanto na nossa mente quanto no ambiente externo.

 

A meditação mindfulness não é uma terapia convencional, em que a pessoa precisa se locomover até o local em que será realizada. Cada paciente tem autonomia para praticá-la onde e quando quiser. Atualmente, existem até mesmo aplicativos que  podem auxiliar em uma meditação guiada.

 

- Para começar isso o paciente deve:

- Pensar no objetivo que deseja alcançar através da meditação;

- Encontrar um lugar sem, ou com o mínimo de distrações;

- Sentar-se no chão, com o apoio de uma almofada para manter a postura, ou em uma cadeira, também de maneira correta;

- Visualizar um ponto de foco à sua frente e centrar se nele, de olhos abertos;

- Inspirar e expirar pelo nariz.

 

Quanto ao tempo, o paciente pode começar com 5 minutos a 10 minutos por dia, aumentando gradualmente. O importante é fazer com que a meditação faça parte da rotina, aliando-a ao tratamento indicado pelo Psiquiatra Maringá.


Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou TAnsiedade Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais são os transtornos mentais causados pela dependência química? - Psiquiatra Maringá
Psiquiatra
Quais são os transtornos mentais causados pela dependência química? - Psiquiatra Maringá

A dependência química é um transtorno neuropsiquiátrico que surge em decorrência do uso abusivo de drogas, sejam elas lícitas, como o álcool e o tabaco, ou ilícitas, como a cocaína, a maconha e as anfetaminas.

 

A dependência química pode ser classificada como um transtorno mental já que, além de envolver aspectos diversos físicos, gera uma dependência psicológica relacionada à substância, que deve ser tratada por um psiquiatra 100% qualificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da dependência química, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a tratar essa difícil condição. 

 

Palavras-chave: Dependência Química, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Dependência Química Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Existe relação entre transtorno mental e dependência química? - Dependência Química Maringá

A relação entre a Dependência Química Maringá e os transtornos psiquiátricos, muitas vezes, acaba por ser bem estabelecida, mas nem sempre de fácil identificação. Existem casos onde a presença desses transtornos é fator que leva essas pessoas a buscarem uma saída no uso de substâncias tóxicas e psicoativas viciantes, enquanto em outros casos, a Dependência Química é que desencadeia os problemas psiquiátricos.

 

O que acontece é que alguns indivíduos já possuem uma pré-disposição para o desenvolvimento de determinadas doenças mentais e o uso destas substâncias pode provocar ou agravar tais condições, devido as alterações constantes nos neurotransmissores provocadas pelo uso de drogas e que tende a deixar consequências graves e duradouras, exigindo o tratamento com o Psiquiatra Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais são os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas? - Dependência Química Maringá

A longo prazo, a  Dependência Química Maringá pode causar a destruição dos neurônios, diminuindo a capacidade de pensar e o desenvolvimento de uma série de doenças psiquiátricas. Os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas são:

- Depressão;

 

- Transtorno psicótico;

 

- Ansiedade;

 

-Síndrome de abstinência;

 

- Síndrome amnésica;

 

- Transtornos alimentares.

 

  • Psiquiatra Maringá: Diagnóstico de dependentes do uso de drogas - Dependência Química Maringá

A Dependência Química Maringá é um transtorno mental caracterizado por uma série de sintomas e sinais, que ajudam o Psiquiatra Maringá na hora de fechar o diagnóstico. São eles:

 

- Compulsão pelo uso das substâncias;

 

- Abstinência;

 

- Necessidade de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;

 

- Falta de controle sobre o uso e quantidade das substâncias;

 

- Abandono de outras atividades sociais e laborais;

 

- O indivíduo se coloca em situações fisicamente perigosas;

 

- Os sinais da dependência se tornam físicos visíveis.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento de dependentes químicos junto a um psiquiatra? - Dependência Química Maringá

O tratamento Dependência Química Maringá deve ser fornecido pelo Psiquiatra Maringá de forma individualizada, de acordo com a patologia de cada paciente e atendendo às suas necessidades sociais, ambientais e psicobiológicas, as quais o levaram a consumir tais substâncias e manter o seu uso contínuo.

 

Por fim, é importante salientar que o tratamento da Dependência Química Maringá é multidisciplinar, envolvendo uma equipe médica formada pelo Psiquiatra Maringá junto a outros profissionais, sempre de acordo com cada caso.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Dependência Química Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA