O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente estiver alguma alteração, problemas relacionados a alterações hormonais e metabólicas, a especialidades médicas responsáveis por acompanhar o funcionamento das glândulas endócrinas e as transformações químicas do metabolismo que influenciam no crescimento e desenvolvimento do corpo humano, em todas as idades.
Veja alguns exemplos:
> Diabetes
> Osteoporose
> Obesidade
> Alterações na tireoide
> Puberdade precoce
> Problemas de crescimento
> Distúrbios na menstruação
> Problemas com a menopausa.
O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente tiver uma das condições citadas acima, ou ainda quando há um ganho ou perda de peso de forma acentuada e mudanças repentinas nos níveis de colesterol e gordura.
É exatamente neste ponto, quando falamos em emagrecimento, que aparece a dúvida sobre a diferença entre nutricionista e endocrinologista.
“Ambos são fundamentais no emagrecimento. Mas, a principal diferença é em relação à graduação. O nutricionista é formado em nutrição, não é médico e não pode receitar medicamentos. Ele vai avaliar a alimentação e elaborar dietas baseadas na necessidade e objetivo de cada paciente.
O Endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais, ela pode prescrever medicação, suplementos alimentares e vitaminas, dar diagnóstico clínico e endocrinológico, além de pedir e interpretar exames bioquímicos em geral.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.