Você conhece os riscos que a falta de vitamina D oferece à sua saúde?
A vitamina D é responsável pela regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino. Também atua no desempenho muscular e apoia o sistema imunológico no combate às infecções.
Além dos efeitos mais conhecidos da falta de vitamina D no organismo, como alterações ósseas e musculares, também está ligada à ao aumento de chance de se desenvolver depressão em 75%, de acordo com um estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine.
Com isso em mente, como fazer para aumentar os níveis de vitamina D?
A melhor forma de obter a vitamina D é a exposição ao sol, mas alguns alimentos como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado, são boas fontes também. Uma dieta balanceada é imprescindível. Em alguns casos, é recomendada a utilização de suplementos.
No entanto, é sempre bom consultar em especialista.
Não esqueçam de deixar suas dúvidas aqui nos comentários
#endocrinologia #medicaendocrinologista #endocrinologistacianorte #cianorte
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.