Os benefícios de ter uma alimentação saudável e equilibrada.
A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental.
Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência. Para um primeiro passo é procurar um especialista na área da saúde.
Os distúrbios alimentares são tratados por um médico endocrinologista junto a outros especialistas, vão analisar o estado de saúde de cada paciente, é preciso monitorar com uma rotina regular fazer um check-up para manter um estilo de vida saudável.
Como ter uma alimentação saudável?
Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável é restritiva, mas a verdadeira chave para um bom cardápio é a , os médicos indicam que quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome.
Diminuição e manutenção do peso
Talvez um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável seja esse. A reeducação alimentar não é sinônimo de dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde.
Aumento da disposição
Sabe aquele ditado popular “saco vazio não para em pé”? Ele é a mais pura verdade. Comer adequadamente traz disposição ao organismo e à mente para enfrentar as tarefas do dia a dia.
Alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, são fontes imediatas de força e energia. Antes da atividade física, esse grupo nutricional é essencial.
Melhora do humor
Sabe aquela história de que mau humor é fome? Existem alguns alimentos que são fontes de serotonina – hormônio da alegria, como a banana e o chocolate.
O espinafre, por exemplo, possui a vitamina B e ácido fólico, dois nutrientes atuantes no sistema nervoso e que ajudam a combater o estresse.
Prevenção de doenças
Alimentos vegetais, como brócolis e espinafre, fortalecem o sistema imunológico. A cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células, só alguns exemplos, para previr várias doenças.
Fortalecimento dos ossos
A importância do cálcio para a saúde dos ossos. O que pouca gente sabe é que quando o cálcio está presente junto com o ferro, essa função se potencializa. Esses minerais estão presentes em alguns alimentos, como salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e vegetais verde escuro.
Leite e seus derivados – a nossa primeira associação com o cálcio – também são boas fontes de nutrientes e fortalecem os ossos.
Para melhorar a absorção de cálcio e fósforo no organismo, consuma cebola e farinha de trigo integral. Esses dois alimentos contam com a fibra inulina, uma grande aliada nesse processo.
Regulação do organismo
Nós já aprendemos que o corpo precisa de uma alimentação saudável e variada para que ele funcione bem. Cada órgão necessita de nutrientes para fazer com que o nosso organismo trabalhe da melhor forma possível.
Uma alimentação “ruim” cobra o seu preço, mais cedo ou mais tarde, seja com déficit nutricional, ganho ou perda de peso em excesso, doenças, metabolismo lento, entre outros.
Carboidratos, proteínas e gorduras, todos esses grupos nutricionais são indispensáveis para o organismo.
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Já as proteínas são essenciais na proteção do sistema imunológico, além de aumentar a resistência do corpo e colaborar com a construção muscular. As gorduras boas colaboram diretamente no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.
Não se esqueça de também consumir alimentos ricos em vitaminas, fibras e sais minerais.
Dicas fáceis para ajudar na sua transição de hábitos.
*Inclua lanchinho da manhã e da tarde saudáveis, além de aumentar o metabolismo, essa atitude faz com que você consuma menos durante as refeições principais.
*Diminua o consumo do sal, pois ele está diretamente ligado a doenças, como por exemplo a hipertensão. Para dar tempero ao seu prato, use e abuse de temperos naturais, como alho, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros.
Uma alimentação saudável e equilibrada não é tão difícil quanto parece, se você está mudando seus hábitos, procure o endocrinologista para corrigir, algum distúrbio alimentar, tendo um acompanhamento adequado para melhoria de sua saúde e trazendo uma mudança e de vida com qualidade.
* Diminua o consumo excessivo de doces e aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.
*Pratique atividade física.
*Beba bastante água, todos os dias. O recomendado é de que seja, pelo menos, 2 litros diariamente.
Importante: As informações contidas nesta matéria não devem ser para se alto diagnosticar ou prevenir doenças sem a opinião de um especialista. Antes de iniciar qualquer tratamento, procure um médico.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.