4 Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica

4 Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica
4 Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica

Muitas pessoas entendem a cirurgia bariátrica como apenas um recurso para a redução de peso, sem saber da importância de sua realização no tratamento de outros tipos de fatores negativos que afetam a saúde das pessoas com excesso de peso. Contudo, além da redução de problemas de saúde provocados pelo acúmulo de gordura como a pressão e colesterol altos, a bariátrica atua diretamente no tratamento de 4 doenças específicas.

 

  • Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica: Obesidade

Definida pelo acúmulo excessivo e anormal de gordura, é uma condição crônica que não tem cura, mas tem tratamento com a realização da cirurgia bariátrica e deve ser pautada no controle da alimentação do paciente associado a uma vida ativa com a prática regular de exercícios físicos.

 

  • Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica: Diabetes tipo 2

Nesse caso, a cirurgia também não tem o poder de curar a doença, mas a longo prazo ajuda a controlar o diabetes tipo 2. Essa consequência acontece pelo fato do alimento passar menos tempo no estômago, já que devido a sua redução não consegue digerir totalmente o alimento, isso provoca a chegada mais rápida do alimento ao intestino fazendo com que haja maior produção de diversos hormônios que atuam no pâncreas e aumentam a produção de insulina.

 

  • Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica: Esteatose Hepática

Mais conhecida como “gordura no fígado", a esteatose hepática está diretamente relacionada à quantidade de alimento gorduroso ingerido pelo paciente e por consumo de bebidas alcoólicas que ocasionam no diabetes, colesterol alto. Com o controle do que e da quantidade comida e bebida ingerida proporcionada pela bariátrica hoje é possível identificar a redução de até 90% dos casos de esteatose hepática, em casos ainda reversíveis.

 

  • Doenças tratadas com a cirurgia bariátrica: Apneia do Sono

Pelo fato da obesidade ser uma das causas da apneia do sono, é fácil entender o porquê da eficácia da cirurgia bariátrica como tratamento para esse distúrbio. A apneia é caracterizada por paradas respiratórias durante o sono, quando a passagem de ar fica bloqueada e causa asfixias que duram de 10 a 40 segundos devido ao ar comprimido nas vias respiratórias. Uma pessoa obesa tem acúmulo de gordura nessas regiões, o que ainda estimula a aparição de outros sintomas do distúrbio como roncos e ruídos na respiração.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email