Insuficiência mitocondrial: Possível causa da fibromialgia

Insuficiência mitocondrial: Possível causa da fibromialgia
Insuficiência mitocondrial: Possível causa da fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo, seja nos músculos ou nas articulações. Junto com as dores surgem sintomas como cansaço, sono não reparador (sensação de que não dormiu) e problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

A falta de energia às células pode ser causa da doença? Como produzir energia para as células? 

Todas as células necessitam de energia para funcionar e há duas maneiras para obter essa energia:

 

  • Fosforilação oxidativa: normalmente a energia é fornecida pelas mitocôndrias na forma de ATP (trifosfato de adenosina), através desse processo que requer oxigênio e é extremamente eficiente. Essa é a forma com que a grande maioria da energia é produzida durante a maior parte do tempo.
  • Glicólise: ela não requer oxigênio, apenas açúcar. Esse processo é extremamente ineficiente e o resultado é a produção de grandes quantidades de ácido láctico. É este acúmulo de ácido láctico que causa dor, tristeza, sensação de cansaço, amortecimento dos músculos e dificuldades de movimento.

A insuficiência mitocondrial seria uma das causas da fibromialgia?

Se as mitocôndrias não fornecem energia suficiente para a célula, o processo muda para glicólise, com um consequente acúmulo de ácido láctico.

Existem muitas causas para insuficiência mitocondrial, algumas delas são a falta de nutrientes como D-ribose, magnésio, vitamina B3, coenzima Q10 e acetil L-carnitina.

Baixos índices de antioxidante fazem com que as mitocôndrias fiquem danificadas pela atividade bioquímica. Um organismo com bom índice de antioxidantes ajuda na proteção contra esses danos secundários. Os antioxidantes mais comuns para se controlar são coenzima Q10, glutationa peroxidase e superóxido dismutase.

A fibromialgia é doença que requer tratamento multidisciplinar, portanto não se use medicamentos ou realiza qualquer tratamento sem a orientação de um profissional qualificado.

Venha nos fazer uma visita.

Telefone: (44) 3062-2993

WhatsApp: (44) 99965-6789

Texto escrito por:
Dr. Denis Rafael Graciotto
Fisioterapeuta
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email