Guia SaÚde Blog

Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Psiquiatra Maringá
Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Psiquiatra Maringá

Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Psiquiatra Maringá

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, o consumo de álcool é responsável por 3 milhões de mortes em todo o mundo, configurando o terceiro distúrbio psiquiátrico mais comum em todo o mundo.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar psiquiatras especializados no diagnóstico e no tratamento do alcoolismo, na cidade de Maringá, e que vão te ajudar a tratar essa difícil condição. 

 

Palavras-chave: Alcoolismo, Psiquiatra, Maringá, Psiquiatra Maringá, Alcoolismo Maringá.

 

  • Psiquiatra Maringá: Em que consiste o alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

O Alcoolismo Maringá é caracterizado pela dependência física e emocional relacionada ao uso de álcool, sendo uma condição marcada especialmente pelo consumo compulsivo da substância e pela perda no controle da quantidade de álcool ingerida.

 

A vontade de beber surge de forma frequente e até mesmo em situações inadequadas. Além disso, devido ao consumo frequente e exagerado, o Psiquiatra Maringá esclarece que a pessoa que sofre com o Alcoolismo Maringá pode desenvolver tolerância à droga, passando a necessitar de quantidades cada vez maiores da substância para sentir seus efeitos, o que gera diversos prejuízos à saúde mental e física do indivíduo, bem como inúmeros prejuízos sociais.

 

  • Psiquiatra Maringá: Qual a diferença entre o alcoolismo e o uso abusivo de álcool? - Alcoolismo Maringá

É muito comum que o Alcoolismo Maringá seja confundido com o consumo abusivo de álcool e embora ambos estejam relacionados, existem diferenças marcantes nas duas condições.

 

Indivíduos que sofrem com Alcoolismo frequentemente têm sintomas de abstinência, como tremedeira e irritabilidade, além de apresentarem uma vontade incontrolável de beber, chegando a níveis de compulsão.

 

Já aqueles que fazem o consumo abusivo do álcool, segundo o Psiquiatra Maringá, costumam apresentar a famosa ressaca e não desenvolvem essa relação de dependência, na qual sentem vontade de beber até em momentos inadequados, além dos sintomas de abstinência propriamente ditos.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como uma pessoa desenvolve o alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

De acordo com o Psiquiatra Maringá, um indivíduo pode tornar-se alcoólatra devido a um conjunto de fatores, os quais incluem: predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais, entre outros.

 

Além disso, o transtorno pode vir associado a outras condições psiquiátricas, como transtornos de personalidade, depressão, transtorno afetivo bipolar, transtornos de ansiedade e ideações suicidas.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais danos o alcoolismo pode provocar no curto e no longo prazo? - Alcoolismo Maringá

No curto prazo, o Alcoolismo Maringá pode provocar problemas como intoxicação, acidentes de trânsito, conflitos com outras pessoas, demissão, problemas familiares, além de colocar o indivíduo em diversas outras situações de risco.

 

No médio e no longo prazo, existem outras deteriorações secundárias, como deteriorações neurológicas, alterações do fígado e agravamento ou desenvolvimento de outros quadros neurológicos.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é realizado o tratamento do alcoolismo? - Alcoolismo Maringá

O Alcoolismo não tem cura, afinal, uma pessoa que sofre com alcoolismo não pode voltar a ter uma relação saudável com a bebida, já que o consumo do álcool pode trazer de volta todos os problemas combatidos com o tratamento. Contudo, ainda que o tratamento não cure o problema, ele pode ajudar a pessoa a recuperar sua qualidade de vida e evitar outras consequências mais graves.

 

O tratamento do Alcoolismo Maringá deve ser realizado individualmente, com base na análise do histórico clínico do paciente, e em diferentes etapas. Ele vai desde a desintoxicação do organismo através da abstenção do álcool, ao uso de medicamentos, passando também pelas sessões de psicoterapia.

 

A psicoterapia individual e familiar é extremamente útil para que o paciente e a sua família compreendam o problema, conheçam todos os aspectos psicológicos envolvidos na dependência do álcool e aprendam a lidar com as questões físicas e emocionais inerentes à condição.

 

Por fim, o suporte contínuo e a participação em programas de ajuda mútua, como é o caso dos Alcoólicos Anônimos (AA), pode influenciar positivamente na recuperação dos dependentes.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Psiquiatras qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Psiquiatra Maringá ou Alcoolismo Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Psiquiatra - Alcoolismo
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email