Nos últimos anos, os tratamentos de retina passaram por grandes evoluções, especialmente no que tange o uso das aplicações intravítreas. O tratamento com o uso de injeções intravítreas podem ser de anti-VEGF (medicamentos que interferem no mecanismo responsável pela formação de neovascularização subretiniana) ou de corticóides e vêm sendo utilizado na oftalmologia para o tratar uma variedade de doenças, demonstrando uma boa resposta terapêutica.
Entenda mais sobre o tratamento com o uso de injeções intravítreas a seguir.
Oftalmologista Maringá: Em que consistem as injeções intravítreas? - Tratamento com o uso de injeções intravítreas Maringá
O tratamento com o uso de injeções intravítreas consiste na administração de medicamentos diretamente no globo ocular, de forma segura e bastante tolerável. O tratamento com o uso de injeções intravítreas representa um dos maiores avanços da oftalmologia em relação aos tratamentos disponíveis para as doenças na retina, pois conseguem interferir diretamente no mecanismo responsável pela formação membranas novos vasos abaixo da retina, os quais podem penetrar na retina gerando sangramentos e a liberação de substâncias que elevam a superfície da retina.
Oftalmologista Maringá: Quais as doenças tratadas com o uso das injeções intravítreas? - Tratamento com o uso de injeções intravítreas Maringá
Conhecida como a lente natural dos olhos humanos devido a sua função de transformar os estímulos luminosos em estímulos neurológicos, a retina é formada por uma fina camada de células que reveste a parte interna do olho. E devido a sua fragilidade, a retina pode ser afetada por uma série de doenças.
De modo geral, as doenças que afetam a retina são ocasionadas por patologias sistêmicas, como a diabetes e hipertensão arterial, as quais provocam diferentes tipos de lesões que levam ao crescimento endotelial vascular, bem como ao aumento de líquido ocular.
As principais doenças de retina tratadas no tratamento com o uso de injeções intravítreas são:
- Membrana neovascular sub-retiniana: Crescimento de vasos sanguíneos anormais por cima da retina.
- Degeneração macular: Embaçamento e desgaste da vista devido à degeneração da mácula, geralmente ocasionada pelo próprio envelhecimento natural.
- Retinopatia diabética: Danificação dos vasos sanguíneos em decorrência do excesso de glicose no sangue.
- Neovascularização intraocular: Crescimento de vasos sanguíneos anormais por cima da retina, do disco óptico, da íris e do ângulo anterior. Sua incidência é maior em pacientes diabético ou que possuem alguma oclusão vascular.
- Edema macular: Consiste no inchaço da mácula, área central da retina, sendo muito comum entre pessoas com quadros de diabetes não controlada.
Oftalmologista Maringá: Como é feito o tratamento com as injeções intravítreas? - Tratamento com o uso de injeções intravítreas Maringá
O tratamento com o uso de injeções intravítreas é realizado com aplicações mensais. Inicialmente, essas aplicações são realizadas uma vez ao mês, durante os primeiros três meses. Posteriormente as aplicações são feitas com um maior intervalo de tempo, de 6 a 12 semanas, até que haja a melhora completa.
No dia da aplicação, o paciente deve chegar com antecedência, para que seja feita a dilatação da pupila. O procedimento dura cerca de 20 minutos e em seguida, pode ser necessário um breve repouso na clínica, mas o paciente é liberado no mesmo dia.
Oftalmologista Maringá: A aplicação da Injeção Intravítrea doí? - Tratamento com o uso de injeções intravítreas Maringá
O desconforto sentido durante o tratamento com o uso de injeções intravítreas é mínimo, uma vez que são utilizados colírios anestésicos durante cada aplicação. A recuperação do procedimento também é rápida e sem incômodos, sendo raros os casos de complicações.
Se você deseja entender mais sobre o tratamento com o uso de injeções intravítreas, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, além de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
A Empresa Oftalmocenter atua no mercado há mais de 30 anos, e foi uma das clínicas oftalmológicas pioneiras em Maringá.
Fundada por Dr. Seizi Tokunaga em 1976, a Oftalmocenter iniciou suas atividades em uma clínica situada nas proximidades da rodoviária antiga de Maringá, realizando as cirurgias no hospital do Dr. Valdir Coutinho. Após alguns anos, a clínica cresceu e necessitou de novas instalações, mudando-se para a Av. Herval. A competência na oftalmologia e o carinho com os seus pacientes fizeram a fama do Dr. Seizi aumentar e, como consequência, ganhou o reconhecimento e confiança de muitas famílias maringaeses.
Em meados dos anos 2000, Dr. Fábio Tokunaga e Dr. Ricardo Tokunaga retornaram a Maringá após completar a especialização e subespecialização em São Paulo, e trouxeram importantes inovações na área de catarata como a facoemulsificação com implante de lentes premium, na área de retina cirúrgica com a vitrectomia posterior e na área de correção de miopia com a cirurgia refrativa a laser.
Com o aumento do corpo clínico e o número de pacientes, a Oftalmocenter deu um novo passo em sua trajetória, passando de Clínica a Hospital.
Tendo agora uma área construída de mais de 600m2, o Hospital de Olhos Oftalmocenter conta com um centro diagnóstico e duas salas cirúrgicas na movimentada Av. Tiradentes.
Atualmente, o Hospital conta com a gestão do Dr. Fábio Massaiti Tokunaga, sempre trabalhando em prol da eficiência, colocando a segurança e bem estar do paciente em primeiro lugar. Pensando sempre em atender melhor seus pacientes, a Oftalmocenter em 2021 contou com mais um membro em sua equipe, o Dr. Rodolpho Matsumoto, com subespecialidade em glaucoma cirúrgico, trazendo as cirurgias minimamente invasivas para a cidade de Maringá.
Dessa forma, com uma equipe de médicos com formação de excelência e atualizados por meio de congressos, a Oftalmocenter oferece a seus pacientes o que há de mais moderno e seguro no tratamento oftalmológico.