Cuidado com o que você vê na internet, a obesidade é uma doença séria!

Cuidado com o que você vê na internet, a obesidade é uma doença séria!
Cuidado com o que você vê na internet, a obesidade é uma doença séria!

Algumas pessoas que apresentam sobrepeso em excesso podem defender que o peso não interfere em sua saúde, alegando que os exames estão controlados apesar de seu Índice de Massa Corpórea estar acima do recomendado. Mas, os casos de obesidade que vem em um crescente no país estão acompanhados do também aumento de outras doenças ocasionadas pelo ganho de peso.

 

A obesidade se apresenta através do acúmulo exagerado de gordura corporal o que a qualifica como uma doença crônica grave. A doença entra nessa categoria devido a alta propensão que o obeso tem em desencadear problemas cardiovasculares, diabetes, elevação do colesterol, entre outras complicações físicas e até mentais como a depressão, ansiedade e distúrbios do sono.

 

O aparecimento e desenvolvimento dessas disfunções, principalmente quando ocorrem em conjunto, podem inclusive levar o paciente a óbito. Por isso, também é preciso ter uma atenção redobrada no aumento de peso em crianças e adolescentes.

 

Quanto mais cedo diagnosticar a doença, mais chances o adulto terá de ter uma vida regularmente saudável, já que por ser crônica a obesidade não tem cura e por um dos fatores de avanço da doença ser uma predisposição genética a depender de cada pessoa.

 

Outra forte razão para ocorrência da obesidade é a rotina de maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo, resultando em um consumo excessivo de calorias que por sua vez é maior que o gasto energético do organismo. Ainda há casos em que a doença é desencadeada por alterações hormonais, problemas emocionais e/ou psicológicos, uso de substâncias desreguladoras endócrinas e medicamentos, sono irregular, etc.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email