Matérias

Guia SaÚde Matérias

Coração e esporte

Cardiologia

Coração e esporte

Texo escrito por: Dr. Marcus R. Andreucci

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, sendo componente fundamental de estratégias para redução do risco de problemas cardiovasculares.

Os riscos associados à participação em atividades físicas nem sempre são baixos, mas os exercícios podem ser indicados mesmo para pacientes com doenças cardiológicas - desde que devidamente medicados e com a doença sob controle.

A avaliação médica com cardiologista tem como propósito identificar doenças cardiovasculares que sejam incompatíveis com a realização de atividades físicas específicas e a prevenir o desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular e a morte súbita, definindo limites de carga ou orientando tratamento de condições que possam ser potencialmente fatais se desencadeadas pelo exercício físico.

Além do exame clínico e cardiológico, em alguns casos são necessários exames complementares que incorporam informações úteis no histórico de saúde do candidato à prática de exercícios independente de ser para lazer, para promoção de saúde ou com foco profissional competitivo.

Procure seu cardiologista.

Faça exercício regularmente e com segurança.

O seu coração agradece!

 

Coração e esporte