Guia SaÚde Blog

O que provoca a ansiedade? - Psiquiatra Maringá
O que provoca a ansiedade? - Psiquiatra Maringá

O que provoca a ansiedade? - Psiquiatra Maringá

Hoje em dia, não é difícil encontrar uma pessoa que se diga ansiosa, afinal, a ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento, o qual acaba se intensificando ainda mais no mundo contemporâneo do qual fazemos parte.

 

Em determinados graus, a ansiedade pode ser positiva, funcionando como um sinal de alerta para buscarmos proteção ou tomarmos alguma atitude diante de uma situação. Contudo, quando ela se torna intensa, provocando sintomas físicos como dores no corpo, sensação de aperto no peito, falta de ar, irritabilidade e palpitações, pode significar que a ansiedade está se tornando patológica, situação que requer a atenção de um psiquiatra 100% qualificado e verificado.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar Psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento da Ansiedade, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a recuperar qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Tratamento para Ansiedade, Ansiedade, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Tratamento para Ansiedade Maringá, Ansiedade Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Em que consiste a ansiedade? - Ansiedade Maringá

A Ansiedade Maringá consiste em um transtorno psicológico, que pode acometer pessoas que se preocupam intensamente com algo e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

 

Os transtornos ansiosos são uma reação emocional às incertezas e imprevisibilidade do futuro, acompanhado de um forte sentimento pessimista. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, medo e insegurança, além de um sentimento de fuga urgente.

 

Posteriormente, uma pessoa com Ansiedade Maringá pode desenvolver insegurança, mudanças exageradas de humor, tremores e transpiração excessiva.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais suas as consequências do transtorno de ansiedade? - Ansiedade Maringá

A preocupação excessiva, os pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, as atitudes compulsivas e demais características dos transtornos de Ansiedade Maringá podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo para uma pessoa, impactando de forma negativa na qualidade de vida de uma pessoa, especialmente nos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

À medida que o quadro se agrava (principalmente sem tratamento adequado com o Psiquiatra Maringá), piora a maneira como o indivíduo encara o ambiente, seus semelhantes e a si mesma. Isso resulta em consequências como:

 

- Isolamento social e consequentemente, solidão;

- Baixa autoestima;

- Dificuldade de cuidar de si mesma;

- Sedentarismo;

- Emagrecimento ou obesidade;

- Vícios;

- Compulsões;

- Entre outras consequências.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é feito o tratamento da ansiedade? - Ansiedade Maringá

Em geral, o tratamento da ansiedade com o Psiquiatra Maringá é voltado mais para o controle do quadro do que para uma cura. Uma vez diagnosticado com algum tipo de transtorno de Ansiedade Maringá, caso não haja o controle adequado do caso, o indivíduo continuará apresentando os sintomas.

 

Logo, o tratamento para Ansiedade Maringá não deve envolver apenas o uso de medicamentos, sendo necessário que haja também uma mudança no estilo de vida do paciente, o qual deve dar mais atenção à seu estado geral de saúde, prezando por uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regularmente, além de adotar práticas de autocuidado e bem-estar para o corpo e para a mente.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como controlar a ansiedade? - Ansiedade Maringá

A meditação vem sendo uma das principais técnicas complementares ao tratamento dos quadros ansiosos a serem utilizadas pelos Psiquiatra Maringá.

 

A prática da meditação não possui uma finalidade religiosa, como muitos acreditam. Na verdade, ela consiste em aprender a fazer com que o indivíduo utilize a sua capacidade mental e o silêncio para tranquilizar sua própria mente, de forma complementar ao tratamento da ansiedade.

 

Por meio dos exercícios de respiração e relaxamento, a pessoa consegue organizar seus pensamentos, voltando a racionalidade perdida nos momentos de crise. A partir da meditação, a pessoa também consegue perceber quais gatilhos podem desencadear uma crise de Ansiedade Maringá, fazendo de tudo para evitá-los.

 

  • Psiquiatra Maringá: A meditação como técnica complementar no tratamento dos quadros ansiosos - Ansiedade Maringá

Hoje, a medicina vem utilizando a meditação complementada com o mindfulness — do inglês, atenção plena —, uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece ao nosso redor, tanto na nossa mente quanto no ambiente externo.

 

A meditação mindfulness não é uma terapia convencional, em que a pessoa precisa se locomover até o local em que será realizada. Cada paciente tem autonomia para praticá-la onde e quando quiser. Atualmente, existem até mesmo aplicativos que  podem auxiliar em uma meditação guiada.

 

- Para começar isso o paciente deve:

- Pensar no objetivo que deseja alcançar através da meditação;

- Encontrar um lugar sem, ou com o mínimo de distrações;

- Sentar-se no chão, com o apoio de uma almofada para manter a postura, ou em uma cadeira, também de maneira correta;

- Visualizar um ponto de foco à sua frente e centrar se nele, de olhos abertos;

- Inspirar e expirar pelo nariz.

 

Quanto ao tempo, o paciente pode começar com 5 minutos a 10 minutos por dia, aumentando gradualmente. O importante é fazer com que a meditação faça parte da rotina, aliando-a ao tratamento indicado pelo Psiquiatra Maringá.


Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou TAnsiedade Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Psiquiatra - Tratamento para ansiedade
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email