O desenvolvimento da fala, da linguagem, bem como das habilidades cognitivas ocorre logo nos primeiros anos de vida e para estimular o diálogo das crianças é importante oferecer a elas ambientes ricos em linguagem, constituídos, por exemplo, por conversas, música, leitura e interação social.
A fala é a base da comunicação humana e ao propiciar um ambiente que favoreça esse desenvolvimento, os pais contribuem de forma excepcional para que suas crianças tenham interações e estímulos necessários nesta fase da vida. Para que os pais possam, de fato, estimular a linguagem dos seus filhos, eles devem se atentar à fase do desenvolvimento que ele se encontra. Por exemplo, dos 0 aos 12 meses os pais devem:
Quando a criança ultrapassa essa faixa etária, estando dos 1 aos 2 anos, os pais devem:
Por fim, se o seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se ele já passou dos 2 anos e emite poucas palavras, atenção: alguma coisa pode estar errada. É muito importante buscar ajuda especializada de um médico com conhecimento em linguagem e desenvolvimento infantil, como o Foniatra. O diagnóstico e acompanhamento precoce se fazem fundamentais para desenvolver todas as potencialidades do seu filho.
Caso precise de ajude, conte comigo.
Um abraço. Dra Angélica.
"Meu nome é Angélica, sou Médica Otorrinolaringologista, com especialização em Foniatria, e cuido de bebês, crianças, adultos e idosos com problemas de ouvido, nariz e garganta, além de tratar tontura e problemas de audição. Além disso, realizo avaliações foniátricas que tem por objetivo elaborar o diagnóstico dos atrasos e dificuldades de linguagem e aprendizagem em crianças.
Na nossa clínica, também realizamos exames para avaliação da audição e do processamento auditivo, além de seleção e adaptação de próteses auditivas. Quem faz este maravilhoso trabalho em nossa clínica é a Fga Daniela Teixeira, que tem larga experiência em audiologia e no manejo de próteses auditivas.
Vamos adorar poder ajudar você sua família. Venha nos fazer uma visita!