Uma queixa muito comum nas épocas de outono e inverno nos consultórios de otorrinolaringologia são as otites em crianças. Porém, é importante saber o que são essas otites, quais os diferentes tipos e por que elas acontecem. As otites são infecções que podem acometer tanto a orelha externa, quanto a orelha média. As otites médias, que acometem a orelha média, região anatômica em que fica a parte do tímpano, é uma região parcialmente fechada e que recebe o ar (ventilação) através da tuba auditiva, que comunica o nariz com a orelha média. No entanto, durante o curso de um resfriado ou uma gripe, essa tuba auditiva pode apresentar alteração em seu funcionamento, e além de não permitir a entrada de ar para a orelha média, ainda pode enviar e acumular secreção nessa região. Essa situação pode causar muita dor e diminução da audição nestas crianças. É muito importante nestes casos a instutição correta, e rápida, do tratamento e o acompanhamento para evitar sequelas e possibilidade de cronicidade e garvamento dos casos. Na dúvida, não deixe buscar auxílio especializado.
"Meu nome é Angélica, sou Médica Otorrinolaringologista, com especialização em Foniatria, e cuido de bebês, crianças, adultos e idosos com problemas de ouvido, nariz e garganta, além de tratar tontura e problemas de audição. Além disso, realizo avaliações foniátricas que tem por objetivo elaborar o diagnóstico dos atrasos e dificuldades de linguagem e aprendizagem em crianças.
Na nossa clínica, também realizamos exames para avaliação da audição e do processamento auditivo, além de seleção e adaptação de próteses auditivas. Quem faz este maravilhoso trabalho em nossa clínica é a Fga Daniela Teixeira, que tem larga experiência em audiologia e no manejo de próteses auditivas.
Vamos adorar poder ajudar você sua família. Venha nos fazer uma visita!