Embora os efeitos do tabaco sejam habitualmente atribuídos aos pulmões ou ao coração, o bom funcionamento da glândula tireoide também pode ser afetado.
As substâncias nocivas presentes no tabaco, principalmente o cianeto, interferem na função da glândula, inibindo a absorção de iodo e reduzindo a produção dos hormônios T3 e T4.
Em pessoas com hipotireoidismo, a diminuição dos níveis de T3 e T4 pode gerar sintomas como cansaço, aumento de peso, alterações de humor e prejudicar os potenciais resultados proporcionados pelo tratamento.
Parar de fumar é um grande desafio, mas existem muitos benefícios que podem te incentivar a abrir mão do tabagismo. Previna-se e diga não ao tabaco!
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.