Entenda porque uma boa noite de sono pode diminuir as dores da fibromialgia

Entenda porque uma boa noite de sono pode diminuir as dores da fibromialgia
Entenda porque uma boa noite de sono pode diminuir as dores da fibromialgia

Entenda a importância de manter uma rotina de sono, especialmente para pessoas que sofrem com as dores da fibromialgia.


Quem sofre com dores crônicas e fibromialgia sabe o quanto essas doenças atrapalham a realização de tarefas básicas do cotidiano. Além da dificuldade de cair no sono, acordar durante a noite é recorrente, além de o sono ser agitado, superficial e curto. Assim, ele não é restaurador e, junto com o cansaço, se tornam fatores que contribuem para uma má qualidade de vida.


Um sono profundo pode representar uma compensação para a dor crônica que afeta os pacientes com fibromialgia. Isso quer dizer que quem tem o sono mais profundo, provavelmente experimentará dores com menor intensidade. O contrário também é verdade, ou seja, um sono ruim pode piorar a intensidade das dores no dia seguinte.

Dicas para melhorar o sono:

Várias são as técnicas sugeridas, desde música suave, leitura, banho quente, aromas, exercícios de relaxamento. É importante também dormir e acordar em horários regulares, preferencialmente acompanhando a luz solar, favorecendo o ciclo biológico.

  • Durma em um ambiente confortável;
  • Estabeleça uma rotina para dormir melhor;
  • Tenha horário para dormir e fique atentos às suas refeições, procure jantar de duas a três horas antes de dormir;
  • Evite sonecas longas durante o dia;
  • Use técnicas de relaxamento;
  • Não faça uso de cafeína, tabaco ou álcool durante a noite.

Confira se há efeitos colaterais dos remédios

As pessoas que convivem com as dores da fibromialgia precisam tomar uma série de medicamentos. Existem alguns remédios que causam insônia, por isso é importante o paciente observar os medicamentos que está tomando e, caso apresente dificuldade para dormir, deve conversar a respeito com seu médico.

Fitoterapia

Alguns fitoterápicos como melissa, passiflora incarnata e mulungu podem ser um aliado ao sono reparador, mas cuidado! Não use substâncias sem prescrição de um profissional de saúde.

Texto escrito por:
Dr. Denis Rafael Graciotto
Fisioterapeuta
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email