Quais são as melhores vitaminas para pacientes bariátricos?

Quais são as melhores vitaminas para pacientes bariátricos?
Quais são as melhores vitaminas para pacientes bariátricos?

A realização da cirurgia bariátrica resultará em uma menor absorção de vitaminas, decorrente das alterações anatômicas do estômago e do intestino proximal. Essa menor absorção pode levar a uma deficiência de vitaminas e minerais, as quais podem causar alterações neurológicas, na pele, nos cabelos, nas unhas e nos ossos, por exemplo.

 

Por isso, a suplementação de vitaminas é muito importante após a redução de estômago, sendo necessária por um longo período e, em alguns casos, pela vida toda. Entre as principais substâncias que devem ser suplementadas após a cirurgia bariátrica estão:

 

  • Vitamina A;
  • Vitamina D (Colecalciferol);
  • Vitamina E;
  • Vitamina B1 (Tiamina);
  • Vitamina B12 (Cobalamina);
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Ácido fólico.

 

No entanto, não existe uma receita de qual a melhor vitamina para um paciente bariátrico ou sobre as quantidades indicadas. A melhor vitamina é aquela que repõe as deficiências do paciente durante o pós-operatório e para saber como fazer a reposição de vitaminas após a cirurgia bariátrica, será preciso ter um acompanhamento constante, além de realizar alguns exames periódicos.

 

Por sua vez, esses exames devem ser analisados pela equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, que juntos vão definir qual a vitamina mais indicada para aquele paciente.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email