Descolamento de Retina em Maringá: Uma Abordagem Completa na Oftalmocenter

Descolamento de Retina em Maringá: Uma Abordagem Completa na Oftalmocenter
Descolamento de Retina em Maringá: Uma Abordagem Completa na Oftalmocenter

O descolamento de retina é uma condição oftalmológica séria que demanda cuidados especializados, e em Maringá, a Oftalmocenter se destaca como referência no tratamento eficaz dessa condição. Com uma equipe experiente de oftalmologistas e tecnologia de ponta, a clínica oferece soluções avançadas para pacientes que buscam cirurgia de descolamento de retina em Maringá.

 

Descubra mais sobre os procedimentos personalizados oferecidos na Oftalmocenter para o descolamento de retina a seguir.

 

Palavras-Chave: Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá, Tratamento Descolamento de Retina Maringá, Especialistas em Descolamento de Retina Maringá, Cirurgia de Retina em Maringá.

 

  • Oftalmologista Maringá: Causas e Sintomas do Descolamento de Retina - Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá

O descolamento de retina é uma condição proveniente de traumas, ou que surge devido a formação de fibrose e tração na retina, condições que acontecem especialmente quando o indivíduo possui doenças vasculares, inflamatórias ou a retinopatia diabética.

 

Os principais sintomas e sinais do descolamento de retina são:

 

- Flashs luminosos;

 

- Visão turva ou embaçada;

 

- Visualização de “sombras” cinza;

 

- Sensação de insetos (sombras) voando diante dos olhos.

 

Quando o problema não é tratado rapidamente, o descolamento de retina pode levar a perda total da visão.

 

  • Oftalmologista Maringá: Procedimentos Cirúrgicos Avançados Oferecidos na Oftalmocenter - Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá

A maioria dos deslocamentos de retina requer cirurgia para reposicionamento da retina ao fundo do olho. Há vários métodos utilizados hoje em dia e o tipo de cirurgia utilizada depende do tipo e extensão do descolamento e da preferência do cirurgião.

 

Existem 4 principais técnicas utilizadas para a cirurgia de descolamento de retina. São elas:

 

- Criopexia: A criopexia, também chamada de fotocoagulação a laser, é um método utilizado com o propósito de barrar uma pequena área de descolamento de retina, rasgadura ou buraco para que o descolamento de retina não se dê ou não aumente.

 

- Indentação escleral: A indentação escleral é um tratamento cirúrgico no qual o cirurgião coloca uma ou mais fitas de silicone na esclera (tecido fibroso externo que reveste o globo ocular). Estas fitas empurram a esclera para dentro contra a rasgadura ou buraco da retina, fechando, assim, a ruptura ou reduzindo o fluxo de fluido que passa através dela.

 

- Retinopexia: A retinopexia é um método de tratamento utilizado apenas em alguns casos de descolamento de retina. Na retinopexia, uma bolha de gás é injetada dentro do olho, provocando uma tensão superficial capaz de vedar a rasgadura retiniana, permitindo que o epitélio pigmentado da retina bombeie o líquido do espaço sub retiniano.

 

- Vitrectomia: A vitrectomia é um dos tratamentos mais utilizados em casos de descolamento de retina. A remoção do gel vítreo é combinada com o enchimento do olho com uma bolha de gás, soro fisiológico ou óleo de silicone. Cerca de 85% dos casos tratados com a vitrectomia apresentam sucesso, fazendo com que em apenas 15% dos casos duas ou mais operações sejam necessárias.

 

  • Oftalmologista Maringá: Pós-operatório da Cirurgia de Descolamento de Retina - Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá

O pós-operatório da cirurgia de descolamento de retina exige cuidados específicos, podendo variar conforme a modalidade cirúrgica escolhida pelo médico oftalmologista. De maneira geral, os pacientes devem utilizar um tampão no olho para garantir repouso total, evitando movimentos bruscos e exercícios físicos até a liberação médica. Respeitar o tempo de recuperação e seguir as recomendações são cruciais para o sucesso da cirurgia.

 

Durante o período de repouso, que deve ser cuidadosamente seguido, o paciente pode necessitar manter uma posição específica da cabeça nas primeiras duas semanas. Sensibilidade à luz, vermelhidão nos olhos e a possibilidade de o médico receitar colírios, anti-inflamatórios e antibióticos são aspectos importantes do processo de recuperação.

 

  • Oftalmologista Maringá: Índices de Sucesso da Cirurgia de Descolamento de Retina - Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá

Com avanços nas cirurgias modernas de micro incisões, mais de 90% dos casos de descolamento de retina podem ser tratados com sucesso na primeira intervenção. No entanto, o resultado visual pode demorar meses para ser plenamente conhecido, e em alguns casos, uma segunda intervenção pode ser necessária. A urgência em procurar um médico oftalmologista ao identificar sinais como "moscas volantes", flashes de luz ou uma cortina escura no campo visual é fundamental para garantir melhores resultados visuais, especialmente se o descolamento da retina for tratado antes de afetar a mácula.

 

  • Oftalmologista Maringá: Agende sua Consulta na Oftalmocenter em Maringá e Receba Orientações Personalizadas - Cirurgia de Descolamento de Retina Maringá

A cirurgia de descolamento de retina, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a algumas adversidades, como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Para realização segura do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária e todos eles são realizados na própria Oftalmocenter. Entre em contato e agende sua consulta.

Texto escrito por:
Oftalmocenter
Oftalmologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email