O refluxo gastroesofágico é uma doença digestiva, caracterizada pelo retorno dos alimentos e dos ácidos presentes no estômago para o esôfago. Esse movimento acontece quando o esfíncter, que tem como função impedir que o ácido do estômago saia do interior do órgão, não funciona de maneira adequada.
A doença gera grandes incômodos aos pacientes que ela acomete, pois a mucosa que reveste o esôfago não está preparada para lidar com a acidez do estômago.
Os sintomas de refluxo podem surgir em minutos ou horas após ingestão de um alimento, sendo caracterizados principalmente por uma sensação de queimação e/ou de peso no estômago. Além desses, o refluxo pode causar os seguintes sintomas: azia, dores no peito, tosse seca, dificuldades para engolir, dor de garganta, infecções ou doenças pulmonares, entre outros.
Quando o refluxo é constante, pode provocar a esofagite, uma inflamação intensa na parede do esôfago, que se não for tratada da maneira correta, pode levar ao câncer.
A doença pode acometer pessoas de qualquer idade e, em alguns casos, desaparece espontaneamente. Porém, em casos de maior gravidade, apenas com o uso de medicamentos ou através de intervenções cirúrgicas o problema pode ser solucionado.
Normalmente, a doença surge devido às alterações anatômicas provocadas no esfíncter, que tem como função impedir o retorno dos alimentos do estômago. Entretanto, o uso de alguns medicamentos, a presença de uma hérnia de hiato ou a fragilidade dos músculos da região, também podem resultar no refluxo gastroesofágico.
Além disso, alguns fatores podem contribuir para a ocorrência do refluxo, como por exemplo:
O diagnóstico é realizado a partir da avaliação dos sintomas clínicos apresentados pelo paciente. Além disso, exames como endoscopia digestiva alta ou pHmetria podem ser indicados para confirmar o diagnóstico e verificar a gravidade do refluxo.
O tratamento pode ser realizado através do viés clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico consiste no uso de medicamentos para diminuir a produção de ácido pelo estômago e neutralizar a acidez presente no órgão. Junto ao tratamento medicamentoso, o paciente é orientado a perder peso, evitar o consumo de alimentos ou bebidas que possam agravar o quadro, realizar a última refeição do dia até 3 horas antes de dormir, seguir uma dieta fracionada e praticar exercícios físicos regularmente.
Já o tratamento cirúrgico, pode ser realizado por meio de uma laparoscopia, sendo indicado para casos de hérnia de hiato, em casos onde o paciente não responde ao tratamento clínico da maneira adequada, ou quando é necessário confeccionar uma válvula antirrefluxo.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos, para que você possa tratar o refluxo gastroesofágico. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.
Instituto Pacheco
Dr. José Antonio Pacheco
CRM: 52 306955
Cirurgião Geral - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formaçao:Faculdade de Medicina de Teresópolis - 1978
Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Especialista em Cirurgia Geral - 1982
Especialização em Cirurgia Geral - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1986
Mestrado em Cirurgia Gastroenterológica - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1991
SAGES Scientific Session & Postgraduate Course - 2015
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariátrica - AMB/CBC/CBCD - 2016
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Robótica- AMB/CBC/CBCD - 2016.
Dr. Thiago Pereira Pacheco
CRM: 52 760331
Cirurgião Geral - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formação:Graduação, Universidade Federal Fluminense, 2004
Especialização, Hospital Federal de Bonsucesso, 2006
Dr. Joao Pereira Pacheco
CRM: 52995002
Cirurgião Geral - Cirurgiao do Aparelho Digestivo
Formação: Faculdade de Medicina Souza Marques
Residencia de Cirurgia Geral no Hospital Municipal Souza Aguiar
Residencia de Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital Federal dos Servidores do Estado
Dra. Marina Helena Leite de Carvalho Paez Pacheco
CRM: 52 1001868
Psiquiatra
Formação
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Residencia Medica Hospital Naval Marcilio Dias
Especialização em Transtornos Alimentares: Obesidade,Anorexia e Bulemia
Coordenador Medico do setor de Saude Mental do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla 2018 - Presente data
Médica Psiquiatra / Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha do Brasil 2017 - Presente data
Estágio Internacional de Psiquiatria - Hospital São João ( Porto - Portugal) 2016.