Cuidados da pele com dermatite

Cuidados da pele com dermatite
Cuidados da pele com dermatite

A dermatite atópica é uma doença crônica com grande influência de fatores genéticos e imunológicos, sendo um dos problemas de pele mais comuns entre os brasileiros. Pode se manifestar em qualquer faixa etária, mas 60% dos casos ocorrem no primeiro ano de vida.

 

  • Dermatite atópica: O que é dermatite? - Alergista Rio de Janeiro

A dermatite se apresenta como uma espécie de inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.Por ser uma doença crônica tem períodos de melhora, seguidos de piora, que muitas vezes prejudicam a qualidade de vida do alérgico, mas não é contagiosa.

 

Além dos fatores genéticos, a aparição da dermatite pode ser causada por diversas razões, como alergias, efeitos colaterais de medicamentos, estresse, banhos quentes e agentes externos, como tecidos sintéticos, plantas, metais, produtos químicos, produtos de limpeza e cosméticos.

 

  • Dermatite atópica: Prevenção e Cuidado - Alergista Rio de Janeiro

Apesar de não haver cura para a dermatite e a piora da condição ocorrer de forma repentina, existem alguns cuidados que podem ajudar no controle da doença, como por exemplo:

 

— Hidratar a pele todos os dias;

 

— Usar roupas de algodão ou de tecidos macios, evitando fibras ásperas que provocam coceira;

 

— Evitar roupas apertadas;

 

— Tomar banhos e duchas com água morna, utilizando um sabonete suave ou um produto de higiene sem sabão;

 

— Secar a pele suavemente com toalha macia, sem esfregar;

 

— Aplicar um hidratante no máximo 3 minutos depois do banho, para “vedar” a umidade;

 

— Sempre que possível, evitar mudanças bruscas de temperatura e atividades que provoquem suor;

 

— Conhecer os fatores que provocam seus sintomas para evitá-los;

 

— Manter curtas as suas unhas (e as de seu filho), para evitar ferir a pele ao se coçar;

 

— Algumas pessoas com alergias percebem que é útil tirar os tapetes da casa e tratar a caspa dos animais de estimação;

 

— Se possível, reduzir o estresse de sua vida, fazendo um trajeto mais tranquilo para chegar ao trabalho, procurando um novo emprego, pedindo ajuda em casa, praticando ioga ou meditação;

 

— Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar;

 

— Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes. O melhor é utilizar produtos que contêm poucas substâncias que possam provocar alergia (hipoalergênicos).

 

  • Dermatite atópica: Como é feito o tratamento? - Alergista Rio de Janeiro

Quando a piora ocorrer mesmo com os cuidados de prevenção, os pais devem procurar com o especialista o tratamento mais adequado, com  objetivo de controlar a inflamação da pele que pode contar com o uso de medicações sintomáticas, como corticóides tópicos, anti-histamínicos, imunomoduladores, antibióticos, imunossupressores e fototerapia. Também é possível que haja indicação de tratamento terapêutico em conjunto para a melhora da dermatite atópica.

 

Caso você apresente alguma dúvida sobre a dermatite e seus sintomas citados ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecê-las

Texto escrito por:
Dra. Marcella Boechat
Alergista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
14/03/2023
Ótima médica, super atenciosa, o atendimento com ela foi excelente, ela me explicou o que estava acontecendo, qual o tratamento.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email