Insuficiência cardíaca – o “coração cansado”

Insuficiência cardíaca – o “coração cansado”
Insuficiência cardíaca – o “coração cansado”

Durante a vida, numa média de 70 anos, o coração bate mais de 2,5 bilhões de vezes, a um ritmo médio de 70 pulsações por minuto, e bombeia entre 220 e 290 milhões de litros de sangue para o corpo.
    
O coração é responsável, funcionando como um motor, pela distribuição de sangue com nutrientes à todas as células do corpo, de forma ininterrupta, através da extensa rede circulatória.

Mas algumas situações podem enfraquecê-lo fazendo com que não trabalhe como deveria. Logo aparecem sintomas como fraqueza, cansaço, edema, falta de ar... limitações ao esforço físico que antes não aconteceriam.

Várias podem ser as causas de insuficiência cardíaca, algumas podendo ser detectadas e tratadas antes mesmo do coração enfraquecer, como por exemplo, a doença coronariana e a hipertensão arterial. 

Por isso a importância de cuidar bem do seu coração. Antes da prática de exercícios, antes de cirurgias, após estados infecciosos como a Covid 19 onde temos visto grande incidência de miocardite (inflamação no músculo do coração).

Faça visitas periódicas ao seu cardiologista não somente se aparecerem as queixas de cansaço ou falta de ar, mas também como prevenção, visto que muitas doenças que afetam o coração são inicialmente silenciosas. 

Cuidar do coração permite viver mais e com melhor qualidade na vida !!!

Texto escrito por:
Dr. Marcus R. Andreucci
Cardiologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email