Dr. Renato do Amaral Fernandes - Oftalmologista

  • CRM/RJ: 52-69406-1
  • 2822 Visualizações
1 avaliação(es)
Ver avaliações

Siga-me nas Redes Sociais

Sobre o profissional

Dr. Renato do Amaral Fernandes | CRM 694061-RJ Oftalmologista Dr. Renato Fernandes formou-se em 2000 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez residência médica em Oftalmologia em 2003 e especialização em Segmento Anterior em 2004. Desde 2004, possui Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sendo Membro Titular do mesmo. Ainda é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e das Sociedades Americanas e Européia de Cirurgias de Catarata e Refrativa. Entre 2007 e 2009, Dr. Renato foi Chefe do Setor de Catarata do Hospital do Corpo de Bombeiros, quando foi convidado a assumir a Chefia do Serviço de Catarata da Clínica Oftalmo Day, localizada na Tijuca – RJ. Iniciou a Clínica de Olhos Fernandes também em 2009 (Botafogo – RJ) e o Centro Cirúrgico Day Clinic Mais em 2012 (Angra dos Reis). Participa frequentemente como Palestrando e Congressista em diversos Congressos Nacionais e Internacionais de Oftalmologia e de Cirurgias Refrativa e de Catarata e Ceratocone.

Planos
Mutua
Amil
Banco Central do Brasil
Golden Cross
Unimed
ONE Health
Real Grandeza
Especialidades
Consulta Oftalmologia
Acuidade Visual
Adaptação de Lente de Contato
Capsulectomia do cristalino
Cirurgia a laser ocular
Cirurgia de Catarata
Cirurgia Do Pterígio
Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa
Cirurgia para correção de hipermetropia
Cirurgia para correção de miopia
Cirurgia refrativa
Crosslinking do colágeno corneano
Graduação
Formou-se em 2000 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
residência médica em Oftalmologia em 2003
especialização em Segmento Anterior em 2004
Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e das Sociedades Americanas e Européia de Cirurgias de Catarata e Refrativa.
Serviços

A Catarata acontece quando a lente que temos dentro de nossos olhos, o Cristalino, perde a transparência. Ela se torna opaca e embaça a visão de maneira progressiva. A principal causa do aparecimento da Catarata é a idade avançada, mas existem medicamentos (corticóides) e doenças (Diabetes Mellitus) que também aceleram o desenvolvimento deste distúrbio visual. Traumas, como acidentes e pancadas, também podem causar cataratas de difícil tratamento. Há ainda Cataratas Congênitas, que acometem recém nascidos com doenças infecciosas ou metabólicas.

Independente da causa, o tratamento da Catarata é a Cirurgia de Facectomia, na qual utilizamos um Ultrassom para quebrar o cristalino pacificado em pequenos pedaços que são aspirados de dentro do olho por uma minúscula incisão (1.8 a 2.75mm) que sequer precisa ser suturada. Hoje em dia podemos usar um Laser para auxiliar em alguns passos dessa cirurgia. Após a retirada da catarata, implantamos uma Lente Intra-Ocular (LIO) que vai ser a responsável pela focalização da imagem precisamente sobre a retina. As LIOs modernas tem tecnologia para corrigir a miopia, a hipermetropia e até o astigmatismo (LIO tórica). Existem ainda LIOs que corrigem inclusive a visão para perto (LIOs multifocais).

A Mácula é a parte central da retina, sendo responsável pelo detalhamento da visão. Em geral, o paciente perde o campo central da visão, tornando-a embaçada e com uma mancha escura no centro da visão. Esta é uma doença geneticamente determinada e afeta, na maioria dos casos, pessoas claras e com mais de 50 anos. A Degeneração Macular é referida também pela sigla DMRI, ou seja, Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Há dois tipos dessa doença, uma mais branda e outra mais severa. A mais branda, chamada DMRI seca, é felizmente a mais frequente dentre os pacientes; já a severa, chamada de DMRI exsudativa (hemorrágica), tem causas como tabagismo, doenças metabólicas e circulatórias, como o diabetes e a hipertensão.

Ceratocone é uma das doenças que atingem a córnea e não precisa ficar assustado ou assustada, pois existem diversos tratamentos muito eficazes para todas as fases. O principal sintoma é a visão distorcida e embaçada, tanto para perto quanto para longe. O ceratocone modifica a curvatura (espessura e ridigez) normal da córnea, tornando-a cônica (como um cone). Na sua fase inicial, em geral, o paciente apresenta um astigmatismo irregular, fazendo com que troque o grau com muita frequência.

Geralmente o Ceratocone aparece na adolescência e em jovens adultos (até por volta dos 20 anos), por isso a visita regular ao oftalmo é muito importante,pois apesar de ser degerativa e progressiva, quando tratada, o paciente poderá ter uma vida normal e visão corrigida com o uso de óculos, lentes (tanto gelatinosas, quanto rígidas) e outras técnicas.

Endereços
R. Real Grandeza, 108 Sala1508 - Botafogo - Rio de Janeiro. RJ
R. Real Grandeza, 108 Sala1508 - Rio de Janeiro. RJ
Ver no mapa
Vídeos
Matérias
Respostas
Tenho catarata e gostaria de saber se tem algum tratamento alternativo à cirurgia para a catarata?
Não. O único procedimento eficaz é a cirurgia. Não existe nenhum tipo de tratamento clínico ou medicação que cure ou mesmo retarde a evolução da catarata. O que ocorre é que o desenvolvimento da doença pode cessar espontaneamente, e algumas pessoas erroneamente associam o fato…
Doutor, existe cura total para o Ceratocone?
O ceratocone não tem cura, contudo se tratado de forma adequada pode restabelecer aos doentes uma boa acuidade visual compatível com as necessidades das tarefas diárias.
Meu avó fez cirurgia de catarata e nós gostaríamos de saber se existe risco da catarata voltar?
O tratamento cirúrgico da catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. O material utilizado atualmente nas lentes intra-oculares impede que este tipo de problema aconteça novamente, mas implantes antigos podem apresentar alterações como, por exemplo, a catarata secundária.
Quanto tempo em media leva a cirurgia de catarata?
Geralmente em menos de 10 minutos o paciente já está liberado. Os casos mais complicados ocorrem quando a catarata já está muito madura, ou seja, enrijecida. Assim mesmo, não dura mais do que 30 minutos.
Poderiam me dizer como as lentes rígidas são adaptadas para o tratamento do ceratocone?
A partir da caracterização do ceratocone por exames de imagem (a partir de topógrafos ou tomógrafos), temos uma ideia inicial de qual lente poderemos iniciar os testes. Uma boa adaptação geralmente garante um bom desempenho visual e conforto progressivo por parte do paciente. A lente…
Qual o tipo de anestesia é usada na cirurgia de catarata?
Na cirurgia de catarata é comum a utilização de anestesia local, o que permite ao paciente se manter lúcido ou ligeiramente sedado durante todo o procedimento cirúrgico, sem sentir dor.
Avaliações
Deixe sua avaliação
Avaliação Geral:
5
Avaliação Geral:
5
  • Infraestrutura
    Excelente!
  • Pontualidade
    Excelente!
  • Atendimento Secretária
    Excelente!
  • Atendimento na consulta
    Excelente!
AVALIAR
Ver mais avaliações
Oftalmologista Rio de Janeiro Botafogo Oftalmologista - Rio de Janeiro Oftalmologista - Botafogo

Para mais informações, entre em contato com Dr. Renato do Amaral Fernandes - Oftalmologista - Rio de Janeiro/RJ

Conversar no Whatsapp
Pedir informação

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email