Clínicas

Selecione...

Região

Rio de Janeiro/RJ

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Rio de Janeiro/RJ

Dra. Charbelle Chaves
Ortodontista
  • End. 1
Rua Afrânio de Melo Franco, 141 - Leblon - Rio de Janeiro. RJ
Dra. Darlene Paixão
Cirurgião Vascular
  • End. 1
  • End. 2
R. Augusto de Vasconcelos,, 746 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
Victor Antonucci Fonseca
Urologista
  • End. 1
Estr. dos Três Rios,, 1366 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
Drª Renata Mendes Gomes Deschamps
Harmonização facial
  • End. 1
Rua Visconde de Pirajá, 550 - Ipanema - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Ana Celia Rymer
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
José Dantas
Médico(a)
  • End. 1
  • End. 2
Av das Américas , 8585 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Daniel Pinto
Urologista
  • End. 1
Av. Afonso Arinos de Melo Franco , 222 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ

Blog

Cisto no ovário: o que é, sintomas, tipos e tratamento - Cistos no Ovário Rio de Janeiro
Cisto no ovário: o que é, sintomas, tipos e tratamento - Cistos no Ovário Rio de Janeiro

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Cistos no Ovário Rio de Janeiro.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Cistos no Ovário Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Rio de Janeiro

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Rio de Janeiro

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Rio de Janeiro

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Rio de Janeiro

O Ginecologista Rio de Janeiro pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Rio de Janeiro poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Rio de Janeiro

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Rio de Janeiro levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Rio de Janeiro para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Rio de Janeiro pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Rio de Janeiro pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Rio de Janeiro, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para  o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Candidíase Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Rio de Janeiro.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Na consulta, o Ginecologista Rio de Janeiro analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Rio de Janeiro pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Rio de Janeiro deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Rio de Janeiro, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Rio de Janeiro pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Remoção de tatuagem Rio de Janeiro
Remoção de tatuagem Rio de Janeiro

A remoção de tatuagem é um procedimento feito com laser, sendo um método moderno e seguro, clareando a tatuagem  e absorvendo o pigmento pelo sistema imunológico do cliente. O laser atinge as pigmentações da tatuagem, sem prejudicar a pele. O estado do Rio de Janeiro reúne uma gama de Dermatologistas, especialistas no procedimento e que você pode encontrar ao buscar pelos termos Dermatologista Rio de Janeiro. Ao longo do texto, iremos utilizar os termos Dermatologista Rio de Janeiro, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, facilitando a sua busca por esse profissional.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Como remover uma tatuagem definitivamente?

Para remover uma tatuagem definitivamente, o Dermatologista Rio de Janeiro se mostra essencial, sendo o profissional indicado para remover  os pigmentos da tatuagem, indicando qual a melhor forma de remoção, se baseando nas características da tatuagem e nos riscos colaterais, como alergias e infecções, por exemplo. As técnicas de remoção mais indicadas são:

Laser: A remoção a laser é um dos métodos de remoção mais utilizados pelos Dermatologista Rio de Janeiro, consistindo na aplicação de feixes de luz concentrados, que podem penetrar na pele e destruir as camadas de tinta, eliminando a arte da pele.

Cremes: Os cremes são indicados para remover tatuagens, ou podem ser utilizados para clarear a tatuagem, sendo utilizados pelos Dermatologistas do Rio de Janeiro durante um período de vários meses, sem causar lesões na pele e sendo praticamente indolores.

Dermoabrasão: A dermoabrasão é um método que utiliza um aparelho de alta rotação, capaz de remover as tatuagens das camadas superficiais da pele, tornando a tatuagem mais clara.

 

Cirurgia: A remoção pode ser feita também por meio de uma cirurgia, mas esse método não é utilizado pelos Dermatologistas do Rio de Janeiro frequentemente, pois pode deixar cicatrizes aparentes, sendo uma técnica indicada quando a pessoa apresenta alguma reação alérgica ao pigmento das tatuagens.



Ver matéria
Abdominoplastia em Ipanema: Tudo o Que Você Precisa Saber
Abdominoplastia em Ipanema: Tudo o Que Você Precisa Saber

Descubra tudo sobre a abdominoplastia com os cirurgiões plásticos da Guia Saúde, profissionais referência em Ipanema. Saiba os tipos de abdominoplastia, como é realizada a cirurgia e os cuidados para manter os resultados. 

 

Palavras-Chave: Abdominoplastia Ipanema, Cirurgia plástica Ipanema, Plástica abdominal Ipanema, Preço abdominoplastia Ipanema, Melhor cirurgião plástico Ipanema, Cirurgião plástico especialista em abdominoplastia Ipanema.

 

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele e gordura do abdômen, reduzindo a flacidez e corrigindo a diástase abdominal. Além disso, esse procedimento pode eliminar cicatrizes e estrias presentes na região. Neste artigo, elaborado pelos principais cirurgiões plásticos de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, exploramos os tipos de abdominoplastia, como a cirurgia é realizada e o que os pacientes podem esperar dos resultados.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Quais São os Principais Tipos de Abdominoplastia? - Abdominoplastia Ipanema

A abdominoplastia é ideal para homens e mulheres que buscam transformar a região abdominal. Os principais tipos incluem:

 

- Abdominoplastia Clássica: Indicada para quem passou por emagrecimento, remove a flacidez muscular e o excesso de pele.

- Mini Abdominoplastia: Para quem tem pouca flacidez e sobras de pele.

- Abdominoplastia em Âncora: Para casos com maior volume de pele e flacidez, removendo mais pele e gordura.

 

Esse procedimento pode ser combinado com outros, como lipoaspiração e mamoplastia, para resultados ainda mais eficazes.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Como é Realizada a Abdominoplastia? - Abdominoplastia Ipanema

A abdominoplastia dura de 2 a 4 horas, realizada sob anestesia peridural. O cirurgião faz uma incisão na parte inferior do abdômen e outra vertical ao redor do umbigo. O excesso de pele é removido, os músculos abdominais são suturados para maior firmeza e o umbigo é reposicionado. O resultado é um abdômen mais reto e uma cintura definida.

 

  •  Cirurgião Plástico Ipanema: Como Fica a Cicatriz Após a Abdominoplastia? - Abdominoplastia Ipanema

A cicatriz é planejada para ficar oculta pela roupa. Para garantir que a cicatriz seja discreta, é crucial seguir todas as orientações médicas e usar os medicamentos prescritos.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Os Resultados da Abdominoplastia São Permanentes? - Abdominoplastia Ipanema

Os resultados da abdominoplastia podem durar muitos anos, desde que o paciente mantenha hábitos saudáveis, como:

 

- Alimentação equilibrada;

- Exercícios físicos regulares;

- Planejamento de gestações futuras, pois a gravidez pode afetar os resultados.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Referência na Abdominoplastia em Ipanema - Abdominoplastia Ipanema 

Para saber mais sobre a abdominoplastia e como ela pode beneficiar você, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar cirurgiões plásticos experientes e renomados em Ipanema.

Ver matéria
Quais os riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro
Quais os riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

Otoplastia é o termo utilizado para cirurgias na orelha, como por exemplo:  a cirurgia para a correção das famosas “orelhas de abano”. A otoplastia é indicada em casos de assimetria na forma, no tamanho e/ ou na angulação, além das malformações congênitas e deformidades pós-traumáticas, sendo uma cirurgia não somente estética, mas também funcional.

A otoplastia geralmente pode ser realizada a partir dos seis anos, uma vez que o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final nesta idade, porém somente um cirurgião especialista poderá indicá-la após examinar as estruturas da orelha e verificar a estabilidade destas.

O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para a realização desse procedimento e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos certificados e prontos para realizar o procedimento ao procurar pelos termos Cirurgião Plástico Rio de Janeiro ou Otoplastia Rio de Janeiro. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e ao procedimento como Otoplastia Rio de Janeiro.

Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Como a otoplastia é realizada? - Otoplastia Rio de Janeiro

Após a aplicação de uma anestesia local, ou geral, se os pacientes forem crianças, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro realiza uma pequena incisão na parte posterior da orelha, seguido pela dobra natural da mesma. Nos casos onde o paciente busca minimizar as famosas "orelhas de abano”, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode realizar a remoção do excesso de pele, enfraquecendo a cartilagem, a fim de torná-la menos rígida.

Em alguns casos, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode remover parte da cartilagem e tecidos sobressalentes, diminuindo assim as orelhas. Na parte final do procedimento, utilizando pontos, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro fixa a cartilagem na parte posterior da orelha, concedendo um novo ângulo para a orelha.

Por fim, realiza-se o fechamento da incisão por meio de pontos cirúrgicos que, posteriormente, serão retirados. A duração média do procedimento gira em torno de 60 minutos e a internação hospitalar necessária é de aproximadamente 6 a 12 horas, podendo ser liberada a alta do paciente no mesmo dia.

 

Quando a otoplastia é contraindicada? - Otoplastia Rio de Janeiro

A otoplastia é contraindicada para pacientes que: possuem predisposição a queloides ou a cicatrizes inestéticas,  são expostos recorrentemente e excessivamente a raios solares, possuam doenças autoimunes, ou que tenham apresentado alterações significativas nos exames pré-operatórios - principalmente relacionadas a problemas de coagulação, diabetes e/ou hipertensão fora de controle ou cardiopatias.

O Cirurgião Plástico Rio de Janeiro deve analisar caso a caso, analisando complicações que podem ser advindas de anestesias ou de intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias e infecções. No entanto, o pós-operatório necessita de alguns cuidados, passados pelo Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e que devem ser seguidos a risca, como por exemplo: manter uma alimentação equilibrada, repouso absoluto, evitar exposição solar excessiva, não deitar-se de lado, utilizar corretamente a medicação prescrita e uso de bandagens de malha para minimizar as oportunidades de trauma, além de comparecer aos retornos marcados pelo cirurgião.

 

Como é o pós operatório da Otoplastia cirurgia plástica? - Otoplastia Rio de Janeiro

O pós-operatório da otoplastia é relativamente simples e não exige muitos cuidados especiais, uma vez que a otoplastia é uma cirurgia pouco invasiva, praticamente indolor. Porém, no caso de crianças vale destacar a importância de um acompanhamento mais rigoroso dos pais, principalmente em relação aos movimentos da criança, que podem comprometer todo o resultado.

Nos dois primeiros dias, o paciente pode ter sua cabeça mantida enfaixada, como recomendação do Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e com o objetivo de proteger a região operada. Porém, passadas as primeiras 48 horas, as bandagens podem ser removidas e o paciente pode até mesmo tomar um banho completo. Além disso, nos 30 dias subsequentes à realização do procedimento, recomenda-se o uso de bandagens de malha para proteção do local operado, minimizando os traumas causados durante o sono.

O paciente deve realizar o primeiro retorno ao consultório do Cirurgião Plástico Rio de Janeiro entre um período de 24 a 48 horas, para remoção do curativo e avaliação médica, combinando assim os próximos retornos.

 

Quais são os principais riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

A cicatrização inestética é um dos principais riscos da otoplastia, sendo um problema que afeta, principalmente, pacientes com tendência à formação de queloides e cicatrizes hipertróficas. No entanto, esse fator não é considerado um impedimento para a realização da cirurgia, já que as cicatrizes da otoplastia ficam escondidas atrás das orelhas.

Outro risco está ligado ao formato de “abano”, que pode voltar após o procedimento, embora as chances sejam mínimas e segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), o resultado da otoplastia é geralmente definitivo. Existem também riscos que estão relacionados à anestesia, criando a necessidade da realização de uma série de exames, solicitados pelo Cirurgião Plástico Rio de Janeiro antes do procedimento e que poderão ser avaliados pelo anestesiologista.

Por fim, em alguns casos se faz necessário realizar uma nova cirurgia, algo mais frequente em pacientes que se submeteram à primeira cirurgia ainda na infância ou que sofreram algum tipo de lesão na área. Quando bem indicada e executada, os riscos da otoplastia são mínimos. Para isso, médico e paciente devem formar uma parceria, de modo a chegar ao melhor resultado possível.

 

Lembre-se: Se você deseja realizar a cirurgia sem medo, a dica da Guia Saúde é que procure por profissionais certificados e verificados. Você pode encontrar uma gama de cirurgiões plásticos com essas qualificações, buscando pelos termos Cirurgião Plástico Rio de Janeiro ou Otoplastia Rio de Janeiro no site da Guia Saúde Cidades. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Estimulação Ovariana para Reprodução Assistida em Botafogo: Tudo o que Você Precisa Saber
Estimulação Ovariana para Reprodução Assistida em Botafogo: Tudo o que Você Precisa Saber

Enfrentando dificuldades para engravidar? Descubra como a estimulação ovariana em Botafogo pode aumentar suas chances de ter um bebê. Conheça os benefícios, procedimentos e custos desse tratamento com os especialistas da Guia Saúde.

 

Palavras-Chave: Estimulação ovariana para reprodução assistida Botafogo, Estimulação ovariana tratamento de infertilidade em Botafogo, Estimulação ovariana FIV em Botafogo, Clínicas de fertilidade em Botafogo, Estimulação ovariana para mulheres com SOP em Botafogo, Custo da estimulação ovariana em Botafogo.

 

A infertilidade é um problema que afeta milhares de casais em todo o mundo, causando sentimentos como angústia e frustração pela incapacidade de gerar filhos biológicos. No entanto, com a evolução da medicina reprodutiva, hoje dispomos de diversas técnicas de reprodução assistida, como o coito programado, a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação artificial. Essas três técnicas possuem uma etapa em comum: a estimulação ovariana.

 

Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas de Botafogo na reprodução assistida, exploramos os objetivos, indicações, aplicações e resultados da estimulação ovariana.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Como é Realizada a Estimulação Ovariana? - Estimulação ovariana para reprodução assistida Botafogo

Uma das causas mais comuns de infertilidade feminina é a disfunção da ovulação, uma condição em que os folículos, que armazenam os óvulos, não se desenvolvem adequadamente, falhando na liberação dos gametas femininos. A estimulação ovariana é um procedimento utilizado nesse contexto, com medicamentos hormonais semelhantes aos produzidos pelo organismo, visando estimular o desenvolvimento de uma maior quantidade de folículos e, assim, aumentar o número de óvulos maduros para fecundação, aumentando as chances de gravidez.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Por Quanto Tempo os Medicamentos Devem Ser Administrados? - Estimulação ovariana para reprodução assistida Botafogo

Na estimulação ovariana, os processos de crescimento e desenvolvimento dos folículos são estimulados por medicamentos à base de hormônios sintéticos, administrados desde o início do ciclo menstrual. À medida que esses folículos amadurecem, eles se tornam óvulos prontos para coleta. A administração dos medicamentos é feita por meio de injeções subcutâneas diárias, com o progresso do tratamento monitorado de perto por ultrassonografias e exames de sangue. O início da estimulação ovariana deve ocorrer entre o segundo e o terceiro dia do ciclo menstrual da paciente. O médico determinará o momento exato com base na avaliação das condições individuais. A duração da estimulação ovariana pode variar, mas em média, dura cerca de 10 a 12 dias, com a paciente sendo monitorada pela equipe médica ao longo de todo o processo.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Técnicas de Reprodução Assistida com Estimulação Ovariana e Suas Indicações - Estimulação ovariana para reprodução assistida Botafogo

As principais técnicas de reprodução assistida que utilizam a estimulação ovariana são o coito programado, a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro (FIV).

 

- Coito Programado: Indicado para mulheres com até 37 anos e tubas uterinas saudáveis. Os espermatozoides utilizados devem apresentar boa qualidade, pois o objetivo é programar a relação sexual para o período mais fértil.

 

- Inseminação Intrauterina (IIU): Requisitos semelhantes ao coito programado, mas os espermatozoides são selecionados por técnicas de preparo seminal.

 

- Fertilização in Vitro (FIV): Indicada para mulheres com disfunção de ovulação acima dos 37 anos. Inclui desde a fertilização até o desenvolvimento dos embriões, que são cultivados dentro de uma incubadora e posteriormente transferidos ao útero materno.

 

  • Medicina Reprodutiva Botafogo: Importância de Consultar um Especialista em Caso de Infertilidade Prolongada - Estimulação ovariana para reprodução assistida Botafogo

A estimulação ovariana para infertilidade feminina configura um tratamento eficaz, resultando em taxas aumentadas de ovulação e, consequentemente, de gravidez. No entanto, é necessário que haja o acompanhamento minucioso com um especialista para prevenir ou minimizar possíveis efeitos colaterais. Utilize o buscador inteligente da Guia Saúde e encontre especialistas em reprodução assistida que podem analisar o seu caso de forma individualizada, garantindo segurança e eficácia nos tratamentos.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA