Saiba como evitar o efeito Platô

Saiba como evitar o efeito Platô
Saiba como evitar o efeito Platô

O processo de reeducação alimentar e consequentemente de emagrecimento decorrentes da cirurgia bariátrica necessitam de um acompanhamento adequado com especialistas na área. Quando essa assistência e seus devidos ajustes não ocorrem de forma adequada, algumas surpresas podem aparecer no meio do caminho, como é o caso do efeito Platô.

 

  • O que é o efeito Platô?

O efeito Platô ocorre quando o peso fica em modo de estagnação no processo de emagrecimento, ou seja, o peso estabiliza e não continua a reduzir como deveria, mesmo que o paciente continue fazendo dietas e atividade física.

 

Esse efeito acontece de acordo com o metabolismo de cada um, já que cada corpo precisa de uma certa quantidade de energia para se manter vivo. Por isso uma dieta muito restritiva perde seu efeito depois de um período posta em prática, ocasionando essa estagnação na perda de peso.

 

Outro motivo que pode desencadear o efeito Platô é o tempo de adoção de uma mesma dieta, fazendo com o que esse regime alimentar não ofereça mais o que o organismo do paciente precisa para manter o metabolismo em atividade.

 

  • Dicas para evitar o efeito Platô

- Busque um acompanhamento médico contínuo;

- Esteja com os exames de rotina em dia;

- Pratique atividade física regularmente;

- Dê preferência à reeducação alimentar do que a dietas muito radicais;

- Realize uma pesagem semanal ponderando os cumprimentos do seu planejamento de emagrecimento;

- Introduzir uma dieta mais radical e rigorosa estando no estado de efeito Platô, só irá intensificar o combate do seu organismo em reter as calorias ingeridas, podendo até causar o resultado contrário, que é o ganho de peso.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email