Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Dr. Roger Katsuyoshi Toshimitsu
Ortopedista
  • End. 1
Av. Eusébio Matoso, 690 sala 71, 690 - Pinheiros - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. FABIO CALIFRE
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R VERGUEIRO, 3435 - Vila Mariana - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Fernanda Catena
Ortopedista
  • End. 1
  • End. 2
Av. República do Líbano, 1673 - - São Paulo. SP
Clinica Support Vida
Clínico Geral
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Jose Renato Cohn
Cirurgia do Aparelho Digestivo
  • End. 1
, - Peruíbe - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Denise Kabbach
Cirurgião(a) Dentista
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Taíris Sampaio
Psiquiatra
  • End. 1
, Rua Cubatão - Paraíso - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Paula Rahal
Dermatologia
  • End. 1
, - Jardim América - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Mariana Hampshire
Psicologia
  • End. 1
Rua Normandia , 91 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Ana Teixeira
Psiquiatra
  • End. 1
Alameda Cauaxi, 293 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?
Gastro São Paulo O que faz um Gastroenterologista?

A gastroenterologia é uma especialidade da Medicina que estuda o funcionamento do aparelho digestivo, por completo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. O estado de São Paulo possui uma gama de especialistas em gastroenterologia e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que faz o médico gastroenterologista?

O Gastroenterologista São Paulo é o médico habilitado para realizar diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo, sendo indicado para pacientes que apresentem sintomas que envolvam os órgãos relacionados ao sistema digestivo, como o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. O Gastroenterologista São Paulo é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários para a saúde desse sistema do corpo.

Desta maneira, qualquer sintoma relacionado aos órgãos do sistema digestivo demandam que você procure por um Gastroenterologista. Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem os órgãos relacionados e fazem com que você deva procurar um Gastroenterologista São Paulo, são: 

  • Enjôo;
  • Azia ou queimação no estômago;
  • Refluxo;
  • Vômitos;
  • Alteração na digestão;
  • Dor abdominal; 
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Gazes; 
  • Inchaço ou distensão abdominal.

Quais são as principais doenças tratadas pelo gastro?

Quando os sintomas citados acima aparecem, eles podem estar denunciando algumas possíveis doenças, que afetam todo o sistema digestivo. Entre as principais doenças tratadas pelo Gastroenterologista São Paulo, estão:

  • Doença do Refluxo Gastroesofágico: Essa doença provoca azia, dores e queimações na região do estômago.
  • Gastrite e Úlcera Gástrica: Provocam queimação e dores no estômago, assim como enjoo e má digestão.
  • Pedra na Vesícula: Provoca dores abdominais e vômitos após as refeições.
  • Hepatite e Cirrose: Essas são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga.
  • Síndrome do Intestino Irritável: Essa doença causa desconforto abdominal e diarréia.
  • Pancreatite: Caracterizada pela inflamação do pâncreas, provocada por cálculos ou pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doença Inflamatória Intestinal: Essa doença está relacionada à imunidade, provocando diarréias e sangramentos no intestino.
  • Intolerância à lactose: Essa é uma intolerância alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal, após a ingestão de leite e alimentos derivados.
  • Hemorróidas: Essa doença provoca sangramento pelo ânus.

Onde encontrar um gastroenterologista?

Você pode encontrar um gastroenterologista, credenciado e verificado, na Guia Saúde Cidades. Busque pelos termos Gastroenterologista Niterói, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Ver matéria
Cisto no Ovário é Perigoso? - Cistos no Ovário São Paulo
Cisto no Ovário é Perigoso? - Cistos no Ovário São Paulo

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Cistos no Ovário São Paulo.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Cistos no Ovário São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista São Paulo

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  São Paulo

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista São Paulo

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista São Paulo

O Ginecologista São Paulo pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista São Paulo poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista São Paulo

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista São Paulo levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista São Paulo para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista São Paulo pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista São Paulo pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos São Paulo, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Mamoplastia com implante submuscular - Mamoplastia São Paulo / SP
Mamoplastia com implante submuscular - Mamoplastia São Paulo / SP

Apesar de nós, cirurgiões plásticos de São Paulo, sermos responsáveis por auxiliar nossas pacientes na escolha do tipo de prótese mais indicada para cada biótipo, muitas mulheres chegam ao meu consultório decididas pela mamoplastia com implante submuscular.


O implante submuscular é indicado para mulheres que têm pouco ou nenhum volume mamário e desejam conferir um tamanho maior aos seios. Nessa técnica, a prótese é inserida atrás do músculo peitoral, gerando algumas vantagens interessantes para as pacientes que podem se beneficiar dela.
A principais vantagens do implante submuscular são:
- Oferece maior sustentação a prótese, mantendo essa mama mais tempo na sua posição;
- Reduz as chances de alguns eventos adversos tais como, rotação da prótese e contratura capsular;
- Em pacientes com pouco tecido proporciona um resultado estético  mais natural.
Por fim, quero ressaltar os efeitos na autoestima e no bem-estar da mulher. Os seios são uma parte do corpo feminino que está intrinsecamente ligada à autoestima, logo, a partir da mamoplastia com implante submuscular, há um aumento na autoconfiança, fazendo com que esse procedimento vá muito além da vaidade.
Apesar de parecer exagerado, uma simples prótese de silicone tem o poder de transformar por completo a vida de uma mulher que se submete a essa cirurgia.

Mamoplastia com implante São Paulo 

Apesar de parecer exagerado, uma simples prótese de silicone tem o poder de transformar por completo a vida de uma mulher que se submete a essa cirurgia.

Os seios são uma parte do corpo feminino que está intrinsecamente ligada à autoestima, logo, a partir de procedimentos como a mamoplastia com implante submuscular, pode haver um aumento na autoconfiança da paciente.

O implante submuscular é indicado para mulheres que têm pouco ou nenhum volume mamário e desejam conferir um tamanho maior aos seios. A prótese é inserida atrás do músculo peitoral, gerando algumas vantagens interessantes para as pacientes que podem se beneficiar dela.

Ver matéria
Quando se deve ir ao Ginecologista?
Quando se deve ir ao Ginecologista?

O ginecologista é o especialista médico responsável por cuidar do aparelho reprodutor feminino, cuidando assim da saúde das mulheres como um todo, mas com foco no aparelho reprodutor. O estado de São Paulo reúne diversos  ginecologistas e para facilitar a sua busca por um profissional certificado e verificado, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Ginecologista São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Quando se deve ir ao Ginecologista?

A primeira visita ao Ginecologista São Paulo deve ocorrer a partir da primeira menstruação, sendo que as consultas posteriores devem acontecer em seguida pelo menos uma vez ao ano. O Ginecologista São Paulo poderá orientar a respeito dos métodos contraceptivos, realizar a prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, e na realização de exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a identificar alterações no útero, de maneira precoce.

Quais são os principais exames realizados pelo Ginecologista?

Papanicolau: Esse exame é indicado para mulheres a partir de seus 25 anos de idade, podendo diagnosticar o câncer de colo de útero e deve ser feito anualmente.

Sorologias: Esses são os exames de sangue para a identificação de doenças, sendo fundamentais para o diagnóstico e tratamento.

Ultrassonografia transvaginal: Esse exame pode ser solicitado quando a paciente sofre alterações no ciclo menstrual, dores pélvicas, queixas de infertilidade ou quando se está no período da menopausa.

Mamografia: Esse exame é indicado a partir dos 40 anos, pode ser realizado antes dessa idade, caso a paciente relate algum fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama.

Lembre-se, você pode encontrar ginecologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo, ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.



Ver matéria
Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Mooca
Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Mooca

 

Quando nos referimos ao termo "hipersensibilidade alimentar", estamos tratando de alergias e intolerâncias alimentares, que embora apresentem alguns sintomas em comum, são problemas totalmente diferentes.

 

A intolerância alimentar é uma resposta não tóxica do organismo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo.

 

Distinguir uma intolerância alimentar de uma alergia não é uma tarefa fácil e requer que o paciente passe por uma minuciosa avaliação médica, por isso é importante buscar ajuda especializada em caso de suspeita de intolerância.

 

A zona sul do estado de São Paulo é um polo de referência para o tratamento das intolerâncias alimentares e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender, buscando os termos Nutricionista Mooca.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Mooca

Uma das principais etapas durante a digestão de um alimento é a absorção dos nutrientes. Na intolerância alimentar, os pacientes apresentam uma dificuldade ou incapacidade para absorver estes nutrientes, resultando em um desconforto extremo associado a outros sintomas.

 

A intolerância alimentar pode surgir a qualquer momento na vida do paciente, sendo mais frequente conforme ele envelhece. Isso se justifica porque a produção das enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos diminui conforme envelhecemos, tornando o processo de digestão mais lento.

 

Os alimentos que provocam a intolerância são reconhecidos pelo organismo como estranhos e agressores, desencadeando uma reação imunológica com origem no intestino. Logo, são combatidos pelo sistema imunológico e se não forem neutralizados,  serão depositados em órgãos ou tecidos gerando processos inflamatórios e uma série de sintomas.

 

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Mooca

Em decorrência da dificuldade para a absorção de nutrientes, o organismo passa a reter e acumular as substâncias no estômago, o que resulta em sintomas como cólicas, dor de cabeça, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, dor abdominal, barriga inchada, necessidade iminente de defecar associada à diarreia, sensação de queimação no estômago, dor muscular, dor nas articulações, vermelhidão e coceiras na pele.

 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, de uma maneira geral, estão associados ao sistema digestivo. Os pacientes que sofrem com intolerância alimentar podem sentir alguns desses sintomas logo após consumir o alimento ao qual possui intolerância. No entanto, em alguns casos o paciente pode ingerir pequenas quantidades do alimento em questão sem apresentar nenhum sintoma.

 

O diagnóstico é realizado através da análise dos sintomas apresentados e pode ser confirmado por meio de alguns exames, como o exame sangue, por exemplo. Buscar ajuda médica especializada de um Nutricionista Mooca é fundamental para identificar o alimento que está provocando a intolerância.

 

Quais são os principais causadores da intolerância alimentar? - Nutricionista Mooca 

A intolerância alimentar pode ser desencadeada por diversos alimentos e por isso, é importante estar atento ao que se come e ao desenvolvimento ou não de sintomas após o consumo. Os principais causadores da intolerância alimentar são:

 

  • Trigo, cevada e centeio: O glúten presente nesses alimentos possui um enorme potencial para desencadear um processo de intolerância alimentar.

 

  • Alimentos de origem animal: Peixes, mariscos, leite e seus derivados, entre outros.

 

  • Alimentos de origem vegetal: Couve, espinafre, nozes, banana, tomate e morango.

 

  • Chocolate, café e refrigerantes à base de cola: A intolerância provocada por estes alimentos é de fácil identificação, pois rapidamente surgem os sintomas.

 

  • Castanha e amendoim: As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, que em condições favoráveis, crescem em certos alimentos. As aflatoxinas podem resultar em alergias graves

 

  • Aditivos alimentares: Por serem altamente industrializados, realçadores, aromatizantes e conservantes podem provocar quadros de intolerância alimentar.

 

Como é realizado o tratamento da intolerância alimentar? - Nutricionista Mooca

Na maioria dos casos, ao excluir o alimento da dieta por tempo determinado e tratar a mucosa intestinal para que a microflora se recomponha, o quadro de intolerância é amenizado e o alimento poderá até mesmo ser reintroduzido à rotina do paciente, que deve regular sempre a quantidade e a frequência na qual é consumido.

 

O paciente também deverá observar se os alimentos que consome contém traços do responsável pela intolerância, o que pode levar ao surgimento dos sintomas. Além disso, de acordo com o tipo de intolerância, o Nutricionista Mooca poderá indicar o uso de medicamentos que contenham enzimas digestivas.

 

O consumo desses medicamentos será indicado para quando o paciente for realizar uma refeição que contenha o alimento associado à intolerância ou traços dele.

 

Qual a diferença entre a intolerância e alergia alimentar? - Nutricionista Mooca

A alergia alimentar, diferentemente da intolerância alimentar, ocorre quando o organismo tenta se defender da entrada de certos alimentos, mesmo que em pequenas quantidades, produzindo anticorpos para combatê-lo. Dessa forma, os sintomas têm início imediatamente após a ingestão do alimento.

 

O sintoma mais grave da alergia alimentar é o choque anafilático, que se não for tratado rapidamente, pode levar o paciente a óbito.

 

Conclusão

A intolerância alimentar é uma doença que pode acometer pessoas de qualquer idade e de forma súbita. Cortar por completo a ingestão dos alimentos responsáveis pode desencadear a intolerância é a melhor maneira de impedir a doença e reverter os seus sintomas.


Em caso de suspeita de intolerância alimentar, lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Mooca.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA