Após os 40 anos, os homens podem apresentar sintomas semelhantes à menopausa. Chamamos essa transição de andropausa.
No entanto, ao contrário das mulheres, os homens não apresentam nenhum sintoma específico para marcar o início desse período além da queda na produção hormonal.
A queda na produção de testosterona pode gerar transições no humor, fadiga, perda de libido e baixa agilidade física, perda de massa muscular, além de outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e ossos mais frágeis.
Como a andropausa surge em uma época da vida em que muitos homens começam a aceitar o envelhecimento, se torna mais difícil perceber as mudanças ligadas aos problemas hormonais.
Sendo assim, ao notar os primeiros sinais de mudança, busque ajuda especializada.
Responsável técnico: Dra. Patrícia Peres Almeida Gomes
CRM/PR 17319 | RQE: 12.94
#andropausa #saudedohomem #saudedoidoso #saudedocorpo #saudedamente #endocrinologia #endocrinologista #endocrinologistacianorte #endocrinologiacianorte
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.