Clínicas

Selecione...

Região

Florianópolis

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Florianópolis/SC

Dr. Leonello Bocchese
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Trompowsky, 291 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. José Albino Lopez Bello
Endocrinologista
  • End. 1
Rua Vitor Konder, 125 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião Plástico
  • End. 1
  • End. 2
Rua Dorval Melchíades de Souza, 588 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Ana Luiza Camargo
Cirurgião Vascular
  • End. 1
Rua Jerônimo Coelho, 293 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Aline Kracik
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Avenida Mauro Ramos, 1970 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Giorgio Bez Batti
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Lauro Linhares, 2055 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Mariana Martins
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
  • End. 1
Rua Padre Roma, 482 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Gabrielle Van de Sande Silveira
Reumatologista
  • End. 1
Rua Dom Joaquim, 885 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Amir Abu El Haje
Cirurgião Plástico
  • End. 1
R. Dom Joaquim , 885 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Henrique Müller
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Av. Rio Branco , 691 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Mioma no útero é sinal de câncer? - Mioma Uterino Florianópolis
Mioma no útero é sinal de câncer? - Mioma Uterino Florianópolis

O mioma uterino é um tumor benigno, presente entre 40 a 80% das mulheres e com risco de malignidade muito baixo. O sarcoma é a vertente maligna do mioma, um tumor maligno raro e que geralmente está associado a grandes massas, com rápido crescimento e com metástases já no momento do diagnóstico. 

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da mioma uterino e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Mioma Uterino Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao procedimento como Mioma Uterino Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Mioma Uterino Florianópolis: Quais são os principais sintomas? - Ginecologista Florianópolis

Na maioria dos casos, os miomas surgem sem apresentar nenhum tipo de sintoma, mas quando estes estão presentes, as pacientes podem relatar fluxo menstrual intenso (com duração maior do que uma semana), dor ou pressão na pélvis, incontinência urinária, constipação, dor nas costas e nas pernas, além de dificuldade para engravidar.

 

Mioma Uterino Florianópolis: Como diagnosticar sua presença? - Ginecologista Florianópolis

Através de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, é possível avaliar a cavidade do útero e detectar a presença de um mioma. Caso o mioma uterino seja detectado e a paciente possua o desejo de engravidar ou apresente sintomas intensos, é importante manter o acompanhamento com um ginecologista e iniciar o tratamento mais adequado.

 

Mioma Uterino Florianópolis: Como é o tratamento?- Ginecologista Florianópolis

O tratamento deve ser realizado para o controle dos sintomas, principalmente quando estes forem muito intensos, provocando dor exacerbada, fluxo menstrual abundante ou quando a paciente vem realizando diversas tentativas de engravidar sem sucesso.

 

Os principais tipos de tratamento para os miomas uterinos são:

  • Medicamentosos: Com o uso de alguns medicamentos é possível aliviar o sintomas e reduzir de forma temporária a incidência, assim como a proliferação dos miomas. Entretanto, nenhum medicamento é capaz de diminuir de forma permanentemente um mioma.
  • Miomectomia: Cirurgia para retirada dos miomas, mas que mantém o útero preservado, possibilitando que a paciente possa planejar futuras gestações. A Laparoscopia é a técnica mais indicada para realização da miomectomia.
  • Histerectomia: Cirurgia que consiste na retirada do útero por via laparoscópica, por via abdominal ou por via vaginal.  A histerectomia somente é indicada em casos onde nenhuma das outras opções de tratamento apresentou os resultados esperados.

 

Mioma Uterino Florianópolis: Pacientes com mioma podem engravidar?- Ginecologista Florianópolis

Os miomas estão entre as causas mais comuns de infertilidade, pois distorcem a cavidade endometrial, gerando dificuldades para implantação do óvulo e aumentando o risco de outras complicações.

 

Contudo, se no passado os miomas eram sinônimo de infertilidade, hoje, através do amplo arsenal gnostico terapêutico que a ginecologia dispõe é possível extrair os miomas sem cortes abdominais, de forma eficiente e minimamente invasiva possibilitando assim futuras gestações.

 

Basicamente, dispomos de duas possibilidades de tratamento:

  • Miomas “Fora da cavidade”: Realizamos 3 cortes abdominais de 1 cm e através da laparoscopia, seguida de “morcelamento”, tratamos a paciente.
  • Miomas intracavitários: É possível retirá-los por meio da histeroscopia, sem a necessidade de cortes abdominais. Além disso, a paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Por fim, ressalto a importância de realizar exames de rotina com um ginecologista, investigar a possível presença de miomas e caso eles sejam detectados, iniciar o tratamento mais adequado.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento dos miomas uterinos no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Mioma Uterino Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Por que fazer a reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis
Por que fazer a reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Florianópolis: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista Florianópolis: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista Florianópolis: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Gestação de risco: o que é, sintomas, causas e principais cuidados - Gestação de Alto Risco Florianópolis
Gestação de risco: o que é, sintomas, causas e principais cuidados - Gestação de Alto Risco Florianópolis

A gestação é um fenômeno natural e, por isso, toda sua evolução costuma ocorrer sem grandes intercorrências. Entretanto, quando a gestante é portadora de alguma doença ou desenvolve problemas ao longo da Gestação, existe o risco de uma evolução desfavorável, tanto para a mãe como para o feto. Nesse contexto, podemos ter uma gestação de alto risco.

 

Os principais fatores que levam a uma Gestação de alto risco são: idade, histórico da mãe, doenças gestacionais, doenças crônicas, obesidade, as condições do bebê, gestação múltipla e a ausência dos cuidados adequados ao longo da evolução do feto.

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento obstétrico de uma Gestação de alto risco e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Gestação de Alto Risco Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao tratamento como Gestação de Alto Risco Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Florianópolis: Principais sintomas de uma Gestação de risco - Gestação de Alto Risco Florianópolis

Sintomas como náuseas, enjoo, prisão de ventre, dificuldades em digerir alimentos, câimbras, dores nas costas ou incontinência urinária são comuns durante uma Gestação. Contudo, alguns sintomas podem indicar uma Gestação de risco, como por exemplo:

 

  • Sangramento vaginal,
  • Contrações uterinas ou liberação de fluido amniótico antes do tempo,
  • Não sentir o bebê se mexer por mais de um dia,
  • Tonturas, desmaios, vômitos ou náuseas frequentes,
  • Dor ao urinar,
  • Inchaço repentino pelo corpo,
  • Batimentos cardíacos acelerados,
  • Dificuldades para caminhar.
  •  

Ao apresentar algum desses sintomas é recomendado que a gestante busque ajuda do Ginecologista Florianópolis o mais rápido possível para identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Caso uma Gestação de risco seja confirmada, é importante que a gestante passe a frequentar regularmente o seu Ginecologista Florianópolis para avaliar o seu estado geral de saúde, assim como o do bebê.

 

  • Ginecologista Florianópolis: Na Gestação de alto risco, é obrigatório que o parto seja por cesárea? - Gestação de Alto Risco Florianópolis

Na Gestação de alto risco, o pré-natal é fundamental para controlar os fatores de risco e garantir que a  mulher, se assim desejar,  tenha o parto normal. A cesárea é um procedimento cirúrgico que, para mulheres com doenças prévias, pode ser extremamente agressivo.

 

A cesárea é indicada apenas quando existe o risco de complicações, como por exemplo: insuficiência esofágica ou cardíaca, doenças cardiovasculares, malformações, problemas ortopédicos na região da bacia, posição inadequada do bebê, entre outros.

 

  • Ginecologista Florianópolis: A importância do acompanhamento pré-natal - Gestação de Alto Risco Florianópolis

A ausência de controle pré-natal pode aumentar o risco ao longo de uma Gestação, tanto para a gestante, quanto para o recém-nascido. Logo, o pré-natal possui um papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas ou fetais, especialmente na primeira metade da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê e minimizando os riscos da gestante.

 

Se você apresentar algum dos sintomas citados neste artigo durante a sua gestação, lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento de um Gestação de alto risco no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Gestação de Alto Risco Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Como é realizado o tratamento com o Bodytite? - Cirurgião Plástico Florianópolis
Como é realizado o tratamento com o Bodytite? - Cirurgião Plástico Florianópolis

O Bodytite é um aparelho projetado para tratar a gordura localizada e a flacidez de pele, de forma minimamente invasiva, proporcionando aos Cirurgiões Plásticos a possibilidade de remodelar e rejuvenescer o contorno corporal e facial dos paciente a partir da utilização de uma tecnologia de radiofrequência, capaz de atingir até mesmo a camada subcutânea da pele.

 

Na Guia Saúde, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos 100% qualificados e verificados, na cidade de Florianópolis, especialistas no tratamento com o Bodytite.

 

Palavras-chave: Bodytite, Tratamento com Bodytite, Cirurgião Plástico, Florianópolis, Cirurgião Plástico Florianópolis, Bodytite Florianópolis, Tratamento com Bodytite Florianópolis.

 

  • Cirurgião Plástico Florianópolis: Quais são as candidatas ideais para o tratamento com o Bodytite? - Tratamento com Bodytite Florianópolis

O Tratamento com Bodytite Florianópolis é indicado para pacientes que possuem excesso de flacidez e gordura localizada nos braços, dorso, abdômen, coxas, joelhos, glúteos e seios.

 

Sendo assim, o tratamento com o Bodytite Florianópolis é indicado pelo Cirurgião Plástico Florianópolis para pessoas com hábitos de vida saudáveis, que praticam algum tipo atividade física e seguem uma dieta equilibrada.

 

  • Cirurgião Plástico Florianópolis: O tratamento com o Bodytite é um tipo de cirurgia plástica? - Tratamento com Bodytite Florianópolis

O Bodytite Florianópolis trabalha a lipólise de forma minimamente invasiva, oferecendo resultados que até então eram conquistados apenas através de intervenções cirúrgicas. Ou seja, o Tratamento com Bodytite Florianópolis, por mais que possa ser realizado por um Cirurgião Plástico Florianópolis, não configura necessariamente uma cirurgia plástica.

 

  • Cirurgião Plástico Florianópolis: Em quais regiões do corpo o tratamento pode ser realizado? - Tratamento com Bodytite Florianópolis

O Tratamento com Bodytite Florianópolis é relativamente rápido, com duração que varia entre 15 a 20 minutos e configura uma ótima solução para quem busca reduzir a gordura localizada em regiões como, por exemplo, braço, dorso, abdômen, seios, glúteos, joelhos e coxas, sem a consequente flacidez.

 

  • Cirurgião Plástico Florianópolis: Como é o pós-operatório do tratamento? - Tratamento com Bodytite Florianópolis

Após o Tratamento com Bodytite Florianópolis, há uma retração imediata da pele, mas o seu resultado pode ser notado em maiores detalhes pelo paciente a partir do 2º mês, ocorrendo um pico de formação de colágeno entre o 5º e o 6º mês. E além de promover a retração imediata da pele e estimular a produção de colágeno de forma minimamente invasiva, Bodytite Florianópolis confere uma rápida recuperação mais rápida, com cicatrizes mínimas, extremamente discretas.

 

Já o resultado final, poderá ser percebido cerca de 1 ano após a realização do procedimento.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Plásticos qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Plástico Florianópolis ou Tratamento com Bodytite Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis

A tireóide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço e é responsável por regular a função de diversos órgãos importantes do nosso corpo, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo assim o equilíbrio do organismo.

 

Os hormônios produzidos pela tireóide controlam o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciam na frequência cardíaca, na regulação da temperatura corporal, na transformação dos alimentos ingeridos em energia e em outras diversas funções do organismo.

 

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos manifestam algum tipo de patologia da tireóide. Além disso, dados recentes da SBEM também revelam que, embora raro, o câncer de tireóide atinge mais mulheres do que homens: cerca de 2% a 5% das mulheres com faixa etária entre 25 a 65 anos.

 

Ademais, embora estas patologias sejam mais comuns nas mulheres, os homens também podem apresentar disfunções na tireóide, as quais podem causar diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e infertilidade, por exemplo.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados, especialistas no tratamento das principais patologias da tireóide, em Florianópolis.

 

  • Quais são as principais patologias da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

A produção dos hormônios da tireóide depende do estímulo do TSH, o hormônio estimulador da tireóide, o qual é secretado pela hipófise.  As principais patologias da tireóide ocorrem quando esse hormônio está em déficit, levando ao hipotireoidismo, ou em excesso, levando ao hipertireoidismo.

 

Outro problema muito comum relacionado a tireóide é o seu aumento de tamanho, o qual é chamado de bócio. Além do bócio, embora seja menos comum, o câncer de tireóide é outra patologia bastante comum. Entenda mais sobre cada patologia a seguir:

 

- Hipotireoidismo: No hipotireoidismo, a tireóide não funciona da forma correta, provocando assim uma diminuição na produção de hormônios e, consequentemente, reduzindo a velocidade do metabolismo. Os principais sintomas do hipotireoidismo são: aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, sensibilidade ao frio, pele ressecada e depressão.

 

O hipotireoidismo pode ser diagnosticado após uma avaliação médica, confirmado pela verificação da dosagem do hormônio no sangue.

 

- Hipertireoidismo: Ao contrário do hipotireoidismo, a produção em excesso do hormônio da tireóide leva à aceleração do metabolismo, aumentando o consumo de energia pelo corpo. Como consequência, o indivíduo fica mais acelerado, tem um aumento de apetite e, apesar disso, emagrece. Também podem ocorrer sintomas como suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração.

 

A principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves, uma condição autoimune que surge sem causas conhecidas, fazendo com que o organismo passe a não reconhecer suas próprias células e assim, passe a produzir anticorpos contra elas.

 

Essa reação autoimune leva ao aumento da função da tireóide e a alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”. A doença pode ser diagnosticada por meio de uma avaliação médica e confirmada através de exames laboratoriais.

 

- Bócio: O bócio é um problema que geralmente passa despercebido pela maioria das pessoas, embora sua principal característica seja o aumento da tireoide, o que a torna palpável e visível. O bócio pode ser causado pelo hipotireoidismo, pelo hipertireoidismo, por uma gravidez ou pela falta de iodo na dieta alimentar.

 

O principal sintoma do bócio é o inchaço da glândula tireóide, mas essa patologia também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldades para engolir e respirar. O aumento do volume da glândula ocorre de forma lenta e progressiva e com isso, o paciente vai se adaptando. Somente quando a tireóide fica muito grande que as sensações de falta de ar e engasgos ocorrem.

 

- Câncer de tireóide: O câncer de tireóide é um tipo de câncer raro, cujo principal sintoma consiste no aparecimento de um nódulo na frente da garganta, abaixo do “pomo de Adão”. Quando a doença está em estágio mais avançado podem ocorrer sintomas como rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Em 95% dos casos, a presença de um nódulo na tireóide é provocada por uma doença benigna.

 

  • Quais são os principais exames para diagnosticar os problemas na tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Os principais exames disponíveis para diagnosticar as patologias da tireóide são:

 

- Exames de dosagem de hormônios: Realizados para avaliar a função da tireóide, as dosagens de T4 livre e de TSH.

 

- Dosagem de anticorpos: Utilizados para o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto e da doença de Graves.

 

- Biópsia ou punção: Realizados quando há suspeita de um nódulo tireoidiano que pode levar ao câncer de tireóide.

 

- Ultrassom (US) da tireóide: Principal método utilizado para avaliar nódulos da tireóide.

 

- Cintilografia da tireóide: Utilizado quando há dúvida para fechar o diagnóstico de hipertireoidismo.

 

  • Quais são os principais tratamentos para doenças da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Na maioria dos casos de hipotireoidismo, o tratamento é feito com levotiroxina,  uma versão sintética do hormônio produzido em déficit pela glândula tireóide. Já nos casos de hipertireoidismo, o tratamento pode ser com droga antitireoidiana, as quais inibem a síntese de T4 e T3, levando à redução gradual de suas concentrações séricas, por meio de radioiodoterapia ou através de uma cirurgia. 

 

O tratamento do bócio depende do tipo que o paciente possui, mas pode englobar desde alterações na dieta do paciente, para incluir o consumo de iodo, e o uso de medicamentos que buscam regular a função da tireoide. Já o câncer de tireóide é tratado de forma cirúrgica. 

 

  • Quando devo procurar um endocrinologista? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Todas as pessoas devem realizar consultas periódicas com um endocrinologista, a fim de realizar um cuidado preventivo, o qual é essencial para evitar as doenças citadas ao longo do texto.


Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologistas Florianópolis ou Patologias da Tireóide Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Você sabe para que serve o exame de Endoscopia? - Endoscopia Florianópolis
Você sabe para que serve o exame de Endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar diversas doenças, sendo um procedimento simples e de curta duração, mas que ainda é cercado de dúvidas que provocam medo nos pacientes, as quais pretendemos esclarecer nesta matéria. Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, reúne diversos gastroenterologistas que são especialistas no exame e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista Florianópolis e Endoscopia Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é a endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é um exame realizado com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do duodeno, feita com o uso de um tubo flexível, conhecido como endoscópio. O endoscópio possui um chip, o qual é responsável por capturar imagens do sistema digestivo. A endoscopia é um exame muito importante para realizar o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O exame pode ser associado a outros procedimentos, como a exames de sangue e a ultrassonografia do abdômen. O Gastroenterologista Florianópolis que realiza o procedimento deve ser formado em Cirurgia Geral ou em Gastroenterologia Clínica, para depois se especializar no exame.

Quando o exame de endoscopia é indicado? - Endoscopia Florianópolis 

A endoscopia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Dores abdominais,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Fezes escuras,
  • Perda de peso e apetite,
  • Dificuldades para engolir.

Como é realizado o exame de endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é realizada por via oral, com a introdução do endoscópio pelo Gastroenterologista Florianópolis, para que seja possível capturar imagens do interior do tubo digestivo, que serão posteriormente projetadas em um monitor para que o Gastroenterologista Florianópolis possa analisá-las em tempo real. O endoscópio é inserido de forma progressiva, passando pelo esôfago, estômago e duodeno, com o paciente totalmente sedado. O medicamento sedativo é administrado por via intravenosa e tem efeito de início rápido e curta duração. Além disso, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido durante o exame e para proteção de lábios e dentes.

Como explicado, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, chegando ao duodeno. Ao longo deste caminho, a estrutura interna é registrada por meio de imagens e caso sejam identificadas algumas lesões, elas podem ser tratadas ou removidas na hora, sem que haja necessidade de uma intervenção futura. Ao longo de todo o exame, o paciente é devidamente monitorado pelo Gastroenterologista Florianópolis, quanto à oxigenação e frequência cardíaca. 

Qual o preparo necessário para o exame? - Endoscopia Florianópolis

Em geral, a preparação para a endoscopia digestiva alta envolve a realização de uma dieta baseada em alimentos leves no dia anterior ao exame. O recomendado pelos Gastroenterologistas Florianópolis (profissionais certificados e verificados, que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades) é que  alimentos de difícil digestão não sejam consumidos, de modo que o estômago esteja completamente vazio no momento do procedimento, facilitando a visualização dos órgãos.

É necessário estar em jejum de 8 horas para realizar o exame e, em alguns casos, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos que possam interferir no procedimento. O paciente deve obrigatoriamente estar acompanhado de um adulto ou responsável para a realização da endoscopia, uma vez que a sedação pode fazer com que ele precise de ajuda para se locomover na volta para casa.

Não há contraindicações para a realização da endoscopia, embora o ideal seja que pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos avisem antecipadamente sobre essas condições. Com isso, o Gastroenterologista Florianópolis responsável pelo procedimento pode se preparar para que o procedimento seja feito com todo o cuidado necessário às condições de saúde do paciente.

Quais são os cuidados após o exame? - Endoscopia Florianópolis

Após o exame de endoscopia, o paciente precisa permanecer por um período no local do exame, até ser liberado pelo Gastroenterologista Florianópolis, que avaliará as suas condições e, no dia, o paciente não poderá realizar atividades que envolvam riscos ou exijam concentração. Além disso, podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica ou gases e reações alérgicas leves, mas todos esses sintomas são passageiros.

A endoscopia é um exame extremamente importante para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de várias doenças. Se você apresentar qualquer um dos sintomas citados, lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista no exame, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Florianópolis e Endoscopia Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA