Importância da fisioterapia pélvica após radioterapia uroginecológica e coloproctológica

Importância da fisioterapia pélvica após radioterapia uroginecológica e coloproctológica
Importância da fisioterapia pélvica após radioterapia uroginecológica e coloproctológica

A radioterapia é um tratamento localizado que utiliza a radiação ionizante e é comumente utilizado nos cânceres ginecológicos e proctológicos. Devido ao direcionamento da irradiação local de aplicação e a localização no tumor, a radioterapia pélvica pode acometer a bexiga, órgãos reprodutores, intestino e o reto.

O principal efeito deletério da radiação sobre os tecidos são as queimaduras e a fibrose. Assim as principais consequências são:

? Estenose vaginal: É o fechamento do canal vaginal, devido ao acúmulo de tecido cicatricial na vagina, deixando ela mais estreita, menos flexível e com pouca lubrificação;
? Dispareunia: Dor na relação sexual;
? Alterações vesicais e incontinência urinária;
? Disfunções anorretais;

Além disso, os efeitos da radioterapia podem perdurar por longos períodos mesmo após o tratamento. Então se sentir presença de sintomas mesmo depois de muito tempo procure o médico e o fisioterapeuta pélvico.

Todas essas alterações descritas são tratadas pela fisioterapia pélvica. O ideal é iniciar o acompanhamento com a fisioterapia pélvica durante o tratamento com a radioterapia, ou logo após seu término. Então a Fisioterapia pélvica é muito importante para prevenir e tratar tais disfunções.

Texto escrito por:
Dra. Thais Eimi Nakamura
Fisioterapeuta
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

  • Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Uningá 2015- 2018.
  • Pós- graduada em Fisioterapia Pélvica na Faculdade Inspirar Londrina 2020.
  • Pós- graduada em Sexualidade.
Formação Complementar: Curso de Anatomia palpatória; Liberação miofascial instrumental e ventosaterapia; Isostretching; Mobilização neural; Curso de bandagem elástica funcional; Curso de Dry Needling ‘’Agulhamento á seco’’; Conceito PML- programa minimizador de lesões; Conceito Mulligan; Curso de disfunções sexuais femininas; Neopompoarismo; Gravidez e pós-parto- avaliar, prevenir e tratar as disfunções pélvicas; Eletroestimulação por biofeedback por manometria nas disfunções pélvicas; Recursos fisioterapêuticos no tratamento de disfunção erétil pós- prostectomia; Disfunções coloproctológicas no adulto e biofeedback por EMG. 
 
''Ajudo pessoas a cuidar da saúde íntima e ortopédica''.
-Atendimento Fisioterapia Pélvica- Uroginecologia funcional.
-Atendimento Fisioterapia Obstétrica.
-Atendimento Fisioterapia Ortopédica.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email