Matérias

Guia SaÚde Matérias

Coração em crise
Coração em crise

Cardiologia

Coração em crise

Texto escrito por: Dr. Marcus R. Andreucci

Estamos vivendo um novo momento.

Distanciamentos, isolamentos, uso de máscaras quando interagimos com pessoas e ambientes externos. Os relacionamentos ficaram mais frios...

Sabemos que pandemias virais como SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) causaram miocardite e insuficiência cardíaca de rápida progressão, assinalando que o novo coronavírus também pode ter potência de infectar o coração isoladamente.

Estudos revelam que indivíduos infectados pelo Sars-CoV-2 apresentaram inflamação no tecido cardíaco meses após a recuperação e também a presença do vírus no miocárdio (parede cardíaca) em pessoas que faleceram em decorrência da enfermidade.

A saúde cardiovascular depende de fatores que não podem ser esquecidos nesse tempo de pandemia, tais como equilíbrio emocional, dieta adequada e manutenção de exercícios físicos.

Não interromper os remédios de uso habitual e não deixar de ir ao seu médico nos controles regulares. Temos visto muitos casos de descompensação de doenças que estavam estabilizadas.

Em caso de cansaço previamente inexistente, dores no peito ao realizar atividades ou palpitações faça uma consulta cardiológica, independente de ter sido acometido por Covid-19 no passado.

A continuidade do equilíbrio em nossas vidas depende de nós. 

A saúde física, mental e espiritual está em nossas mãos!

Conte com seu cardiologista!

Dr. Marcus R. Andreucci