Depressão: um dos perigos de ignorar os sintomas da catarata

Depressão: um dos perigos de ignorar os sintomas da catarata
Depressão: um dos perigos de ignorar os sintomas da catarata

Você conhece alguém que tem ou já teve catarata?

 

Trata-se de uma das principais doenças oculares, a qual afeta com mais incidência os idosos e que além dos prejuízos relacionados à visão, pode desencadear um quadro de depressão.

 

A boa notícia é que a cirurgia de catarata também pode corrigir a maioria dos problemas de visão relacionados a ela.

 

A seguir, entenda mais sobre a relação da catarata com  depressão, bem como sobre o seu tratamento cirúrgico:

 

  • Oftalmologista Maringá: A catarata, além dos problemas de visão, também pode levar a depressão - Catarata Maringá

A maneira como enxergamos pode impactar na nossa autoestima, no nosso humor e também na nossa qualidade de vida. Por isso, não devemos ignorar os sintomas da catarata, estabelecendo o seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

 

A perda gradual da visão causada pela catarata pode causar dificuldades para desempenhar uma série de funções do dia a dia, aumentando a dependência do indivíduo e gerando um processo de alteração emocional que pode levar à depressão.

 

  • Oftalmologista Maringá: Cirurgia de Catarata - Catarata Maringá

A cirurgia de catarata, além de restaurar a qualidade da visão, também é essencial para garantir uma boa qualidade de vida.

 

De modo geral, a cirurgia de catarata deve ser feita, preferencialmente, em um olho de cada vez, sendo o olho mais comprometido o primeiro a ser operado e o outro sendo submetido ao procedimento cerca de duas semanas depois.

 

Fazemos isso para evitar possíveis infecções intraoculares, mesmo que raras, além de desenvolver um melhor planejamento cirúrgico para o segundo olho, com base nos resultados do primeiro.

 

Problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo também podem ser corrigidos durante a cirurgia de catarata. Isso significa que após o procedimento, muitos pacientes poderão deixar de fazer uso de óculos. Além disso, se você tem 60 anos ou mais, não deixe de consultar um Oftalmologista para cuidar da sua visão.

 

Agende uma avaliação com a nossa equipe!

Texto escrito por:
Oftalmocenter
Oftalmologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email