Guia SaÚde Blog

 Trombose Venosa Profunda (TVP).
 Trombose Venosa Profunda (TVP).

Trombose Venosa Profunda (TVP).

De acordo com os Cirurgiões Vasculares de Maringá (profissionais que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades), a Trombose Venosa Profunda é a terceira maior causadora de mortes por doenças cardiovasculares no mundo. Ela ocorre quando há a formação de trombos em uma ou mais veias, das pernas e das coxas, impedindo a circulação sanguínea e provocando inflamações nos vasos sanguíneos.

O trombo é um coágulo que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Os pacientes que já sofreram trombose venosa profunda correm maior risco de desenvolver outros episódios da doença. A estimativa é de que 3 em cada 10 pessoas apresentarão um novo quadro da doença em menos de 10 anos, segundo os Cirurgiões Vasculares de Maringá.

Segundo os Cirurgiões Vasculares de Maringá, o maior risco da doença está atrelado ao risco do trombo se deslocar pelas veias, chegando aos pulmões e provocando a embolia pulmonar. Esta complicação da doença é grave e precisa ser tratada o quanto antes, pois a obstrução acomete grandes vasos, podendo causar choque cardiogênico ou até mesmo a morte súbita.

Os Cirurgiões Vasculares de Maringá, ressaltam que a trombose pode apresentar ou não sintomas, o que varia de acordo com o tamanho dos vasos afetados. Em casos onde os sintomas são mais evidentes, os Cirurgiões Vasculares de Maringá destacam entre eles os inchaços nas pernas, a sensação de peso nos membros inferiores, dores e pele arroxeada.

Muitos fatores estão envolvidos no aparecimento da trombose, sendo as causas mais comuns as lesões na parede das veias, fatores hereditários, imobilizações, doenças reumatológicas, uso de anticoncepcionais e a gravidez. Ainda de acordo com os Cirurgiões Vasculares de Maringá, a doença pode ser prevenida através do tratamento preventivo e da adoção de hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios, manter se no peso ideal e movimentar as pernas após muito tempo em repouso.

Se você apresenta algum dos fatores de risco, não deixe de fazer o tratamento preventivo e acompanhar atentamente a sua saúde vascular. Busque no site da Guia Saúde Cidades pelo termo "Cirurgião Vascular” e encontre profissionais gabaritados e verificados, não só em Maringá, mas em todo o Brasil!

Cirurgião Vascular
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email